44359804_343495642887135_7742372630639935488_n

No Cerrado goiano, o Vinhedo Girassol avança na produção dos vinhos da sua primeira safra

A Syrah e o cerrado goiano

E o vinho nacional avança rumo  ao cerrado brasileiro, que já mostrou possuir um terroir de ótima qualidade para produção de vinhos finos. Não é por acaso que diversos vinhedos estão sendo formados na região de Goías com excelentes avaliações de especialistas.

Sérgio Hermeto Resende

A variedade que melhor se adaptou por essas bandas foi a Syrah, que sofre grande influência do terroir onde é cultivada. E o interessante sobre essa casta é que são tantas hipóteses sobre a sua origem, que remonta  a 310 a.C.,  e  envolvem histórias épicas na  Itália, que tem como protagonista  o tirano Agathocles rei de Siracusa na Sicília, que teria trazido consigo mudas de vinhas de Syrah durante suas andanças pelo Egito. De lá as vinhas teriam se espalhado pelo sul da França, Pérsia,  Grécia,  e até mesmo a Albânia.

Aqui no cerrado a Syrah produz vinhos com muita intensidade, e com excelente corpo, provenientes dos dias bastante  ensolarados, noites frescas e solo com pouca umidade. Essas características tão favoráveis vem inspirando muita gente a produzir seus vinhos em terroir goiano, e esse  é o caso do empresário Sérgio Hermeto Resende que este ano colheu sua primeira safra de inverno.

Vinicius Martins Veloso

Wine Tour Vinhedo Girassol

Curiosa para ver de perto o mais novo  vinhedo do cerrado, fui,  à convite do  produtor Sérgio Hermeto conhecer seu vinhedo de Syrah a cerca de 65 km de Brasília. O empreendimento com beleza natural exuberante, é  composto   de cachoeira, área para camping, piscina de água natural,  passeio à cavalo, e até uma tirolesa para o público que frequenta o local.

O vinhedo  de Syrah é uma capítulo à parte,  e posso garantir que gostei muito do que vi. Vinhas bem cuidadas e supervisionadas pelo agrônomo  Vinícius Martins Veloso, que  realizou  no vinhedo a dupla poda para alterar o ciclo natural da videira, desviando o período de maturação da uva para o inverno. A primeira colheita da safra 2018 foi realizada no final de agosto e foram colhidos 1.300 kg. O agrônomo garantiu que, para o próximo ano, a safra será bem maior e a estimativa de colheita para 2019 será de cerca de 10 mil  Kg de uva.

O vinho “ Terroir Girassol – Safra 2018”

Os vinhos da primeira safra do Vinhedo Girassol  já foram batizados com o nome “ Terroir Girassol”, e chegará ao mercado ao preço médio de R$ 145. A vinificação  está sendo realizada em Paraúna- GO, na Vinícola Serra das Galés. Dos 1300 kg. foram produzidas 800 garrafas que já estão em barricas de carvalho francês e americano de primeiro uso, e deverão permanecer por seis meses para maturação. De acordo com o produtor Sérgio Hermeto, o vinho está evoluindo bem e dentro do esperado, e  sob a supervisão permanente do enólogo Valdir Cristofoli, experiente em vinhos do cerrado, e que é o responsável técnico pela produção e pelo controle de qualidade.

Para amantes de vinho é da natureza, a experiência é gratificante  e recomendada!

WINE TOUR VINHEDO GIRASSOL
Valor: R$ 250,00 por pessoa
Neste valor está incluído: transfer saindo do Plano Piloto, receptivo com espumantes e algumas delicias produzidas na casa,  guia especializado em vinhos, passeio no vinhedo e pausa no mirante da montanha e um almoço harmonizado com vinhos de colheita invernal.

Edição e imagens: Su Maestri

Compartilhe:

tags:
Compartilhe

Comentários

Comentários

Veja Também

Quem Escreve

Sueli Maestri

Sueli Maestri

Nathália Maestri

Nathália Maestri

Categorias

Somos um Blog Associado ao Wine Media Awards e ao Enoblogs.

Veja também

Em Alta