Lote chega com 1,2 mil garrafas de um corte entre as variedades Merlot, Pinot Noir e Nebbiolo, elaboradas nas duas primeiras ânforas feitas com argila da propriedade da Lidio Carraro
O projeto é inédito no Brasil e chega com a proposta de oferecer um vinho único e surpreendente, fermentado em recipientes de terracota – cerâmica – produzidos com a argila do solo da propriedade da Lidio Carraro em Encruzilhada do Sul, Serra do Sudeste Gaúcho. O vinho da Safra 2018 é um corte das variedades Merlot, Pinot Noir e Nebbiolo, e expressa a filosofia purista da vinícola instalada no Vale dos Vinhedos. Colecionadores e apreciadores de vinhos inusitados poderão adquirir as 1,2 mil garrafas em avant-première durante a Wine South America.
Idealizado pelos irmãos Giovanni Carraro, enólogo responsável e Diretor Técnico, e Juliano Carraro, enólogo e Diretor Comercial, o projeto avança na busca de vinhos com expressão autêntica, desta vez com uma porção adicional de terroir, literalmente. “A ideia nasceu do desejo de proporcionar a mais íntima relação entre as uvas e o solo do nosso terroir. Por isso, extraímos a argila dos nossos vinhedos”, esclarece Juliano Carraro. Cozidas a 1.200°C, a argila foi transformada em cerâmica não vitrificada. O processo de fabricação das ânforas foi conduzido por uma oleira gaúcha.
Foram escolhidas as variedades Merlot, Pinot Noir e Nebbiolo, pois são uvas com identidade, corpor e complexidade e, ao mesmo tempo, permitem destacar com nitidez a mineralidade que o contato com as ânforas pode proporcionar. “Inspirado no conceito purista de resgate à essência, estas uvas buscam refletir o contato íntimo do solo com a identidade dos vinhos para a expressão do terroir em sua máxima pureza. Nossas ânforas mantém a porosidade do material natural”, comenta o enólogo Giovanni Carraro.
A Lidio Carraro aproveita a Wine South America, que acontece de 26 a 29 de setembro em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, para realizar a avant-première. Durante a feira, a vinícola estará disponibilizando 600 cotas deste vinho, cada uma com direito a duas garrafas por CPF. Uma oportunidade em primeira mão para quem aprecia vinhos Premium e Ultra Premium, feitos para colecionadores. “Estabelecemos duas garrafas pensando na experiência do apreciador que pode abrir e degustar a primeira, deixando a segunda para mais tarde. Assim, será possível acompanhar a evolução do vinho”, explica o enólogo. A previsão é de que o vinho seja entregue em 2020. O valor de cada cota é R$ 549 com frete grátis para capitais e regiões metropolitanas. Além de ter acesso a este primeiro lote do projeto, o comprador também passa a ser membro do Lidio Carraro Collection Club.
O processo de elaboração
Cada variedade fermentou separadamente nas ânforas (são duas ânforas, cada uma com capacidade 500 litros) por um período de 12 a 25 dias, permanecendo por mais 20 dias para finalização da fermentação malolática. Em 100% do processo, foram utilizadas leveduras naturais ou “indígenas”. Os vinhos permaneceram, em média, 90 dias em ânforas, sendo após acondicionados em pequenos tanques de aço inox para proporcionar o resfriamento, ajudando na limpidez para o processo natural de decantação. Após esse período, os vinhos foram mesclados em justas proporções, buscando valorizar características relevantes da cada casta. “É possível perceber a evidência da mineralidade agregada pela ânfora”, relata o enólogo responsável. O vinho ainda fará mais um estágio de 60 dias nas ânforas antes de ser engarrafado, devendo permanecer por pelo menos 12 meses na vinícola antes de ser disponibilizado ao comprador.
Lidio Carraro Collection Club
Amantes do vinho que buscam experiências em torno de rótulos únicos já podem contar com o Lidio Carraro Collection Club, um clube criado pela Lidio Carraro Vinícola Boutique para proporcionar aos apreciadores da bebida momentos de raro prazer. Além de receber três vezes por ano uma seleção de dois rótulos inigualáveis em casa, os membros também usufruem de condições diferenciadas como degustações particulares e valores especiais em compras presenciais e online. São diversas opções de pacotes que variam de R$ 209 a R$ 539 por seleção. As vantagens e benefícios mudam conforme a modalidade, mas sempre com caráter exclusivo, contemplando diferentes paladares.
Internacionalização da marca começa pelo Chile
Faces in the World vai chegar a outros continentes levando a filosofia purista que acompanha a vinícola do Vale dos Vinhedos desde sua criação em 2001
Totalmente repaginada, a linha Faces, que brindou eventos mundiais como a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016, conquista o mundo. A viagem começa pelo Chile e prevê ações em outros países da América Latina, mas a proposta a médio e longo prazo é conquistar outros continentes. Com foco na exportação, a Lidio Carraro Vinícola Boutique aposta no projeto como forma de inaugurar sua filosofia purista em outros terroirs do planeta.
O projeto de internacionalização começa com o Faces de Chile. São dois rótulos: Faces Cabernet Sauvignon e Faces Sauvignon Blanc, com uvas cultivadas às margens do rio Maule, província de Talca, no coração do Vale do Maule, seguindo o método Purista da Lidio Carraro, ou seja, com a aplicação da ideologia de empregar a mínima intervenção para maximizar a expressão natural do vinho, neste caso em terroir chileno. Os vinhos estão disponíveis na boutique, na loja virtual, para os revendedores da Lidio Carraro e restaurantes em todo o país. O valor sugerido é de R$ 49,90 a garrafa.
A vinícola mantém tratativas com outros países da América Latina, prevendo ampliação para outros continentes a médio e longo prazo. “O vinho comunica sonhos, sentimentos, ideais e o prazer de viver as boas coisas da vida. Estamos inaugurando um projeto de elaboração e vinhos de qualidade superior sob a filosofia purista da Lidio Carraro em diferentes terroirs do mundo”, destaca a Diretora de Marketing, Patrícia Carraro. Faces in the World identifica as diversas faces de um povo, de uma cultura, de uma terra, da identidade de uma nação, na sua essência, através da interpretação da vocação das cepas mais representativas do mapa do vinho.
Com este projeto a vinícola aposta no fortalecimento das exportações, processo que iniciou em 2005 e de lá para cá acumula um histórico de já ter exportado para 28 países. Hoje, a Lidio Carraro está presente nos principais mercados de vinho do mundo. Nos Estados Unidos, com distribuição nacional, os vinhos puristas podem ser encontrados nas cartes de renomados restaurantes como Fogo de Cjhão, Texas de Brasil e City Winery. Já na Inglaterra, seus rótulos estão presentes em uma das lojas de vinho mais exclusivas do centro de Londres, a Soho Wine Supply, e também nos varejistas on-line Slurp, que trabalham somente com vinhos muito particulares. Na França, e especificamente em Paris, os vinhos da Lidio Carraro caíram no gosto exigente de um público experiente no mundo do vinho e podem ser encontrados na famosa e prestigiada loja de vinhos Lavinia.
A filosofia
Desde a fundação da vinícola, em 2001, a Lidio Carraro focou na elaboração de vinhos com estilo próprio e excelência, resgatando a pureza de expressão de cada variedade. Assim, a vinícola traduz a essência do terroir de origem. Deste conceito nasceu um método próprio de produção e gestão: filosofia purista, uma fusão entre conhecimento, técnica e arte em busca do vinho ideal. Para isso, os vinhedos são próprios, a colheita é manual, a produção é limitada e a vinificação é feita respeitando em parcelas de cada vinhedo. Os vinhos são elaborados sem madeira, sem filtração (exceto para os vinhos que não fazem fermentação malolática), sem adição de açúcar e o reconhecimento das uvas é por gravidade, com clarificação a frio e segue até o engarrafamento sem aditivos.
OS VINHOS
Faces de Chile Cabernet Sauvignon é um varietal (85%) complementado com Carmenère (8%) e Cabernet Franc (7%) para compor um vinho de expressão única. As uvas são provenientes dos vinhedos próprios da família Guerra, na região do Maule, e foram vinificadas seguindo os princípios da Filosofia Purista da Lidio Carraro. Um vinho que surpreende pela intensidade aromática, corpo e equilíbrio. Notas de frutas negras maduras, especiarias e chocolate. Taninos maduros e macios, com boa estrutura e agradável frescor e persistência.
Faces de Chile Sauvignon Blanc é um varietal (90%) complementado com Chardonnay (7%) e Viognier (3%) para compor um vinho de personalidade. As uvas são provenientes dos vinhedos da família Guerra, que ficam às margens do rio Maule, e foram vinificadas seguindo os princípios da Filosofia Purista da Lidio Carraro. Um vinho com grande intensidade aromática, frescor e equilíbrio. Notas de maracujá, frutas cítricas, com um toque vegetal e mineral. Ao paladar é frutado, com bom volume de boca, refrescante e persistente.
Lidio Carraro Collection Club atrai fãs de experiências únicas
Três vezes por ano, assinantes receberão em casa um conjunto de rótulos “de linha” e rótulos exclusivos, além de usufruir de vantagens particulares na boutique e loja virtual
Amantes do vinho que buscam experiências em torno de rótulos únicos já podem contar com o Lidio Carraro Collection Club, um clube criado pela Lidio Carraro Vinícola Boutique para proporcionar aos apreciadores da bebida momentos de raro prazer. Além de receber três vezes por ano uma seleção de rótulos inigualáveis em casa, os membros também usufruem de condições diferenciadas como degustações particulares e valores especiais em compras presenciais e online.
São diversas opções de pacotes que variam de R$ 209 a R$ 539 por seleção. As vantagens e benefícios mudam conforme a modalidade, mas sempre com caráter exclusivo e particular, contemplando diferentes paladares. Cada membro tem acesso a safras históricas da adega privada da família e prioridade na compra de lançamentos. Degustações verticais estão reservadas especialmente para os participantes das modalidades do clube. “Tudo foi pensado e moldado com o objetivo de aproximar os mais fieis amantes do vinho à filosofia purista da Lidio Carraro”, explica o Diretor Comercial, Juliano Carraro.
Os membros do Collection Club têm acesso a rótulos únicos, lapidados a partir de safras excepcionais. Eles recebem vinhos inigualáveis no conforto de sua casa. A seleção é criteriosa, feita por especialistas da vinícola. Todos os rótulos enviados são acompanhados de material gráfico com informações sobre cada lote de vinho, incluindo fichas técnicas, sugestões de harmonização e serviço.
Quem fizer parte do Lidio Carraro Collection Club terá tratamento diferenciado com degustações especiais e experiências exclusivas nos diversos eventos do calendário nacional da vinícola, além de valores especiais na aquisição de quaisquer produtos do portfólio em compras presenciais na boutique da vinícola ou por meio da loja virtual.
O projeto está sendo inaugurado durante a Wine South America, que acontece de 26 a 29 de setembro em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Para se tornar um cliente VIP Lidio Carraro é necessário fazer a inscrição pelo site www.lidiocarraro.com. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 54 2105.2596.
COMO FUNCIONA
Valor – Existem modalidades distintas com valores adequados as vantagens e rótulos que constam em cada uma delas. Os valores variam de R$ 209 a R$ 539 por envio. Valores especiais na aquisição de pacotes anuais ou com mais garrafas por envio.
Data de envio – Os são programados entre o membro e a vinícola. São três envios por ano. Os primeiros envios estão programados para outubro e novembro deste ano, com períodos definidos para 2019 nos meses de fevereiro e março, junho e julho e novamente em outubro e novembro, totalizando três envios por ano. Nos demais meses, seleções verticais, safras históricas e rótulos exclusivos serão disponibilizados para aquisição restrita aos membros do clube.
Vinhos – São sempre dois rótulos distintos, mas cada membro escolhe se quer uma garrafa de cada, duas ou três, o que muda o valor.
Pagamento – A assinatura do clube é efetuada através de cobrança por cartão de crédito e a assinatura continuada terá débitos automáticos nos meses de envio.
Valor do frete – O frete é grátis para as capitais e diversas regiões metropolitanas. Nas demais localidades os assinantes dispõem de um custo reduzido de frete.
Modalidades – O cliente pode optar por uma das três categorias do Clube: Entusiasta, Essencial e Elevado.
Edição: Su MAestri
Crédito Fotos: Alba Arte