Pastel de nata- Nai Olliver

As doçuras de Portugal no Tejo Restaurante

Uma das preciosidade do Tejo são doces cheios de história e tradição

Pasteis de nata

Que o Tejo Restaurante é um cantinho de Portugal em Brasília todo mundo sabe. Mas o que muitos podem não saber é a quantidade de doces portugueses tradicionais que a casa oferece, todos eles com muita história, e a  principal característica  é que a maioria  é preparado com ovos.

Surgimento dos doces conventuais em Portugal

Entre os séculos XVIII e XIX, Portugal era o maior produtor de ovos da Europa. As claras eram exportadas e usadas como elemento purificador na produção de vinho branco e para engomar roupas, principalmente nos conventos portugueses.  As gemas eram inicialmente colocadas no lixo ou dadas a animais como alimento. Mas, com a chegada do açúcar das colônias portuguesas, o cenário mudou: as freiras, que muitas vezes iam para os conventos somente por imposição social, começaram a passar o tempo misturando açúcar com ovos. Daí surgiu o nome Doces Conventuais, que vêm de Convento.

Siricaia

Mas, a partir de meados do século XVIII, quando foi decretada a extinção das Ordens Religiosas em Portugal, as freiras e monges foram confrontados com a necessidade de angariar dinheiro para seu sustento. A venda de Doces Conventuais foi uma das formas encontradas para melhorar a situação financeira.

No Tejo, é tanta opção que escolher só uma fica difícil:  Sericaia, feita com leite condensado e ovos;  Ovos moles com canela ou  amêndoas;  Encharcada de fio de ovos, que leva ovo, água e açúcar; Ovos nevados, as Farófeas, claras de ovo cozido com calda de ovos nevados;  Rocambole de chocolate com baba de moça; Torta de nozes com baba de moça e calda de goiaba, e, claro, não poderia faltar o clássico Pastel de Nata, que leva creme de leite e ovos em uma massa folhada deliciosa. E, para harmonizar com essas delícias, o sommelier da casa, Eugenio Cue, indica dois rótulos: o Sol Fa Soul Moscatel (R$99) e o Vinho do Porto Taylor’s (R$58 a taça).

 

Torta de nozes e baba de moça

Serviço

Tejo Restaurante – Doces tradicionais portugueses

Horário de funcionamento da casa: de terça a sábado das 12h às 15h e das 19h às 00h e domingo das 12h às 17h

Endereço: 404 Sul, Bloco B, loja 27

Telefone: 3264 – 7005

Facebook: Tejo Restaurante

 

Edição: Su Maestri

Imagens:  Agência Extrema

Compartilhe:

Compartilhe

Comentários

Comentários

Veja Também

Quem Escreve

Sueli Maestri

Sueli Maestri

Nathália Maestri

Nathália Maestri

Categorias

Somos um Blog Associado ao Wine Media Awards e ao Enoblogs.

Veja também

Em Alta