O aumento no consumo de vinhos em todo o Brasil é inegável. Atentos a essa demanda, estabelecimentos como restaurantes e hotéis de alto padrão buscam no mercado sommeliers cada vez mais qualificados para assumir suas adegas, oferecendo assim um diferencial para sua exigente clientela.
Nesse contexto, o B Hotel Brasília – um dos empreendimentos cinco estrelas da capital mais badalados do momento, garimpou no eixo Rio-São Paulo profissionais de alto gabarito para as diversas áreas do hotel. E foi assim que o sommelier Rafael Ribeiro se transferiu de São Paulo para Brasília e assumiu o comando da adega do restaurante do B Hotel.
Formado pela Sommelier School e posteriormente pela International Sommelier Guild (ISG), ele acumula de dez anos de experiência na capital paulista, onde passou por restaurantes, importadoras e hotéis como Estanplaza, Expand e, por último, o Eataly-SP. “Comecei como a maioria dos profissionais da área começam. Atuei inicialmente como garçom e depois maître, mas a paixão pelo vinho me levou ao aprimoramento da profissão de sommelier”, afirma.
Ele ainda coleciona no currículo a inauguração de diversas casas com a implantação de serviço de vinhos, além de ter atuado como professor na Sommelier School e, em paralelo, foi voluntário como sommelier palestrante no Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurante de São Paulo – SINTHORESP.“Me considero um estudioso e apaixonado pelo universo dos vinhos, da gastronomia e da arte do bem servir e é esse sentimento que e nesse novo desafio no Restaurante trago para esse novo desafio no B Hotel”, completa Rafael.
Edição: Su Maestri
Imagem: Arquivo pessoal/B Hotel