Com o crescimento da expectativa de vida dos brasileiros, cuidar da alimentação e da saúde se tornou prática comum. Para se ter uma ideia, o mercado de produtos naturais cresce em média 12,3% ao ano, segundo pesquisa da agência Euromonitor Internacional. Nessa perspectiva de crescimento, Brasília ganha destaque, já que a capital federal é a região do país com maior consumo de frutas e verduras por habitante, segundo pesquisa do Ministério da Saúde e só o mercado de orgânicos do DF chega a movimentar 30 milhões por ano.
Na busca por atender a demanda desse cliente, que é bem mais exigente e consciente é que a Shizen, tradicional loja de produtos naturais, ampliou sua atuação. No próximo dia 6 de outubro, a marca reinaugura sua loja da 407 Sul. Mais ampla e moderna, agora os clientes encontram tudo em um só lugar: produtos a granel, frutas e verduras orgânicas, produtos sem glúten e sem lactose, low carb, cosméticos naturais, aves e carnes sem hormônios, entre outros. “Nesses 11 anos de mercado percebemos que o perfil do nosso cliente mudou. Hoje, vejo que as pessoas estão mais conscientes e buscam se alimentar melhor para prevenir doenças e para ter uma melhor qualidade de vida, além disso, percebemos que os clientes estão em busca de praticidade e qualidade, por isso decidimos ampliar a gama de produtos que oferecemos, agora a Shizen tem tudo que o consumidor precisa em um único lugar” diz Márcio Mikami, proprietário do estabelecimento.
É bem verdade que o mercado se adapta para atender às demandas do consumo, esse é o princípio da economia e é por isso que a cidade vive um “boom” de lojas especializadas em produtos naturais. “Quando começamos no ramo, haviam poucos lugares que vendiam produtos naturais e foi justamente por perceber essa lacuna de mercado que resolvemos investir no ramo. Hoje ficamos felizes em perceber que as pessoas estão mais preocupadas com a saúde e que o mercado se fortaleceu, acredito que o crescimento do segmento não é só modismo e sim uma mudança no comportamento do consumidor” diz Mikami.
A verdade é que se antes os consumidores eram resistentes aos produtos naturais, hoje, a realidade é bem diferente, pelo menos é o que indicam os números. Apenas em 2017 o mercado movimentou cerca de 93,6 bilhões, o que mostra que esse tipo de alimento já faz parte do cardápio dos brasileiros e a tendência é que isso se amplie ainda mais, já que a boa alimentação previne doenças como hipertensão, obesidade e diabetes, que são a causa de um grande número de mortes no Brasil.
A filosofia da Shizen é justamente o da prevenção, por isso, com a reformulação da loja, o local passa a oferecer cursos e palestras na área da saúde e bem-estar, para fornecer ao cliente não só a opção de consumo dos produtos, mas a educação preventiva. “A filosofia da prevenção vem de família, e isso foi o que sempre quis passar para os clientes da Shizen. Nossa ideia é conscientizar nosso consumidor que apostar numa alimentação mais saudável é na verdade um investimento, já que através da alimentação se evita diversas doenças. Quem procura se alimentar melhor, com certeza tem uma melhor qualidade de vida e vive mais, e é isso que Shizen quer trazer: saúde e bem-estar” conta Márcio.
Shizen
Unidade 100 Sudoeste
CLSW 100 Bloco A Loja 02.
Telefone: 61-3967-6700
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 9h às 20h e Sábado das 9h às 15h.
Unidade 303 Sudoeste
CLSW 303 Bloco A Loja 12
Telefone: 61 – 3045-2700
Unidade 407 Sul
CLS 407 Bloco B Loja 14 – Asa Sul
Telefone: 61-3242-3644
Unidade 716 Norte
SCRN 716 Bloco D Loja 30
Telefone: 61- 3273-0000
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 9h às 20h e Sábado das 9h às 15h