MALBEC WORLD DAY – UMA CELEBRAÇÃO NA ENOTECA DECANTER (17/4)

 

malbec-day

Originária do sudoeste da França, numa região conhecida como Cahors, a casta Malbec era chamada de “Cot” ou “Auxerrois”. Após se tornar a uva mais emblemática da Argentina, os franceses passaram a chamá-la de Malbec.

uva-malbec-conheca-os-vinhos-e-como-harmonizalos-750x410

Fala-se que o nome Malbec teve origem a partir de um produtor húngaro chamado Malbeck, que levava as uvas e plantas desta cepa para vendê-las em Bordeaux. Nessa época o vinho originado da uva Malbec era chamado de “Vinho preto de Cahors”, isso graças a cor intensa que a uva dá aos seus vinhos.

uva-malbec1

Fatos históricos dizem, que durante o reinado de Napoléon, Pedro o Grande curou-se de uma úlcera de estômago bebendo o tal “Vinho preto de Cahors”. Muito contente com isso, ele ordenou que essa uva fosse levada e plantada na península de Crimea, junto com outras variedades como Cabernet Sauvignon, Merlot e Cabernet Franc. Essa é uma das inúmeras histórias relacionadas a essa cepa.

Hoje, emblemática na Argentina, a  Malbec    se desenvolveu em meados de 1853, pelas mãos  do francês Michel Aimé Pouget  (1821-1875), agrônomo contratado por Domingo austino Sarmiento para levar adiante a direção da Quinta Agronômica de Mendoza.

Seguindo o modelo da França, esta iniciativa propunha incorporar novas  variedades de cepas como meio para melhorar a indústria vitivinícola nacional.

Em 17 de abril de 1853, com o apoio do governador de Mendoza, Pedro Pascual Segura, o projeto foi apresentado perante a Legislatura Provincial, visando fundar uma Quinta Normal e uma Escola de Agricultura. Este projeto foi aprovado com força de Lei pela Câmara de Representantes em 6 de setembro do mesmo ano.

loja decanter.JPG

Para homenagear a Malbec , a Enoteca Decanter irá promover uma degustação  totalmente dedicado a essa importante casta, com cerca de 20 rótulos da França (Domaine de Lagrézette – Cahors), Chile (Caliterra – Colchagua) e Argentina (Luigi Bosca -Luján de Cuyo e Maipú, Viña Alicia – Luján de Cuyo, Colomé/Amalaya –Salta, Las Moras – San Juan, Riglos –Uco e Familia Schroeder –Patagonia).

Data: 17 de Abril de 2017

Horário: 19h às 22h
Local: Decanter Wine Bar (208 Sul Bl A)
*Investimento Degustação: R$ 80,00
*Incluso: Degustação, Finger Food
Mais Informações: 3349 1943 I 3274 4472
Serão somente 50 Vagas
Pagamento Antecipado, na loja ou depósito bancário.
Edição: Sua Maestri
963730_736025869760121_1590637826_o
Imagens: Divulgação

Compartilhe:

Compartilhe

Comentários

Comentários

Veja Também

Quem Escreve

Sueli Maestri

Sueli Maestri

Nathália Maestri

Nathália Maestri

Categorias

Somos um Blog Associado ao Wine Media Awards e ao Enoblogs.

Veja também

Em Alta