No último dia 17/08, as proprietárias da Vinícola Santa Augusta, Taline e Francieli De Nardi, estiveram em Brasília para participar da Vinum Brasilis, a maior feira de vinhos nacionais fora do Rio Grande do Sul, e ofereceram um almoço para imprensa local para apresentação seus vinhos, e contar sobre o projeto exitoso que vem desenvolvendo em seus vinhedos. O almoço aconteceu no Ristorante Limoncello que preparou um cardápio exclusivo para os convidados da VSA.
Novos Rótulos da linha de espumantes:
Novidades trazidas pela VSA foi a apresentação dos novos rótulos da linha de espumantes da vinícola, que vieram com traços mais moderno e elegante, trazendo um visual mais sofisticado, além de ter uma identidade visual mais harmônica com os demais rótulos dos vinhos produzidos pela Santa Augusta. Os novos rótulos foram uma criação de Bruno De Nardi com o acompanhamento de Taline. Essa novidade foi apresentada para os jornalistas e também durante a Vinum Brasilis.
Os Vinhos degustados VSA
- Espumante Rose Nature
Fomos recepcionados com o espumante Rose Nature, lançado recentemente e que já é destaque no mercado pelo excepcional blend de Cabernet Sauvignon, Merlot, Malbec, Cabernet Franc e Montepulciano, simplesmente encantador com sua perlage fina e persistente; aromas finos portando frutas vermelhas com predominância de amoras frescas, casca de pão e leveduras, completando, uma delicada nota floral de rosas. Na boca uma ótima acidez e cremosidade.
- Chardonnay Santa Augusta
Degustamos em seguida o vino Chardonnay 100% varietal, com passagem por barrica de carvalho francês, portando notas delicadas abacaxi, nuances de tosta leve e baunilha. Vinho com boa untuosidade, equilibrado e elegância.
- iMorTali
A estrela do almoço e o mais aguardado pelos convidados foi o iMorTali, por se tratar do primeiro vinho produzido no Brasil dentro das técnicas e metodologias do cultivo de agricultura biodinâmica. O iMorTali leva em sua elaboração corte das uvas Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Merlot, produzidas a 1.300 metros de altitude, o que proporciona equilíbrio, elegância, taninos maduros e boa persistência. “as uvas do iMorTali são provenientes de um vinhedo biodinâmico, cultivado em espaldeira com baixa produção por planta, com cachos colhidos manualmente”, explica Taline.
- Passito Moscato Giallo
Para mim a grande surpresa foi o delicioso Passito, uma preciosa criação do arrojado enólogo Sancinetto, elaborado com a uva Moscato Giallo, seguindo o método tradicional italiano de passificação de uvas, sendo o primeiro passito a ser produzido no Brasil. Esse delicado vinho tem aromas delicados, muita complexidade, portando notas de cascas de laranja, damasco, toques de flor de laranjeira e nozes. Lembrando que, para cada 6 kg de uvas são obtidos apenas um litro desse preciosa mosto, motivo pelo qual a VSA limitou o engarrafamento em 200 ml. Quem provou se encantou!
Sobre a VSA:
A Vinícola Santa Augusta produz sua linha de vinhos de Altitude, sob o comando jovens empresárias, Taline e Morgana De Nardi. Com espírito empreendedor encararam de frente o desafio de administrar a Vinícola. Em 2006, a concretização do trabalho veio com as primeiras vinificacões de Cabernet Sauvignon , Merlot, Chardonnay e Moscato Giallo. A VSA possui duas áreas de vinhedos, sendo uma na pequena cidade de Videira, com 11ha de vinhedos, e cuja altitude oscila entre 878 e 1004, e outra propriedade na cidade de Água Doce, com um área de 6 ha de vinhedos com altitude de 1.200 m. destinada ao plantio das castas tintas Cabernet Sauvignon, Merlot , Cabernet Franc, Malbec, Montepulciano e Pinot Noir.
No ano de 2008 a Vinícola Santa Augusta lançou os seus vinhos e espumantes no mercado nacional e com o grande sucesso, veio a necessidade de ampliar sua área de vinhedos destinados à produção dos espumantes; a partir daí iniciou-se o plantio das variedades: Pinot Noir, Chardonnay, Sauvignon Blanc e Prosecco.
Primeiro vinhedo biodinâmico do Brasil
Com o apoio e suporte técnico do enólogo e engenheiro agrônomo Jefferson Sancineto, as jovens empresárias decidiram fazer a reconversão dos vinhedos da cidade de Videira e Água Doce para o modelo de agricultura biodinâmica. “Este modelo vai muito além das técnicas convencionais, onde a biodiversidade local é totalmente respeitada” enfatiza Taline.
A VSA tornou-se a primeira vinícola do Brasil a produzir vinhos biodinâmicos, que tem por base o cuidado com a terra, com um plantio sustentável e manejo responsável de redução do uso de fungicidas e a total eliminação do uso de herbicidas nos seus vinhedos. A implementação do projeto, resultou na produção do iMorTali, o vinho mais expressivo da VSA, cujo nome foi dado inspirado nas duas jovens proprietárias Morgana e Taline (Mor + Tali), que representa a longevidade e força, uma forte característica do seu terroir, portando muita personalidade, equilíbrio e elegância.
Alguns Prêmios da Vinícola Santa Augusta:
VII Concurso Internacional de Vinhos no Brasil – Um dos maiores e mais relevantes eventos de vinhos da América Latina, e um dos mais reconhecidos do mundo premiou a VSA com 3 medalhas para seus excepcionais e elegantes espumantes. O Brut Rosé ganhou em sua categoria, recebendo medalha de ouro e os espumantes Moscatel e Brut Branco receberam medalha de prata.
Prêmio Decanter Brazil’s – Decanter World Wine Awards , evento realizado pela maior e mais relevante revista de vinhos do mundo, a Decanter que aconteceu em Londres, Inglaterra, concedeu a medalha por seu esplendoroso vinho Moscato Giallo.
19º Concours Mondial de Bruxelles – Evento que aconteceu em Portugal, considerado um dos mais antigos e respeitados concursos de vinhos do mundo,Vinícola Santa Augusta recebeu Medalha de Prata por seu Espumante Moscatel.
Confira mais fotos do evento:
Edição: Su Maestri
Fonte: NM Assessoria de Imprensa/Vinícola Santa Augusta
Imagens: Su Maestri/VSA