A Pires de Sá Vinhos e a Enoport United Wines promoveram no último dia 10 de abril uma degustação no restaurante Dalí Camões, da restauranteur portuguesa Natividade Pires. A Pires de Sá comandada pelo empresário Gilvan Pires de Sá, no mercado desde 1999, representa grandes vinícolas nacionais e atua na organização de cursos, eventos de vinhos e gastronomia., além de serviços personalizados de consultoria em vinhos.
Os vinhos escolhidos para serem apreciados são da Enoport, importados pela Domno do Brasil, do grupo Casa Valduga. São diferentes opções de vinhos portugueses que vão conquistar os clientes. Quem comandou a degustação foi o enólogo Carlos Eduardo, responsável pelo departamento de enologia da Enoport, que recebeu o título de “Enólogo do Ano de 2012 – Região de Vinhos do Tejo”, e que fez uma explanação completa de cada vinho degustado.
Sobre o enólogo
Em 1997, Carlos Eduardo começou a trabalhar na Enoport, onde atualmente é responsável pela vinificação dos vinhos da empresa e pela grande maioria dos 115 prêmios e distinções que a Enoport United Wines recebeu em 2014 (número similar em anos anteriores). Carlos Eduardo foi considerado o “Enólogo do Ano 2012”, pela Região de Vinhos do Tejo. A sua casta favorita é a Touriga Nacional, pois proporciona vinhos com aromas intensos e de alta complexidade, especialmente a violeta e frutos vermelhos.
Na carta de vinhos:
Catedral Dão Doc (Safra 2010),
Magna Carta Reserva Alentejano (Safra 2011),
Alma Grande Douro Doc (Safra 2010),
Quinta São João Batista Syrah (Safra 2009),
Quinta São João Batista Special Selection Touriga Nacional (Safra 2008)
Moscatel de Setúbal (Safra 2008).
No menu elaborado por Natividade Pires do Restaurante Dalí Camões tivemos o arroz de pato, o filé à Dalí e o sensacional picadinho, que foram harmonizados com os vinhos tintos. Como sobremesa, a siriricaia com pudim, que casou perfeitamente com o Moscatel de Setúbal.