No último ano, o Fortunello Ristorante apresentou pratos leves feitos à base de peixes e frutos do mar, que trazem o frescor do Mediterrâneo a Brasília. Agora, o chef Miguel Ojeda e as sócias Luciene Kaipper e Márcia Barbosa querem trazer ao restaurante uma personalidade 100% italiana. O processo de restruturação da marca inclui a mudança total do cardápio da casa, prevista para meados de outubro.
Para tanto, Ojeda começa a transição reforçando a identidade dos pratos italianos mais pedidos da casa. O primeiro é o risoto. A partir desta terça-feira (6), até 25 de setembro, cinco sabores estarão disponíveis no menu do almoço de terça-feira a sábado com preço reduzido (R$33), são eles: funghi, camarão ao molho pesto, carne de panela, funghi com filé e gorgonzola com peras ao vinho e espinafre.
Origem do risoto
O risoto é um prato genuinamente italiano, proveniente do Norte do país, na região na Lombardia. O grão usado para o preparo foi levado pelos muçulmanos que dominavam, até então, a região no século XI. No entanto, a receita original que encanta gerações só foi criada em 1574 por Valério di Fiandra, responsável pela criação dos vitrais da Catedral de Milão.
Muitas lendas rondam a história. Acredita-se que, quando a filha do artista resolveu se casar, Fiandra ofereceu um jantar aos convidados e, durante a preparação do risoto, ele deixou cair acidentalmente na panela um punhado de açafrão, que seria uma demonstração de ciúmes pelo casamento da filha. Após o jantar, o “acidente” na cozinha teve uma ótima aceitação e recebeu vários elogios. Nascia naquele momento o risoto alla Milanese ou risoto a milanesa.
Serviço
Fortunello Ristorante
Endereço: CLS 206 Bloco A Loja 6
Quando: Almoço de 6 a 25 de setembro
Horário de funcionamento do restaurante: De terça-feira a sábado, das 12h às 16h e das 19h à 0h. Domingo, das 12h às 18h.
Contato e reservas: (61) 3297-3232
www.facebook.com/fortunelloristorante/?fref=ts
www.instagram.com/fortunelloristorante/
Fonte: Assessoria
Foto: Rayan Ribeiro
Edição: Beliza Maestri