[av_textblock size=” font_color=” color=” av-medium-font-size=” av-small-font-size=” av-mini-font-size=” av_uid=’av-juyozo7s’ admin_preview_bg=”]
Mais uma vez fui à Lucca na Toscana para participar da 16ª edição da Anteprima Vini della Costa Toscana, que aconteceu no belo Real Collegio, nos dias 6 e 7 de maio de 2017.
A organização do evento teve a assinatura da Grand Cru da Costa Toscana, que é a associação dos produtores de vinho da costa do mar Tirreno, Est – EventServiceTuscany, patrocinado pela região da Toscana, província e cidade de Lucca, Câmaras de Comércio, Massa Carrara, Pisa, Maremma, com o apoio da Strada dell’Olio e del Vino di Lucca, Fondazione Bertarelli e Conad, dentre outros.
Dois mil visitantes entre italianos e estrangeiros movimentaram os corredores e claustros do monumental e histórico Real Collegio, nos dois dias de evento. Além de uma programação espetacular que movimentou a cidade.
Reunidos 110 viticultores dos territórios da costa Toscana, sendo 7 da província de Massa Carrara, 19 de Lucca, 22 de Pisa, 19 de Livorno e 23 Grosseto) e 6 winemakers convidados do Languedoc Roussillon/França, para participarem do evento.
No total estavam à disposição dos degustadores 600 rótulos, dos mais variados estilos provenientes da Costa Toscana.
Paralelamente à feira, acontecia degustações guiadas concorridíssimas e tive o privilégio de participar de todos de maior relevância, conduzidas por nomes de peso como: Richard Baudains, Vito Intini, Bernardo Conticelli e Ernesto Gentili.
O grande destaque para o MasterClass do raríssimo vinho siciliano “ 1932, Ore da Re – Um Vino in Ritrovato, por Andrea Bonini, diretor da Associação Luigi Veronelli, com Piermario Meletti Cavallari e Piero Cucchi.
Diversas atividades simultaneamente trouxeram para a edição de 2017, mais movimento e fluidez com concertos de músicas clássicas, duas sessões de autógrafos, sendo de Lorenzo Viani “O cipreste e a videira” e “Os grandes vinhos da Toscana”, de Ernesto Gentili. A área gastronômica movimentadíssima era palco para encontros e muito bate papo entre produtores e visitantes.
Como nos anos anteriores, a degustação de charutos toscanos e grappas foi sensacional, com harmonizações dirigidas por especialistas.
O Charuto Toscano é feito a mão com folhas de tabaco kentucky, a origem desse tabaco é americana, porém se adaptou bem no clima e solo italiano. Tem como característica ser bem forte e capa bem rustica.
Esses charutos se mantem nesse formato a mais de 2 séculos, são enrolados com suas folhas molhadas. O processo de secagem leva mais de 1 ano.
Vale ressaltar o suporte excepcional da organização do evento para a área relacionamento com a imprensa. Jornalistas especialistas em vinho e gastronomia do mundo inteiro teve um atendimento diferenciado dos anos anteriores. Fi realmente maravilhosa a edição de 2017.
Sobre Lucca/Toscana
A história da linda e acolhedora Lucca remonta 220 a.C., passou por domínio etrusco e posteriormente o romano. A pequena cidade é encantadora com seus portais e suas belas muralhas. Possui cerca de 80 mil habitantes com seu centro histórico muito charmoso, cheio de lojas, cafés e excelentes restaurantes que participam todos os anos do projeto Aspettando Anteprima Vini, que oferecem menus completos harmonizados com vinho da Costa Toscana a preços ótimos, variando entre 25 a 40 Euros por pessoa.
Lucca é também famosa por ser a cidade de nascimento de Giacomo Puccini (22/12/1858), famoso compositor de algumas das mais belas óperas do mundo, como La Bohéme, Madame Butterfly e Tosca.
Edição: Su Maestri
Imagens: Su Maestri/Enrico Parrini
[/av_textblock]