É sempre bom bater aquele papo com quem realmente entende do assunto. Por isso, entrevistei o presidente da ABS/Brasília, Antônio Duarte – um legítimo carioca da gema que se encantou com a beleza de Brasília e a escolheu para viver. Grande apaixonado por vinhos, fundou em 2001 Associação Brasileira de Sommelier/Brasília. Na presidência da instituição, ele nos conta sobre sua atuação à frente da ABS/Brasília, os desafios e sobre a ascensão do mercado de vinhos.
VC: Nos conte sobre Associação Brasileira de Sommeliers/Brasília.
Antônio Duarte: Trata-se de uma associação sem fins lucrativos, que congrega apreciadores de vinho e que tem por objetivo maior propagar o conhecimento sobre a arte de degustação, além de atuar fortemente na qualificação de profissionais que atuam em restaurantes, bares, hotéis e outros estabelecimentos em que este eles sejam necessários. A ABS foi fundada primeiramente no Rio de Janeiro, em 1983 pelo enólogo, sommelier e restaurateur Dânio Braga, hoje presidente da ASB-Brasil. Na capital federal, a seccional foi inaugurada em 2001 por esforço e empenho coletivo de um grupo de dedicados apreciadores do vinho, que à época perceberam o crescimento dos setores de gastronomia e enologia e o interesse dos brasilienses pelo assunto.
Hoje, enófilos, iniciantes e profissionais do ramo do vinho encontram na ABS/Brasília os meios necessários para se manterem atualizados, tanto para o prazer de apreciar a bebida como para incrementar a atividade profissional.
VC: Quais são as ofertas de cursos da ABS-Brasília?
Antônio Duarte: A ABS disponibiliza diversas opções de atividades para enófilos e cursos para profissionais aperfeiçoarem seus conhecimentos através de níveis como regular, básico, avançado e profissionais, considerados uns dos melhores e mais completos do país. Ainda temos a disposição da população cursos como o de castas, harmonização, oficinas diversas, organização de viagens enogastronômicas nacionais e internacionais e degustações temáticas, que dão ampla visão do mundo vinícola.
Através desses cursos e eventos especiais que realiza, a ABS/Brasília vem nos últimos 12 anos contribuindo para a divulgação de informações sobre vinhos e promovendo a confraternização de seus participantes, que compartilham da mesma paixão por esta fascinante bebida.
Para incrementar suas atividades, a ABS/Brasília recebe com regularidade a visita de renomados enólogos, proprietários de vinícolas e personalidades do mundo do vinho, que complementam o contínuo aprendizado que oferecemos aos enófilos e profissionais do vinho de Brasília.
VC: Nos fale sobre o sommelier e a importância desse profissional do cenário enogastronômico?
Antônio Duarte: Com o crescente e exigente mercado do vinho, o profissional sommelier está em alta e considero muito importante que os restaurantes tenham pessoas capacitadas para atender esses consumidores. O sommelier é responsável pela escolha, compra, recebimento, guarda, organização da adega, elaboração da carta de vinhos e pela prova do vinho antes que seja servido ao cliente. Sempre digo que quando ele está atuando em restaurantes tem uma grande responsabilidade, pois cabe a este profissional proporcionar momentos especiais aos clientes dos estabelecimentos. Cabe a ele cuidar com muito profissionalismo e sem erros da harmonização entre a comida escolhida e o vinho. A responsabilidade é tanta que em muitos restaurantes eles atuam em conjunto com os chefs executivos para que o menu e a carta de vinhos estejam em harmonia.
VC: Em 2011 a profissão de sommelier foi regulamentada no Brasil pela Lei 12.467, que reconheceu a importância desse profissional no setor de alimentos e bebidas. Qual foi a participação da ABS nesse evento importante para a categoria?
Antônio Duarte: O reconhecimento profissional da categoria teve uma atuaçãosistemática da diretoria da ABS-Brasília, pois foram muitas idas e vindas à Câmara Federal. Estávamos obstinados a essa conquista e tínhamos a convicção que só com muito esforço iríamos conseguir dar mais dignidade a essa profissão que, apesar de ser antiga, ainda carecia de reconhecimento.
Não posso deixar de destacar a valorosa contribuição nessa luta da Dra Kátia Vasconcelos, por ter sido a grande personagem de todo esse processo. Sua atuação incansável na luta pela regulamentação da profissão de sommelier ao lado do Deputado Federal Onyx Lorenzoni, trouxe a todos os profissionais do Brasil o respeito e dignidade por terem sua profissão reconhecida.
VC: Quais as implicações e mudanças diretas para a profissão de sommelier?
Antônio Duarte: No cotidiano do profissional não houve mudanças práticas na atuação profissional. Porém, a partir da regulamentação esses profissionais garantiram o reconhecimento de sua profissão e o direito de terem suas carteiras profissionais devidamente registradas o que garantirá a comprovação da experiência, além de melhores condições de trabalho, que certamente será um diferencial na carreira.
VC: Qual a atuação efetiva da ABS/Brasília na formação do profissional de vinho no DF?
Antônio Duarte: Importante destacar que a ABS trouxe para Brasília a disputada e concorrida Homologação Profissional de Sommelier, que antes ficava apenas no eixo Rio-SP, e agora, contemplamos para os profissionais do DF. A primeira edição, foi realizada em 7 de outubro de 2013, em conjunto com a ABS/Brasil, e teve dois aprovados, que agora fazem parte do seleto time de 48 profissionais no Brasil detentores do exclusivo botton verde-amarelo. Os agraciados foram os sommeliers Tiago Pereira da Silva e Joaldo Lima, que participam do grupo de estudos da ABS/Brasília. O certame é idêntico a um Concurso Nacional de Sommelier e objetiva distinguir os melhores profissionais que após aprovação com média em provas teóricas e práticas do serviço do vinho, são certificados e tem a reconhecida competência profissional.
Ainda temos outro belo trabalho em parceria com a UPIS, que é o Curso de Extensão Preparatório para Sommelier, que vem oportunizar aos interessados em ingressar no mercado de trabalho uma qualificação de alto nível, para atuação nos mais diversos ramos da comercialização do vinho, em destaque para o segmento de restaurantes. Este curso tem duração de 16 meses e o profissional já sai habilitado para o mercado de trabalho.
VC: Qual seu conselho para o candidato interessado em ingressar no mundo do vinho?
Antônio Duarte: Primeiro, deve estar ciente que não é uma profissão fácil, pois implica em muito estudo, dedicação e determinação. Meu conselho é que o interessado ingresse nos cursos de vinhos promovidos pela ABS/Brasília, que hoje possui um grande portfólio para atender a toda a comunidade. Tenho que ressaltar que é uma profissão em ascensão com boas oportunidades de trabalho, mas, o candidato deve se dedicar a um curso de inglês, que na minha opinião é de fundamental importante para se destacar na profissão.
ABS/Brasília
Tel: (61) 3323-5321
Srtv/Sul, Quadra 701, Bloco 2 Sala 127 – Edifício Assis Chateubriand