1359123832204_BY7A9228

BOCELLI: O TENOR E SEUS VINHOS

Toscana, terra dos etruscos, que reinavam antes da expansão do Império Romano, hoje,  região de grande tradição vitivinícola, é o berço da família Bocelli

O italiano Andrea Bocelli considerado o tenor de maior sucesso na história da música clássica, chega ao Brasil neste mês para a turnê em comemoração  aos 20 anos de seu álbum “Romanza” e aos 60 anos de vida. Não é só de música que vive o ovacionado tenor, para quem não sabe, ele é também um produtor de vinhos de excelência. Depois da música e dos cavalos, a sua grande paixão são as bebidas produzidas na propriedade da  família há mais de 200 anos em Lajatico, no coração do Val d’Era, na Toscana. A pequena cidade fica na província de Pisa, a cerca de 50 km de Florença.

Em parceria com o irmão Alberto, arquiteto de formação, Andrea  comanda a renomada vinícola Bocelli Family Wine, que está em atividade desde 1831,  na esteira da grande tradição vitivinícola da região italiana.

Tradição Secular

A história da família inicia-se há quase três séculos com o patriarca, Bartolomeo Bocelli, que na época trabalhava nas terras do príncipe Corsini. Anos depois, Gaspero Bocelli, seu filho, compra uma pequena propriedade rural em Lajatico para cultivo de grãos, oliveiras, mel e criação de gado para o consumo da família. Mais tarde, Alcide Bocelli, avô de Alberto e Andrea, herda a propriedade, e, juntamente com o filho Alessandro – comerciante de máquinas agrícolas – expande os vinhedos e moderniza as instalações para a produção.

Andrea e Alberto Bocelli caminham nos vinhedos em Lajatico

Quando Alessandro Bocelli adoece gravemente, no final da década de 1990, o desejo de ambos os filhos – Andrea já gozava de sucesso e reconhecimento –  era mostrar-lhe, antes de morrer, seu vinho engarrafado. Mas eles não tiveram tempo, pois em 2000 o pai morre. Foi então que ambos decidiram renovar a vinícola e os vinhedos e começar um sério processo de produção com a ajuda do engenheiro agrônomo e enólogo Paolo Alfredo Tocchini Caciorgna.

Os vinhos, a Azienda

Hoje, a vinícola conta com cerca de 130 hectares, dos quais sete são vinhedos, e tem como base uma administração familiar, onde cada um tem uma participação definida. O comando é de Alberto e  Andrea Bocceli, um pouco mais distante devido às turnês internacionais, mas sempre atento aos negócios. Foi ele quem inicialmente estimulou o plantio de novos vinhedos no lugar, que anteriormente só cultivava uvas típicas locais.

 A propriedade ocupa uma área que concentra vinhedos antigos, com mais de 70 anos, e cresce no cultivo de varietais toscanas como: Sangiovese, Canaiolo, Colorino, Malvasia e Trebbiano. Atualmente, a casta francesa Cabernet Sauvignon tem lugar de destaque na propriedade e os vinhedos recebem atenção especial com cultivo e manejo totalmente sustentável, sem uso de defensivos químicos.

O vinhedo de 3 hectares de Cabernet está situado em um platô alto no meio de dois rios e recebe luz solar durante todo o dia. A consistência do terreno é um mescla de areia e argila que dá complexidade estrutural ao vinho. Foi através de uma análise cuidadosa que seu terroir foi totalmente adequado para a uva, que teve sua videiras plantadas há dez anos e hoje têm excelente produção.


Há sete anos, a família Bocelli expandiu sua produção, por meio de parcerias com outros produtores conceituados da região. O resultado dessa parceria foi um Sangiovese fresco e fácil de beber, além de um Prosecco encantador. Atualmente, a Bocelli Family Wines  produz cerca de 400 mil garrafas por ano que são destinadas ao mercado internacional. No Brasil, os vinhos são importados pela ItáliaMais Importadora.

Além de vinhos, hoje a família também produz conhaque, azeite extra-virgem, obtido exclusivamente de oliveiras plantadas nas colinas de Pisa, mel de acácia e millefiori. O local recebe ainda visitantes do mundo todo, mediante reserva prévia, para degustações guiadas.

 Enólogo das estrelas

O enólogo da Bocelli Family Wines é o renomado Paolo Caciorgna, que também criou vinhos para o pop star Sting. Ele tornou-se um dos profissionais mais respeitados e  procurados na Itália, além de ser muito conhecido no mercado internacional por seus vinhos de elevada expressão e autenticidade. Filho de fazendeiros e produtores de vinhos em Casole d’Elsa, o amor pela bebida sempre esteve no DNA de Paolo – que possui grande sensibilidade para compreender as diferentes identidades territoriais que tornam extraodinária a produção de vinhos italianos.

Rótulos Bocelli Family Wines no Brasil

  • Bocelli Tenor Red IGT Safra 2016

Um corte de 34% de Cabernet Sauvignon (região de Bolgheri). 33% de Sangiovese e 33% de Merlot,  (ambas de vinhedos da zona do Morellino di Scansano). Cor vermelho rubi intenso e brilhante com reflexos violáceos. No nariz o vinho caracteriza-se em um bouquet elegante, complexo e com variações de flores, frutas escuras como cassis, especiarias (sálvia) e de frutas silvestres como cereja e toque de cacau. As notas aromáticas encontradas no nariz confirmam-se em boca trazendo frutas maduras e leve picância, atestando a supremacia desse supertoscano que se faz elegante, fino e equilibrado. (13,5%).

Excelente para acompanha carne de porco, cordeiro, guisados de sabor intenso e queijos envelhecidos

 

  • Bocelli Sangiovese Rosso Toscana IGT Safra 2015

100% Sangiovese da região de Pisa. De cor vermelho rubi brilhante. No nariz predomina as aromas de frutas vermelhas maduras, cerejas Morello, tabaco, chocolate amargo e notas herbáceas. A vinificação foi realizada em tanques de aço inoxidável e cimento por 20 dias e 33% do vinho envelheceu em barricas de carvalho por  4 meses. Corpo médio, taninos redondos e macios. Final de boca muito agradável e persistente. Um vinho muito  gastronômico e proporciona uma grande harmonização com pastas com tomate fresco e manjericão e queijo parmesão

 

  • Bocelli Chianti Safra 2016

Corte com 80% Sangiovese e 20% Merlot, uvas provenientes de vinhedos de  Montalcino.  Sem estágio em madeira,  este Chianti foi maturado em tanques de aço inoxidável e em tanques de concreto pelo período de 6 meses. Cor vermelho rubi brilhante. No nariz notas florais e frutadas com ligeira picância, chocolate amargo, especiaria branca, avelãs e cereja preta. Vinho de corpo médio e agradável no palato.  Harmoniza bem com massa com ragú ou tomates, steak ou queijos maturados.

 

Serviço:
Importadora exclusiva dos vinhos da Bocelli Family Wines no Brasil:
Itália Mais Exclusive Wine
Endereço: R. João Lourenço, 683 – Vila Nova Conceição, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3044-1116
E-mail: italiamais@italiamais.com.br

* A loja para venda dos produtos da Família Bocelli fica na Via Volterrana, 37 – Loc. La Sterza e está aberta de segunda a sexta das 09h30 às 12h30 15h30 às 18h30. 

Edição: Su Maestri

Compartilhe:

Compartilhe

Comentários

Comentários

Veja Também

Quem Escreve

Sueli Maestri

Sueli Maestri

Nathália Maestri

Nathália Maestri

Categorias

Somos um Blog Associado ao Wine Media Awards e ao Enoblogs.

Veja também

Em Alta