Adriano Miolo, enólogo e superintendente da premiada vinícola Miolo, desembarca em Brasília para o lançamento da linha Single Vineyard no restaurante Dom Francisco, no dia 5 de setembro. Os rótulos integram uma categoria que carrega um novo conceito de vinhos no Brasil: Single Vineyard é um vinho de um único vinhedo, onde se encontra a máxima expressão do terroir.
A singularidade da linha provém da característica de solo do microlote selecionado onde foram produzidas as uvas; uma linha que representa as potencialidades singulares e diferenciadas da Miolo – única vinícola nacional com estrutura e expertise para o desenvolvimento e elaboração de um projeto Single Vineyard.
“Nosso objetivo é atender um nicho de mercado, uma categoria na qual ainda não atuávamos. Single Vineyard é um conceito pouco explorado no Brasil e que a Miolo emprega após vários anos de pesquisa e desenvolvimento de parcelas singulares de solo em seus vinhedos. O fato de termos praticamente 1.000 hectares de vinhedos com 275 parcelas mapeadas nos permitiu que realizássemos incontáveis testes em diversos tipos de solos nestes microlotes, num universo de mais de 40 variedades em quatro regiões diferentes do Brasil”, destaca com orgulho Adriano Miolo, superintendente do grupo.
Os vinhos Miolo Single Vineyard:
Nas versões Riesling Johannisberg, Touriga Nacional, Pinot Noir e Syrah, a linha Single Vineyard foi elaborada com uvas dos vinhedos do Rio Grande do Sul e da Bahia. Os vinhos, que apresentam qualidade excepcional, vêm em lotes limitados enumerados, reforçando a exclusividade da proposta e a singularidade de cada garrafa.
A nova linha Miolo Single Vineyard tem como foco o canal on-trade, segmento que inclui restaurantes, wine bars, delis e casas especializadas. São vinhos exclusivos, gastronômicos e que trazem a interpretação ao estilo Miolo de produzir uvas diferenciadas, algumas ainda pouco conhecidas.
Entre as menos conhecidas está a Riesling Johannisberg, estrela do único vinho branco da linha Miolo Single Vineyard. Elaborado na safra 2018 – considerada a melhor da década para a vinícola – o Single Vineyard Riesling Johannisberg tem origem em um microlote do vinhedo da Toca do Tigre, terroir da Campanha Central (RS). A casta é uma das grandes uvas brancas da Alemanha, com personalidade marcada pela elegância e complexidade.
Quem dá grandeza destacada à linha Miolo Single Vineyard é a nobre variedade portuguesa Touriga Nacional, que proporciona vinhos sofisticados, sabores intensos e aromas distintos. O rótulo, elaborado a partir das uvas colhidas em uma pequena parcela do Vinhedo da Tapera, na Campanha Meridional (RS), já nasceu premiado: este ano foi considerado, pelo Guia Descorchados, como o melhor tinto, com 93 pontos.
Também da Campanha Meridional (RS) vem o Miolo Single Vineyard Pinot Noir, cultivado em um microlote do Vinhedo da Ponte com uma das grandes uvas originárias da região da Borgonha, na França. A cepa entrega vinhos elegantes, delicados e admirados no mundo todo. No Vale do São Francisco, na Bahia, nasce o Miolo Single Vineyard Syrah, elaborado com uvas de um microlote do Vinhedo do Mandacaru. A casta, versátil e bem adaptada ao solo árido às margens do Rio São Francisco, dá origem a este vinho expressivo e complexo.
A harmonização com o menu assinado pelo chef Francisco Ansiliero:
O Riesling Johannisberg 2018, será servido com a salada de bacalhau, o Pinot Noir 2017, escoltará o ragu de pato com polenta, o Sirah 2017 harmonizará o Black Angus, o Touriga Nacional 2017 com a picanha acompanhada da tradicional farofa de ovos do chef. O filé de cordeiro será acompanhado pelo Testardi Sirah 2016. Para a finalização, será servida a sobremesa mais pedida da casa, a torta de castanhas do Brasil com Miolo Late Harvest .
Lançamento da linha Single Vineyard
Dom Francisco Restaurante Asbac
Valor : R$ 165,00 por pessoa
St. de Clubes Esportivos Sul Trecho 2 – Brasília/DF
Reservas e Informações: (61) 3226-2005
Grupo Miolo: O Grupo Miolo possui projetos em 4 regiões do Brasil com vinhedos próprios: em Bento Gonçalves (RS), no Vale dos Vinhedos – Vinícola Miolo (100 hectares); em Candiota (RS), Campanha Meridional – Vinícola Seival (200 hectares); em Santana do Livramento (RS), Campanha Central – Vinícola Almadén (450 hectares); e em Casa Nova (BA), Vale do São Francisco – Vinícola Terranova (200 hectares).
Edição: Su Maestri