A Toscana, uma das mais célebres regiões italianas onde são produzidos alguns dos vinhos que estão entre os melhores do país, foi o tema da 3ª edição do Projeto Caminhos do Vinho na Itália. O evento, que aconteceu na Monardo Gastronomia & Cultura, na última semana, contou com a presença de uma turma cheia e sedenta por mais conhecimentos sobre esse grande universo.
A região escolhida para a terceira edição produz uns dos mais famosos tintos italianos, como o Brunello di Montalcino, o Chianti, o Vino Nobile di Montepulciano, além dos celebrados supertoscanos – grandes vinhos, de muito prestígio, elaborados fora das regras das denominações e que, no entanto, estão entre os maiores da Itália. Ao todo, foram degustados 11 rótulos de diferentes estilos de vinhos da região.
Em tom de muita descontração todos os rótulos foram comentados e avaliados pelo sommelier Joaldo Lima, que entre uma prova e outra contou sobre a história da Toscana, desde os Etruscos, passando pelo renascimento e chegando à atualidade. Gastronomia, arte e vinho foram a combinação perfeita para compor a atmosfera maravilhosa da degustação.
Quem esteve presente, teve o privilégio de poder adentrar um pouquinho no “coração da Itália” e sentir o que os italianos chamam de entroterra (literalmente, dentro da terra) toscano, pelas Rotas do Vinho.
Para os interessados, a boa notícia é que a 4ª edição do projeto está marcada para o dia 16 de março e vai contemplar o Piemonte, uma das regiões mais ricas e desenvolvidas da Itália.
Informações:
Tel.(61)3425.3566/9971.7349 (Monardo)
(61)81193637 (Su Maestri)
Investimento: R$ 150,00+