Quais são os vinhos mais indicados para acompanhar um autêntico churrasco brasileiro no Exterior? Argumentos para responder a essa pergunta serão fornecidos por vinícolas da Serra Gaúcha, integrantes do projeto Wines of Brasil, projeto de promoção dos vinhos brasileiros no Exterior realizado em parceria pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), para os proprietários das 20 franquias que a rede Rodizio Grill possui nos Estados Unidos.
Nesta quinta e sexta-feira (dias 13 e 14/10), o grupo de 35 pessoas formado pelos franqueados e diretores da primeira rede de churrascarias brasileiras na terra do Tio Sam estará na região visitando e degustando rótulos das vinícolas Perini, Casa Valduga, Miolo, Salton e Basso. Os empresários se preparam para o lançamento da categoria Brasil na carta de bebidas do restaurante, onde estrearão 13 rótulos entre espumantes, vinhos brancos, rosés e tintos. A comercialização para a Rodízio Grill pode elevar entre 25% a 30% as vendas para os Estados Unidos.
A articulação para a viabilização do negócio foi iniciada no ano passado, com a vinda do proprietário da rede à região, por meio de um projeto comprador realizado pelo escritório de Miami da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). No Rio Grande do Sul, a visita às vinícolas foi apoiada pelo Wines of Brasil.
“Esse tipo de ação sempre traz excelentes resultados porque os compradores têm a oportunidade de conhecer a qualidade e a potencialidade dos nossos produtos. Além de entrar na carta de uma importante rede de gastronomia identificada com o Brasil, podemos abrir distribuição em estados onde nossos vinhos ainda não eram comercializados”, observa o presidente do Ibravin, Dirceu Scottá.
Os Estados Unidos são o segundo maior mercado importador de vinhos brasileiros, tendo apresentado crescimento de 53,8% em valor nas importações realizadas nos primeiros oito meses deste ano frente ao mesmo período de 2015. No acumulado de janeiro a agosto de 2016, o país comprou 188 mil litros, gerando faturamento de US$ 633,3 mil. No mercado norte-americano, os rótulos verde-amarelos já estão disponíveis na rede de churrascaria Fogo de Chão, que possui 32 unidades, e na cadeia de restaurantes Seasons 52, com 42 empreendimentos em diferentes estados.
Fonte: Assessoria
Foto: Dominique Gass