O inigualável Leopoldina Gran Chardonnay D.O 2017 da Casa Valduga recebeu
medalha de ouro em concurso francês
O Leopoldina Gran Chardonnay D.O 2017, vinho da Casa Valduga, recebeu medalha de ouro em concurso francês que elege as melhores bebidas do mundo produzidas com a uva branca. A garrafa da bebida nacional pode ser adquirida por R$ 120,71. Produzido no Vale dos Vinhedos, o Leopoldina tem 14% de teor alcoólico e maturação de 10 meses (em carvalhos francês e romeno). A bebida foi a única nacional a receber a condecoração no 25º Concurso Chardonnay du Monde, realizado na França. O Leopoldina Gran Chardonnay D.O apresenta aroma de frutas tropicais, como abacaxi e carambola, e notas tostadas de chocolate branco e baunilha – cedidas pela combinação
das barricas francesas.
Segundo o sommelier da Pires de Sá Vinhos, Rafael Sá, “ o vinho é fermentado em barricas de carvalho. Geralmente, os brancos são fermentados em tanques de inox, já o Leopoldina Gran Chardonnay D.O 2017 não. Ele tem mais untuosidade, é mais evoluído e mais aromático.
É um branco com expressão. “É do tipo que, quando se está de olhos fechados, parece até um vinho tinto de tanta estrutura que tem. Muito aromático, muito complexo”, dispara Rafael Sá.
Ele conclui dizendo que o brasileiro precisa parar com o preconceito com os vinhos nacionais. “Temos vinhos até melhores que os estrangeiros, a prova disso está nessa premiação.”
Edição: Sueli Maestri
Fotos: Arquivo pessoal Rafael Sá