A convite da sua importadora Del Maipo, Pascal Marty, nome de peso no mercado global de vinhos, estará em Brasília no dia 1º de fevereiro no Restaurante Dom Francisco da Asbac para o Avant Première de seu novo vinho: um varietal Sauvignon Blanc elaborado com leveduras japonesas de saquê e fermentado a baixíssima temperatura.
Marty irá conduzir a degustação da Avant Première especialmente para o público da Brasília, deste, considerado seu vinho mais inusitado, cujo nome e rótulo ainda não foram divulgados, pois só no lançamento oficial que acontecerá em junho no Japão essas informações serão divulgadas. No Brasil, o vinho chegará rotulado em outubro, e além do Sauvignon Blanc, a safra de 2019 trará também uma versão com a uva Chardonnay.
O jantar harmonizado será assinado pelo chef Francisco Ansiliero do Restaurante Dom Francisco (Asbac), e contará com uma sequência de 7 vinhos premium da Viña Marty situada no Chile.
Confira, abaixo, o menu, assinado por Francisco Ansiliero, que custa R$180 por pessoa e deve ser pago antecipadamente via transferência para a conta 425557-7 / agência 0452-9 Dom Francisco Ltda:
- Welcome Drink: Viña Marty Branco
Servido com corte de Baby picanha de tilápia empanada e molho tártaro
- Avant Première do vinho Sauvignon Blanc Fermentado com Leveduras de saquê em baixas temperaturas
- Viña Marty Chardonnay
- Love Branco corte Chardonnay e Sauvignon Blanc
Prato de Harmonização para os três vinhos de entrada: Salada Mare e Monte – legumes grelhados, frutos do mar e os cogumelos especiais que foram introduzidos na gastronomia pelos índios Ianomâmi.
- Pirca Syrah Gran Reserva
Prato de Harmonização: Nhoque ao Burro e Sálvia
- Corazón de Indio
Prato de harmonização: Chorizo de Black Angus com farofa de ovos
- SER Syrah
Prato de Harmonização: Carré de Cordeiro com cremolata de menta acompanhado de batata sauté.
Inclui Sobremesa, água e café.
Vinho de leveduras japonesas: Uma experiência sensorial
Apaixonado pela cultura japonesa, Pascal Marty que por motivos profissionais faz inúmeras viagens a Japão, encantou por seu produto mais emblemático: o saquê. Uma bebida que tem desempenhado um papel central a centenas de anos na vida e cultura daquele país. Da convivência com os japoneses, aprendeu as sutilezas da produção da bebida, que em muitos pontos, ao seu entender, se assemelham à produção do vinho, porém, sendo o arroz a matéria prima para fabricação.
As leveduras são selecionadas naturalmente através dos séculos por Mestres de Produção de Saquê ou Shochu, que originalmente eram feitas nas montanhas ao norte do Japão, onde o clima frio propiciava leveduras mais resistentes às condições climáticas. Essas leveduras fermentam em temperaturas muito baixas chegando a até em 0 grau. Pascal conta que, sempre sonhou em fermentar um vinho em baixas temperaturas, pois os vinhos brancos em geral são fermentados a cerca de 10/12 graus, pois o vinho pode começar a fermentar a uma temperatura mais baixa, mas rapidamente é necessário elevar a temperatura, já que as leveduras de vinho não têm boa resistência a baixas temperaturas. À medida que a temperatura da fermentação aumenta, os aromas gerados no vinho ficam menos finos e elegantes e também, por serem muito voláteis, acabam se perdendo.
A concretização do sonho de produzir o vinho em baixa temperatura surgiu graças ao importador de Pascal Marty no Japão, que é um Mestre de Produção de Saquê, e o aproximou dos grandes produtores locais, que, após anos, foi convidado a ingressar como membro da Sake Producer Association a renomada associação japonesa que integra os maiores produtores de saquê. Marty tem a honra de ser o único membro ocidental a fazer parte dessa prestigiosa associação, e por esse motivo tem acesso ao catálogo de leveduras que são desenvolvidas pela instituição.
Novo ícone de um criador
Finalmente em 2018, Marty consegue importar um lote das leveduras para o Chile, onde possui sua vinícola, a Vinã Marty e inicia o primeiro teste. “Nós fermentamos um mosto de Sauvignon Blanc da vinha de Leyda. Uma uva muito aromática e característica dos grandes vinhos desta variedade no Chile. O mosto fermentou entre 5 e 7 graus, muito lentamente, o que permitiu gerar um vinho com muito volume de boca e aromas bem concentrados já que estes não escaparam, gerando muito ácidos graxos” explicou Marty
As leveduras trouxeram ao vinho algumas características florais encontradas no saquês, ressaltando o sutil aroma de rosas. Portanto, trata-se de um vinho totalmente diferente daqueles já conhecidos. Um vinho totalmente natural portando aromas suaves, delicados e elegantes. “Um vinho que lembra a pureza original” ressalta Pascal Marty diante de sua mais recente criação
Sobre Pascal Marty
O francês Pascal Marty é uma lenda viva no mundo dos vinhos. Criador de vinhos icônicos como o californiano Opus One e Almaviva, parceria do Barão Philippe de Rothschild, do Mouton Rothschild, com a gigante chilena Concha Y Toro.
Engenheiro agrônomo e enólogo, Pascal foi winemaker da Baron Philippe de Rothschild por mais de 14 anos, ocasião em que integrou o processo de expansão global da empresa e se transformou em um dos nomes de mais reconhecidos e respeitados do setor no mundo, considerado pioneiro em fazer vinho chileno super-premium. Um homem inquieto, sempre aceitando novos desafios, participou de inúmeros projetos, como o Lota, criado para celebrar os 150 anos da fundação da Cousiño Macul, tradicional vinícola do Chile, país onde Marty está radicado há mais de 20 anos. Outro desafio foi o convite para ser winemaker da vinícola brasileira Peterlongo, fundada em 1915. Pascal também tem projeto solo e administra sua própria vinícola, a Viña Marty, fundada em 2009 com o conceito de elaborar “grandes vinhos”, que são distribuídos no Brasil pela importadora Del Maipo.
Sobre a VIÑA MARTY
VIÑA MARTY é uma vinícola chilena familiar que começou em 2008 com a visão de Pascal de produzir vinhos de alta qualidade e muito para atrair um publico apaixonado por vinhos de qualidade. A vinícola é administrada por Pascal Marty, proprietário e enólogo, juntamente com seus principais parceiros.
Os vinhos são uma síntese de uma vida envolvida na indústria do vinho. Marty combina a experiência que ganhou na França, Califórnia, Chile e nas mais importantes regiões vinícolas do mundo, para criar vinhos com história e alma.
A vinícola está localizada no Vale do Curicó, a apenas 200 quilômetros ao sul de Santiago. Nossos vinhedos vêm das áreas mais renomadas do Vale Central, como os vales de Maipo Alto, Colchagua, Maule e Curicó. Além disso, recebem uvas de vales costeiros como Casablanca e Leyda para a produção dos vinhos brancos premium.
O único vinhedo e, portanto, considerado um ícone de seus vinhos está localizado em Pirque, no Vale de Maipo Alto, um terroir conhecido por produzir um dos melhores vinhos tintos chilenos.
Serviço:
Jantar Harmonizado no Dom Francisco da Asbac com o enólogo Pascal Marty Valor: R$180 por pessoa – Para garantir vaga para a degustação, o pagamento deverá ser antecipado com deposito em conta corrente. CC: 425557-7 / agência 0452-9 – Dom Francisco Ltda – Banco do Brasil
Informações de pagamentos e reserva: 61 9.9272.8629 com José
Local: Restaurante Dom Francisco (Asbac)
Data: 01 de fevereiro de 2019
Horário: 20h
Dom Francisco Asbac (SCES, Trecho 2, Conjunto 31, parte, Asbac/ 3226 2005 / 3224 – 8429 / 3224 5679)
Horário de funcionamento: Segunda a quinta de 12h a 0h, sextas e sábados de 12h a 1h e domingo de 12h as 17h
Salão reservado para eventos
Facilidade para cadeirantes
Aceita cartões Visa, Mastercard e American Express
Mais informações: www.delmaipo.com.br – Telefone: (61) 3363-8779
Texto e Edição: Sueli Maestri