Focada em restaurantes e lojas especializadas, a linha Armando Memória, da centenária Vinícola Peterlongo, acaba de ganhar dois novos varietais tintos: Teroldego e Touriga Nacional, ambos elaborados com uvas cultivadas em Bagé, na Campanha Gaúcha. As variedades são a grande aposta do winemaker da vinícola, enólogo francês Pascal Marty. Junto com ele, a enóloga Deise Tempass, acompanha o passo a passo que colocou a Peterlongo de volta na rota do vinho brasileiro.
Os lotes são exemplares da safra 2016. As uvas foram colhidas e selecionadas manualmente. Após a colheita e o desengace (separação da uva do cacho), foi realizada a pré-maceração a frio por sete dias numa temperatura de 10ºC. A fermentação durou 25 dias a 22ºC, seguida pela pós-maceração. Os vinhos permaneceram por 12 meses em barricas de carvalho francês e há seis meses foram engarrafados. “Cada vinho tem bom tempo de guarda, suportando bom envelhecimento. Tendem a evoluir ainda mais na garrafa”, garante a enóloga Deise Tempass.
Os novos sabores chegam em pequenas partilhas. Do Armando Memória Touriga Nacional são 2.500 garrafas e do Armando Memória Teroldego 3.300 garrafas. Os lançamentos já estão à disposição no mercado. O valor de cada vinho no varejo da vinícola é de R$ 65,90 a garrafa.
A linha foi totalmente repaginada no ano passado. Agora são cinco varietais tintos: Cabernet Sauvignon, Merlot, Tannat, Teroldego e Touriga Nacional.
OS VINHOS
Armando Memória Teroldego Safra 2016
Álcool: 13,0 %
Açúcares Residuais: 1,9 g/L
Acidez Total: 6,0 g/L
pH: 3,6
Apresenta aspecto visual de profunda coloração rubi intenso, denso e atraente. Grande expressão aromática que vai desde frutas negras maduras até notas bem pronunciadas de café e chocolate, com sutil toque defumado. Corpo imponente e robusto, com taninos suavizados e equilibrados pela passagem em barrica. Acidez e graduação alcoólica marcantes. Em boca, longa persistência com notas elegantes e sutis de torrefação.
Características da Uva Teroldego:
A uva Teroldego é uma variedade tinta muito cultivada no norte da Itália na região vinicola do Alto Adige. Existe apenas um DOC para os vinhos varietais produzidos a partir da Teroldego – o Teroldego Rotaliano. A Teroldego produz vinhos tintos escuros e intensamente frutados, um estilo que se tornou ícone para a indústria de vinhos do Trentino. No entanto, a uva Teroldego cultivada em regiões mais quentes e ensolaradas, como é o caso da Serra do Sudeste e Campanha, os vinhos tintos serão mais encorpados, aromáticos e com fortes taninos – suavizados com o uso de barris de carvalho.
Armando Memória Touriga Nacional Safra 2016
Álcool: 12,5 %
Açúcares Residuais: 1,9 g/L
Acidez Total: 5,6 g/L
pH: 3,6
Coloração rubi intenso com reflexos violáceos, É um vinho de excelente apelo visual. Destaque para abundância em aromas de frutas escuras como ameixa e mirtilo, além de notas que remetem à baunilha e noz moscada devido a passagem por barricas de carvalho. Vinho encorpado com boa graduação alcoólica, muita complexidade e excelente capacidade de envelhecimento. Os taninos são poderosos e robustos, mas ao mesmo tempo delicados, finos e elegantes. Bom volume em boca e excelente retrogosto.
Características da Uva Touriga Nacional:
No auge da sua fama, a Touriga Naconal é originária da região do Dão, considerada a casta mais representativa e emblemática de Portugal. A Touriga Nacional também é muito cultivada no Douro, onde aparece em magnificas vinhas velhas. A uva Touriga Nacional adapta-se bem a diversos tipos de solo e é resistente à maioria das pragas que atingem os vinhedos, o que facilita o seu cultivo e também sua adaptação em outras regiões, inclusive no Brasil. De bagos pequenos e levemente achatados a Touriga Nacional possue uma coloração forte, ficando entre os tons de azul escuro e o preto. Graças a pele, de excelente espessura, os vinhos elaborados a partir da uva Touriga Nacional possuem cor intensa e aromas muito profundos, e seus vinhos são concentrados, com grande personalidade, muita estrutura tânica e coloração profunda.
Edição: Su Maestri
Imagens: Carlos Ben