Alberto_03

Wine South America em Bento Gonçalves (RS) promete alavancar negócios para o setor vinícola brasileiro

Grupo italiano realiza primeira edição da Wine South America em Bento Gonçalves (RS), no mês de setembro, apostando na valorização dos produtos brasileiros como estratégia para consolidar sua presença no mercado global 

Alberto_03.jpg
Alberto Piz, diretor da Milanez & Milaneze-Foto Rafael Bosi

A primeira edição da Wine South America – Feira Internacional do Vinho – será realizada de 26 a 29 de setembro de 2018, na cidade gaúcha de Bento Gonçalves. Idealizado para promover o consumo e a comercialização dos produtos e serviços da indústria vitivinícola brasileira e latino-americana, o encontro tem foco específico no fomento aos negócios. Isso significa aproximar o vinho nacional dos principais players mundiais do segmento.

 “A Wine South America nasce pela necessidade da indústria brasileira de mostrar sua variedade de vinhos e lançamentos, bem como do desejo de expandir seus negócios para novos mercados consumidores, ou seja, consolidar a presença do Brasil no mapa mundial do vinho – além de valorizar os produtores da América do Sul, com as presenças da Argentina, Chile e Uruguai”, resume Alberto Piz, diretor da Milanez & Milaneze, empresa promotora da feira e subsidiária da italiana Veronafiere.

Esse desafio está sedimentado em três pilares. O primeiro é a força setorial das entidades nacionais representativas da cadeia do vinho – o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) já confirmou sua condição de apoiador da feira e novos aliados em breve devem se juntar à iniciativa. O segundo é a expertise da Veronafiere, empresa italiana especializada em eventos de negócio, e da Milanez & Milaneze para impulsionar o rápido crescimento do evento e garantir sua internacionalização. “Por fim, o terceiro elemento para o sucesso da Wine South America é a escolha do palco para sediar a feira: a Serra Gaúcha, principal polo vitivinícola do Brasil, berço de produtos de extrema qualidade, com grande potencial para geração de negócios em todo o mundo”, revela Piz.

75_20a.jpg
Panorama Serra Gaúcha

A expectativa da Wine South America 2018 é reunir 10 mil visitantes (importadores, distribuidores, profissionais da área, apreciadores, consumidores, pesquisadores e estudantes) e 250 expositores, entre empresas produtoras nacionais e internacionais de vinho, fabricantes de máquinas e equipamentos, prestadoras de serviços e fabricantes de acessórios para o segmento. A feira abre espaço, também, para os produtores de café, de cachaças e destilados, e olivicultores.

Além da exposição de produtos e serviços da indústria vitivinícola, a Wine South América terá uma robusta grade de conteúdos voltada à valorização da produção de vinhos e da formação profissional do setor, com degustações, premiações, treinamentos e palestras conduzidas por profissionais que são referência no mercado nacional e internacional.

 Outro destaque dessa primeira edição serão as rodadas de negócios e o Projeto Imagem, em parceria com o Ibravin. O primeiro prevê a participação de compradores internacionais; já o segundo a vinda de jornalistas estrangeiros – ações combinadas abrindo mercado para negócios com países como Argentina, Chile, Uruguai, África do Sul, França, Itália, China, Portugal, Alemanha, Estados Unidos, Áustria, Suíça, Espanha, Austrália, Dinamarca e Grécia, dentre outros.

Parceira internacional anunciada em 2017

O potencial da cadeia vinícola brasileira chamou a atenção dos investidores italianos do Grupo Veronafiere, líder na realização de exposições na Itália e segundo em volume de negócios na Europa. Entre outras promoções, assina a Vinitaly

, uma das principais feiras vinícolas do mundo. No Brasil, o grupo é representado pela Milanez e Milaneze S.A, à frente da organização da Wine South America 2018.

As tratativas para a realização do encontro no Brasil começaram ainda em 2017. No final daquele ano, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul anunciou a confirmação da vinda do evento de negócios para a Serra Gaúcha. Desde então, o setor tem se mostrado otimista e receptivo com relação a feira, que já está confirmada para ocorrer anualmente em Bento Gonçalves, capital nacional do vinho.

Números do setor

Entenda por que o segmento do vinho no Brasil tem potencial para geração de negócios:

 – O Brasil tem mais de 1.100 vinícolas, sendo 60% somente no Rio Grande do Sul. Isso faz do país o quinto maior produtor da bebida no hemisfério sul e maior produtor de vinho espumante da América Latina. São 270 milhões de litros de vinho produzidos.

– A produção vitivinícola no Brasil soma 83,7 mil hectares, divididos, principalmente, entre o Rio Grande do Sul (90%), Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás; Bahia; Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Minas Gerais.

– No primeiro semestre de 2017, o Brasil exportou 1 milhão de litros, com volume de negócios na casa dos US$ 2,74 milhões. Bento Gonçalves (RS) é a maior exportadora de vinhos do Brasil, atendendo mercados como Paraguai, Estados Unidos, Japão, China, Reino Unido, Cuba, Chile, Angola, Uruguai, Bolívia, Suriname, Suíça, Bélgica, França e Alemanha.

– O Rio Grande do Sul é o maior produtor de uvas do Brasil, respondendo por 90% da produção de uvas destinadas ao processamento de vinhos, espumantes e sucos e também por, aproximadamente, 90% da elaboração de produtos vinícolas no país. Em 2016, o RS produziu 207 milhões de litros, considerando espumantes, vinhos finos, vinhos de mesa, entre outros produtos.

* Dados do Ibravin/2017

  SERVIÇO:

O que: Wine South America 2018 – Feira Internacional do Vinho.

Quando: de 26 a 29 de setembro de 2018

Onde: Bento Gonçalves, RS

Informações: winesa.com.br

Edição: Su Maestri

963730_736025869760121_1590637826_o

logo vinho capital

Compartilhe:

Compartilhe

Comentários

Comentários

Veja Também

Quem Escreve

Sueli Maestri

Sueli Maestri

Nathália Maestri

Nathália Maestri

Categorias

Somos um Blog Associado ao Wine Media Awards e ao Enoblogs.

Veja também

Em Alta