Deixar a criatividade fluir pode ser o melhor caminho para a execução de excelentes pratos. É o caso do Bife Enganado (R$77), iguaria exclusiva do Tejo Restaurante, que não está nem mesmo fixada no cardápio, mas faz muito sucesso entre os clientes.
A origem do prato veio do Rio, onde um cozinheiro tinha que preparar um bife ao molho português. Mas, talvez devido à distração do mestre cuca, acabou fazendo um molho com vinho branco, alho, caldo de carne e limão. O erro foi percebido, mas, ao contrário do que pensava o cozinheiro, a bronca não veio. Pelo contrário: ele foi parabenizado por ter se enganado. Daí, surgiu o Bife Enganado, servido com o molho descrito acima e acompanhado de batatas palito fritas.
Para harmonizar, o sommelier da casa, Eugenio Cue, indica o rótulo Yllera 9 meses (R$159), um Tempranillo de Ribera del Duero y Toro, que passou nove meses em barricas de carvalho americano e francês. No nariz, é frutado, com toques de framboesa, mirtilo, amora e pimenta. No fundo, um leve toque de baunilha. É um vinho elegante e fácil de beber. Para adoçar a vida depois de um prato tão peculiar, Manuelzinho Pires indica o Rocambole de Chocolate ou o clássico Pastel de Nata.
Tejo Restaurante
Horário de funcionamento da casa: de terça a sábado das 12h às 15h e das 19h às 00h e domingo das 12h às 17h
Endereço: 404 Sul, Bloco B, loja 27
Telefone: 3264 – 7005
Facebook: Tejo Restaurante