O Tejo é o rio mais extenso da península Ibérica e dá nome ao restaurante em Brasília que encanta pela gastronomia típica alentejana, e já se tornou o local ideal para quem deseja desfrutar de uma viagem gastronômica sensorial dessa cozinha rica e variada.
E para agradar a todos os sentidos, o Restaurante Tejo preparou um roteiro com cardápio impecável composto de entrada, prato principal e sobremesa. O menu especial do Alentejo, está disponível no cardápio da casa deste início de janeiro para almoço e jantar. O restauranter Manuelzinho Pires foi buscar inspiração na sua terra natal para criar o prato principal do menu: a carne de porco à alentejana que é uma das maravilhas da cozinha portuguesa.
O corte suíno é nobre, temperado com pimentão, azeite, alho e sal grosso, e preparado na cataplana – recipiente metálico da região do Algarve – com a própria banha do porco, um pouco de azeite, louro e coentro. Acrescentam-se as amêijoas (vôngole), que chegam frescas três vezes por semana no restaurante. Essa iguaria pode ser degustada por R$77.
Mas, para aqueles que desejam a opção completa do menu especial, o preço é R$95. A entrada é o caldo verde, e a sobremesa, a Sericaia, um doce tíco da região que traz a marca da maravilhosa e vasta doçaria conventual portuguesa.
Adega do Tejo Restaurante
O Tejo ampliou sua adega que agora conta com mais de 300 rótulos disponíveis, tendo à frente o sommelier Eugenio Cue, responsável pela nova carta, que conta com rótulos de países do velho mundo, como: Portugal, Espanha, França e Itália, sem naturalmente esquecer os ótimos rótulos do Chile, Argentina e Brasil. Ele também afirmou que a casa possui vinhos para todos os gostos, indo dos rótulos mais envelhecidos aos mais jovens e frutados.
Eugênio Cue indica três vinhos portugueses para a harmonização com o menu especial da casa. O primeiro vem da região Terras do Dão, o vinho D. Fuas tinto de safra 2013, assinado pelo enólogo Carlos Eduardo. Um corte de Touriga Nacional, Tinta Roriz e Alfroucheiro.
O segundo é o alentejano Vinha do Monte, tinto encorpado e frutado, de coloração intensa, aroma de frutas vermelhas com um toque defumado, igualmente de safra 2013.
Já para os paladares mais apurados, a indicação do sommelier Cue é o vinho tinto alentejano BARON DE B. RESERVA 2005 Herdade da Calada, que produz vinho desde 1854, é responsável por esse espetacular blend das uvas Aragonês, Trincadeira, Cabernet Sauvignon e Alicante Bouschet, com estágio de 18 meses em barricas novas de carvalho francês. Aromas complexos de frutos negros, especiarias e chocolate. Pleno de estrutura, destaca-se pelo equilíbrio, elegância e personalidade. Vinho DOC Alentejo.
O Tejo Restaurante
O lindo projeto do Tejo, partindo do nome, cardápio e arquitetura, foram escolhidos para prestar uma homenagem à terra natal de Manuel Pires. A arquitetura assinada pela arquiteta Priscila Machado remete a elementos portugueses, como é o caso da fachada com desenhos de chapas de aço e cortiça que lembra os corticeiros da região do Alentejo.
No interior da casa, detalhes das cortiças no balcão do bar, o lustre colonial na segunda sala que tem o pé direito alto, e as cordas na escada que levam ao segundo piso lembram a região marítima de Lisboa. Já a logomarca tem na letra T o encontro de duas linhas que simbolizam ao mesmo tempo o rio Tejo, que corta a cidade de Lisboa, e o eixão que liga dois extremos de Brasília, explica o publicitário e criador da marca.
Serviço
Almoço e jantar alentejano no Tejo Restaurante
Horários: de terça a sábado de 12h às 15h e de 19h às 00h e aos domingos, somente
para almoço, a partir das 12h.
Endereço: 404 Sul, Bloco B, loja 27
Telefone: 3267. 7005
Edição: Su Maestri
Imagens: Sueli Maestri/Divulgação