Vinícola apresenta resultados do intenso e criterioso trabalho de viticultura de precisão, mapeando os solos de seus vinhedos em busca da melhor tipicidade
A Miolo anuncia o lançamento da linha Single Vineyard, categoria que carrega um novo conceito de vinhos no Brasil: Single Vineyard é um vinho de um único vinhedo, onde se encontra a máxima expressão do terroir.
A singularidade da linha provém da característica de solo do microlote selecionado onde foram produzidas as uvas; uma linha que representa as potencialidades singulares e diferenciadas da Miolo – única vinícola nacional com estrutura e expertise para o desenvolvimento e elaboração de um projeto Single Vineyard.
“Nosso objetivo é atender um nicho de mercado, uma categoria na qual ainda não atuávamos. Single Vineyard é um conceito pouco explorado no Brasil e que a Miolo emprega após vários anos de pesquisa e desenvolvimento de parcelas singulares de solo em seus vinhedos. O fato de termos praticamente 1.000 hectares de vinhedos com 275 parcelas mapeadas nos permitiu que realizássemos incontáveis testes em diversos tipos de solos nestes microlotes, num universo de mais de 40 variedades em quatro regiõs diferentes do Brasil”, destaca com orgulho Adriano Miolo, superintendente do grupo.
Os vinhos Miolo Single Vineyard
Nas versões Riesling Johannisberg, Touriga Nacional, Pinot Noir e Syrah, a linha Single Vineyard foi elaborada com uvas dos vinhedos do Rio Grande do Sul e da Bahia. Os vinhos, que apresentam qualidade excepcional, vêm em lotes limitados enumerados, reforçando a exclusividade da proposta e a singularidade de cada garrafa.
A nova linha Miolo Single Vineyard tem como foco o canal on-trade, segmento que inclui restaurantes, wine bars, delis e casas especializadas. São vinhos exclusivos, gastronômicos e que trazem a interpretação ao estilo Miolo de produzir uvas diferenciadas, algumas ainda pouco conhecidas.
Entre as menos conhecidas está a Riesling Johannisberg, estrela do único vinho branco da linha Miolo Single Vineyard. Elaborado na safra 2018 – considerada a melhor da década para a vinícola – o Single Vineyard Riesling Johannisberg tem origem em um microlote do vinhedo da Toca do Tigre, terroir da Campanha Central (RS). A casta é uma das grandes uvas brancas da Alemanha, com personalidade marcada pela elegância e complexidade.
Quem dá grandeza destacada à linha Miolo Single Vineyard é a nobre variedade portuguesa Touriga Nacional, que proporciona vinhos sofisticados, sabores intensos e aromas distintos. O rótulo, elaborado a partir das uvas colhidas em uma pequena parcela do Vinhedo da Tapera, na Campanha Meridional (RS), já nasceu premiado: este ano foi considerado, pelo Guia Descorchados, como o melhor tinto, com 93 pontos.
Também da Campanha Meridional (RS) vem o Miolo Single Vineyard Pinot Noir, cultivado em um microlote do Vinhedo da Ponte com uma das grandes uvas originárias da região da Borgonha, na França. A cepa entrega vinhos elegantes, delicados e admirados no mundo todo.
No Vale do São Francisco, na Bahia, nasce o Miolo Single Vineyard Syrah, elaborado com uvas de um microlote do Vinhedo do Mandacaru. A casta, versátil e bem adaptada ao solo árido às margens do Rio São Francisco, dá origem a este vinho expressivo e complexo.
Grupo Miolo
O Grupo Miolo possui projetos em 4 regiões do Brasil com vinhedos próprios: em Bento Gonçalves (RS), no Vale dos Vinhedos – Vinícola Miolo (100 hectares); em Candiota (RS), Campanha Meridional – Vinícola Seival (200 hectares); em Santana do Livramento (RS), Campanha Central – Vinícola Almadén (450 hectares); e em Casa Nova (BA), Vale do São Francisco – Vinícola Terranova (200 hectares).
Edição: Su Maestri