Instituto Cervantes em Brasília promove degustação de vinhos de Navarra

evbesgiumjbv3hww9pb50x309Vinícola espanhola mais premiada em 2013, a Bodega Inurrieta, apresenta obras-primas no Instituto Cervantes

Evento será conduzido pelo diretor da B-Cubo, Carlos Borges,  no dia 14 de abril às 19 horas

 O Instituto Cervantes Brasília volta a promover degustação de vinhos oriundos da Bodega Inurrieta, vinícola espanhola mais premiada em 2013, regada a um passeio cultural pela região Navarra.  O evento faz parte do Ciclo de Degustação de Vinhos da Espanha promovido mensalmente.

 Conduzido pelo sommelier e diretor da Importadora B-Cubo, Carlos Borges, o encontro destaca seis rótulos mais premiados da adega: Inurrieta OrchideaInurrieta MediodíaInurrieta Norte, Inurrieta CuatrocientosAltos de Inurrieta e Laderas de Inurrieta.

  Segundo o especialista,  Navarra destaca-se pela excelência em produção vinícola  a Bodega Inurrieta é exemplo disto,  sendo respeitada por sua larga tradição no mundo dos tintos. “Durante a degustação, os participantes conhecem não apenas vinhos, mas a cultura e a língua espanhola”, explica.

 Proporcionalmente, a Espanha é o país com a maior área de vinhedos em todo o mundo: são mais de um milhão de hectares cultivados, ao longo de mais de sessenta regiões de denominações origem. Com a rica variedade de regiões, microclimas e influências de tradições e culturas, é fácil deduzir porque a diversidade de vinhos espanhóis é tão grande.

 Sobre a Bodega Inurrieta

 Inurrieta, que no idioma basco significa lugar de formigas, também é o nome que batiza a micro região agrícola na cidade Navarra de Puente La Reina, onde a família Antoñana, proprietária da vinícola, iniciou o cultivo de vinhedos há cerca de um século.

 Os vinhedos de Inurrieta, todos próprios, estão situados em um pequeno vale com altitudes entre 300m e 480m em frente à vinícola. Essa proximidade permite que toda uva, em ótimo ponto de maturação, chegue em perfeitas condições às instalações onde ocorre a elaboração dos vinhos.mapa-navarra

 As instalações de Inurrieta são extremamente modernas e foram projetadas dentro de novos conceitos práticos, de higiene, ecológicos e operativos. Sua sala de barricas possui controle de temperatura e umidade e renovação de ar durante todo o ano. As barricas são de cinco diferentes fabricantes, três de carvalho francês e dois de carvalho americano, de forma que os vinhos de Inurrieta possam aportar características específicas de cada toneleiro.

 Os vinhos de Navarra

Inurrieta Orchidea – Considerado o melhor vinho branco da Navarra (sem passagem por barricas) em 2013 ao obter 92 PONTOSGP, também conquistou o BACCHUS de OURO. No cenário internacional também foi destaque. Conquistou OURO no CHALLLENGE INTERNATIONAL DU VIN; PRATA no MUNDUS VINI; foi RECOMENDADO no DECANTER WORLD WINE AWARDS e no INTERNATIONAL WINE CHALLENGE.

 Inurrieta Mediodia – Figura entre os melhores rosados da Espanha, considerando as avaliações do GUÍA PEÑIN. No XXII Concurso de Qualidade de Vinhos de Navarra, foi eleito o MELHOR ROSADO. Internacionalmente, em 2013, ganhou MEDALHA DE OURO no Concurso Mundial de Bruxelas e PRATA no MUNDUS VINI.

 Inurrieta Norte – vinho EXCELENTE no quesito relação qualidade-preço, segundo critérios adotados pelo GUÍA PEÑIN. No cenário internacional, em 2012, ganhou PRATA no concurso MUNDUS VINI. Em 2013, novo reconhecimento com um BRONZE no DECANTER WORLD WINE AWARDS e uma PRATA no Concurso Mundial de Bruxelas

 Inurieta Cuatrocientos Crianza – Este é um dos vinhos mais pedidos nos bares e restaurantes da cidade de Pamplona. Em 2012, foi eleito o melhor vinho tintocrianza pelo clube de sommeliers de Navarra. Regularidade na qualidade e EXCELENTE relação qualidade-preço, considerando os critérios do GUÍA PEÑIN, onde recebeu 90 PONTOS nas últimas edições. Conquistou MEDALHA DE PRATA nos três últimos anos do Concurso Mundial de Bruxelas, prêmio que ratifica sua qualidade e competitividade entre os melhores do mundo. Participa anualmente do INTERNATIONAL WINE CHALLENGE, recebendo duas medalhas e uma menção nos três últimos concursos.

 Alltos de Inurrieta – Trata-se de um reserva espanhol com a marca dos grandes vinhos internacionais. Com 92 PONTOS GP, também destaca-se em concursos internacionais. Medalha de Ouro no CHALLENGE INTERNATIONAL DU VIN 2010. Medalha de Prata no INTERNATIONAL WINE CLALLENGE2012 e também no Concurso mundial de Bruxelas 2013.

 aderas de Inurrieta – É um vinho raro da variedade GRACIANO em garrafa tipo Borgonha. Elaborado apenas em anos com safras de qualidade superior está sempre classificado acima dos 90 PONTOS GP. Em 2102, conquistou OURO no Concurso Mundial de Bruxelas e PRATA no INTERNATIONAL WINE CHALLENGE. Em 2013, foi eleito o MELHOR VINHO TINTO com madeira D.O. Navarra. Também conquistou OURO no CHALLENGE INTERNATIONAL DU VIN e no DECANTER WORLD WINE AWARDS e foi RECOMENDADO no INTERNATIONAL WINE CHALLENGE.

Serviço

Degustação de vinhos da região de Navarra – Espanha

Local: Instituto Cervantes Brasília (SEPS 707/907 Lote D Asa Sul)

data: 14 de abril

Horário: 19h

Informações: 3242-0603

Faça sua inscrição no Instituto Cervantes

C.I: 18 anos

Valor: R$ 90,00 por curso (em cheque ou cartão)

Alunos do Instituto Cervantes têm 15% desconto

Vagas limitadas

Compartilhe:

tags:
Compartilhe

Comentários

Comentários

Veja Também

Quem Escreve

Sueli Maestri

Sueli Maestri

Nathália Maestri

Nathália Maestri

Categorias

Somos um Blog Associado ao Wine Media Awards e ao Enoblogs.

Veja também

Em Alta