Uma nova temporada está batendo à porta do mercado do vinho. Ano após ano o Barolo considerado o “rei dos vinhos” tem mantido o seu altíssimo nível de excelência, confirmando os elevados padrões que o consagraram como um ícone em todos os cantos do mundo, oriundo de uma região que permanece no topo da enologia.
Finalmente o momento da vindimia 2013 e a expectativa é absolutamente grande para os produtores, e todo o mundo do vinho; Portanto, nós acreditamos no direito de transmitir alguma antecipação sobre a questão, enquanto aguardamos as esperadas degustações para assim, podermos ter uma resposta concreta.
Especulava-se sobre uma colheita antecipada por grandes incertezas e, finalmente um alívio, tanto pela qualidade como em quantidade das uvas, que foram beneficiadas pelas condições climáticas favoráveis dos últimos meses, o que gerou uma colheita muito gratificante.
O trabalho nas vinícolas, está levando a resultados muito promissores; vinhos portando boa acidez, ótimo equilíbrio, frescura e aromas perfeitos, além do teor alcoólico mais contido. O Barolo 2013 promete elegância, taninos finos e intensidade aromática, que passarão pelo devido envelhecido, e então, poderemos atribuir os erros e acertos, que só a garrafa poderá conservar. Se as promessas e o respeito pelas tradições recentes forem mantidos, é fato que a coleta dos últimos anos, não vai decepcionar.