De Cordoba a Granada_casco antigo cordobês

Brasília sedia Semana Árabe de 26 a 29 de setembro

Em sua segunda edição, o encontro busca valorizar a cultura árabe abrindo espaço para expressões culturais e artísticas, além de promover uma reflexão sobre as contribuições dos imigrantes no Brasil 

O Instituto de Cultura Árabe-Brasileira (Icab) e a Federação das Entidades Árabes do Brasil (Fearab Brasil) promovem, de 26 a 29 de setembro, a Segunda Semana Árabe, com uma série de atividades culturais gratuitas na Biblioteca Nacional de Brasília.

Após o sucesso da primeira edição do evento em 2014, a ideia é estimular um movimento pela valorização da história e da cultura árabe, destacar pessoas e associações engajadas na difusão dessa cultura e dar espaço para expressões culturais e artísticas do mundo árabe, chamando a atenção para este numeroso grupo que em muito contribui para a formação sociocultural brasileira.

Todas as atividades realizadas na Biblioteca Nacional de Brasília serão gratuitas e abertas aos visitantes a partir da quarta-feira, dia 26. Nesse dia, após as 14h, o segundo andar do edifício será tomado por atividades que vão desde apresentações de música e dança, passando por palestras, rodas de conversa, exibição de filmes, contação de histórias para crianças, além da exposição “De Córdoba a Granada: detalhes de uma presença árabe na Andaluzia”, com fotos de Nick Elmoor.

Ao longo de toda a Semana Árabe, os visitantes poderão conferir o Espaço Khalil Gibran, montado em homenagem aos 135 anos de nascimento do escritor libanês. Neste espaço, será possível ler alguns de seus livros, saborear um chá e escutar boa música, além de conhecer mais sobre sua biografia.

O Icab também vai promover outros dois eventos que completam essa programação:  a Feira da Diversidade Culinária Árabe, no dia 22 de setembro, e o jantar de encerramento da Semana Árabe, repleto de apresentações e artistas convidados. Os ingressos para o jantar são limitados e custam R$150.

Atrações

Exposição “De Córdoba a Granada: detalhes de uma presença árabe na Andaluzia”

Córdoba e Granada, outrora chamadas de Qurṭuba e Gharnāṭah, foram duas das inúmeras testemunhas de um período conhecido como al-Andalus e que se estendeu por quase 8 séculos na Península Ibérica. Mais especificamente, poderíamos dizer que representam o início e o fim dessa presença árabe na região. A proposta de dedicar uma exposição a Córdoba e à Alhambra durante a Segunda Semana Árabe pauta-se no fato de que as fotografias aqui apresentadas fizeram parte da exposição Fragmentos de Utopias, que contou com o apoio do Icab, que adquiriu parte da mostra e agora apresentará 20 dos 76 quadros que puderam ser visitados entre abril e junho de 2018 no Museu Correios. Com fotos assinadas por Nick Elmoor e curadoria de Patrícia Elmoor, a exposição também foi tema de um pôster apresentado no maior evento sobre mundo árabe da atualidade, Wocmes 2018, realizado em Sevilha em julho deste ano.

 

Mahur Trio –  O Mahur Trio é formado pelos músicos Pedro Rebello, Natalia Trigo e Arash Azadeh e dedica-se à música modal do Mediterrâneo e Oriente Médio. Apresenta um repertório multicultural proveniente de diversas tradições musicais e cantado em cinco diferentes idiomas: árabe, grego, turco, ladino e farsi. O conjunto traz aos palcos variados timbres oriundos de instrumentos tradicionais, tais como lavta (alaúde turco), nay (flauta oriental), kamancheh (viola persa), setar (citara persa) e bendir (percussão).

Ópera – Abu Hassan –     O programa é dirigido por Irene Bentley, cantora lírica e professora da Universidade de Brasília (UnB). Irene trouxe para o público da cidade, no primeiro semestre de 2018, o singspiel Abu Hassan, que contou com o apoio do Icab e cuja história se baseia em um episódio de As Mil e Uma Noites. De autoria do compositor alemão Carl Maria von Weber, esta peça musical é marcada por fortes referências ao mundo árabe.

 

Mostra de Cinema Árabe:

Filme: A ÚLTIMA ESTAÇÃO (2012)

Direção: Márcio Curi – Brasil

Duração: 115 minutos.

Classificação: 12 anos.

Sinopse: 1950. O jovem libanês Tarik deixa sua cidade natal em busca de uma vida melhor no Brasil. Ao chegar no porto de Santos ele se desentende com o irmão de uma garota síria com a qual estava flertando e, na briga, cai no mar. Ele é salvo por Ali, outro jovem libanês. Só que, ao passar pela imigração, Ali fica detido pela polícia e eles se separam. Décadas mais tarde, já idoso, Tárik resolve partir em busca de Ali para pedir-lhe perdão. Em sua jornada ele tem a companhia da filha, que se recusa a seguir os ideais religiosos e de comportamento pregados pelo pai.

Filme: O PROFETA (2014)

Direção:  Bill Plympton; Gaëtan Brizzi ; Joan C. Gratz;  Joann Sfar; Michal Socha;  Mohammed Saeed Harib;  Nina Paley;  Paul Brizzi;  Roger Allers;  Tomm Moore.

Duração: 85 minutos.

Classificação: Livre

Sinopse: A animação é baseada no best-seller “O Profeta”, escrito nos anos vinte pelo poeta libanês Khalil Gibran. Trata da história de Mustafa, um prisioneiro político que, por acaso do destino, conhece uma menina de oito anos, Amiltra. Ele partilha com ela a sua sabedoria e os seus poemas, através de nove histórias com mensagens de paz, amor, amizade e fraternidade.

 

Filme: A PALESTINA BRASILEIRA (2017)

Direção: Omar L. de Barros Filho.

Duração: 79 minutos.

Classificação: Livre.

Sinopse: Com cenas filmadas no sul do Brasil e no Oriente Médio, o documentário revela as raízes, o grau de integração, a sensação de pertencimento de seis famílias alcançadas pelos preconceitos, perseguições e guerras. Questiona sua atual condição, e mostra como homens, mulheres e jovens se situam frente aos seus direitos e aos valores éticos e religiosos de sua cultura tradicional.

Contação de histórias para crianças

Realizada por Nilva Bello, a atividade contará com narrações de contos clássicos extraídos das Mil e Uma Noites e conhecidos por adultos e crianças de todo o mundo, tais como Aladim e a lâmpada maravilhosa, Ali Babá e os quarenta ladrões, entre outros.

Espaço Khalil Gibran:

Trata-se de uma tenda montada para homenagear os 135 anos de nascimento do escritor libanês, autor de importantes obras, entre elas O Profeta. Neste espaço, será possível ler alguns de seus livros, saborear um chá e escutar boa música, além de conhecer mais sobre sua biografia.

Rodas de conversa e palestras:

Os temas são diversificados e vão desde a culinária árabe, passando pela questão palestina, a contribuição dos árabes para nossa história, entre outros. Contará com a participação de convidados especialistas nos assuntos elencados.

Apresentações de dança e oficinas com grupos e artistas convidados:

O público poderá conferir apresentações de danças folclóricas e dança do ventre. Além disso, algumas oficinas serão realizadas, onde mulheres poderão aprender um pouco mais sobre a maquiagem árabe, bailarinas e músicos terão a oportunidade de entender mais sobre percussão e o público geral poderá aprender como tocar o “snujs”, címbalos de metal tocados pelas bailarinas enquanto dançam.

 

Apresentações de música árabe e mediterrânea com grupos e artistas convidados: Banda Kervansarai

Bernardo Bittencourt é alaudista, multi-instrumentista e compositor. Estudou no Beşiktaş Müzik Merkezi (Turquia), Egito, Líbano e Azerbaijão onde se especializou em sistemas musicais étnicos de cada um desses países. Em 2008, criou o grupo “Kervansarai” que explora sonoridades do mundo Árabe, Mediterrâneo e Cáucaso. É um músico que une o tradicional e o contemporâneo através de gêneros que expressam beleza e espontaneidade vislumbrando pontes culturais entre o Brasil e suas origens. O grupo é formado por Bernardo (alaúdes e ganun), Bety Vinyl (derbake e cajón), Hugo Coêlho (violão) e Igor Diniz (contrabaixo).

Diversidade e gastronomia

Além das atividades previstas para ocorrerem na Biblioteca Nacional de Brasília, o Icab também vai promover outros dois eventos que completam essa programação:  a Feira da Diversidade Culinária Árabe que será realizada no próprio Instituto, no dia 22 de setembro, e o jantar de encerramento da Semana Árabe, repleto de apresentações e artistas convidados e cujos ingressos, limitados, os ingressos estão a venda nno valor de R$150 pelos telefones 3272-0008 /  3273-3050 / 99824 0503.

 

Serviço

Segunda Semana Árabe

Data: 26 a 29 de setembro.

Local: Museu Nacional da República

Site: semanaarabe.fearab.org

Informações (61) 3272-0008

Exposição “De Córdoba a Granada: detalhes de uma presença árabe na Andaluzia”

Data: 26 de setembro a 12 de outubro.

Visitação: Quarta a sexta, das 14h às 20h, sábado, das 9h às 14h.

 

Mahur Trio

28 de setembro

Horário: 19h

Ópera – Abu Hassan

28 de setembro

Horário: 18h30

 

Mostra de Cinema Árabe:

26 a 29 de setembro

A última estação – 26 de setembro – Horários: 15h e 17h

O profeta – 27 de setembro – Horários: 15h e 18h

A Palestina Brasileira– 28 de setembro – Horários: 14h30 e 16h

O profeta; A Palestina Brasileira; A última estação – 29 de setembro – Horário: 9h às 14h

 

Contação de histórias para crianças

26 a 29 de setembro

Horário: Quarta a sexta, das 14h às 15h, sábado às 10h

Espaço Khalil Gibran

26 a 29 de setembro.

Horário: Quarta a sexta, das 14h às 20h, sábado das 9h às 14h.

Rodas de conversa e palestras:

26 a 28 de setembro

Horário: 17h às 19h – programação completa no site do evento

Apresentações de dança e oficinas com grupos e artistas convidados

26 a 28 de setembro.

Horário: 18h às 20h.

  

Apresentações de música árabe e mediterrânea com as

Bandas Kervansarai e Mahur Trio, além de participação de bailarinas e bailarinos convidados

29 de setembro

Local: Brasília Palace Hotel

Horário: 20h

 

Feira da Diversidade Culinária Árabe

22 de setembro

Local: Instituto de Cultura Árabe

Horário: 12h às 17h

 

Edição: Su Maestri

Compartilhe:

Compartilhe

Comentários

Comentários

Veja Também

Quem Escreve

Sueli Maestri

Sueli Maestri

Nathália Maestri

Nathália Maestri

Categorias

Somos um Blog Associado ao Wine Media Awards e ao Enoblogs.

Veja também

Em Alta