Wines of Brasil, a project aimed at promoting the quality of Brazilian wines in the international market and run by the Brazilian Wine Institute (Ibravin) in partnership with the Brazilian Trade and Investment Promotion Agency (Apex-Brasil).  (PRNewsFoto/Wines of Brasil)

Seleção de vinhos brasileiros participa da publicação latina-americana Guia Catad’Or

Publicação será veiculada a partir de abril e mostrará o resultado com a chancela do Master of Wine Alistair Cooper. Mais de 200 produtos, de 25 empresas, enviaram amostras para a estreia no guia latino-americano

 

A qualidade e as características que destacam os vinhos tranquilos e os espumantes brasileiros em concursos em nível mundial estarão mais uma vez à prova. A primeira edição do Guia Catad’Or, organizada pela chilena Catad’Or Wine Awards, trará o resultado da degustação de cerca de 200 produtos nacionais, de 25 vinícolas, divididos em duas categorias: produtos premiados em concursos internacionais e geral. A inclusão de rótulos verde-amarelos na publicação é iniciativa do projeto setorial Wines of Brasil, desenvolvido em parceria pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).

O idealizador do concurso, Pablo Ugarte, a diretora do Catad’Or, Sofia Le Foulon, e o Master of Wine inglês Alistair Cooper desembarcam na Serra Gaúcha para conduzir os trabalhos que darão destaque aos vinhos brasileiros. Os produtos que somarem acima de 89 pontos serão veiculados no guia online, a partir do mês de abril.  Esta é a primeira edição da publicação.

A agenda de degustação inicia na Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves, com a palestra do sommelier Maurício Roloff sobre os diferenciais do espumante brasileiro, às 8h30min. O primeiro dia encerra com jantar dos organizadores do concurso com os produtores da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), na vinícola Cave Antiga.

A agenda do evento que aconteceu no último dia 12/1 contemplou importante encontro com vitivinicultores do Vale dos Vinhedos, com degustações  na vinícola Miolo, almoço no restaurante Videira, junto à vinícola Dom Cândido, e encerramento com jantar no restaurante Casa Di Paolo. O último dia 13/1 foi a vez dos vinicultores do Consórcio dos Produtores de Espumantes de Garibaldi (CPEG) receberem a comitiva do concurso.  Os trabalhos foram realizados na vinícola Peterlongo, com almoço na vinícola Courmayer e encerramento com jantar no bistrô Gerson Bem, em Garibaldi.

Pablo Ugarte

Ugarte acredita que o guia será uma ferramenta importante para importadores, comerciantes, profissionais e consumidores conhecerem mais sobre a produção vinícola brasileira. “Os vinhos e espumantes brasileiros serão divulgados junto a produtos do Chile, Uruguai e Argentina, podendo mostrar a evolução extraordinária e a qualidade que já é reconhecida internacionalmente”, diz.

Pablo Ugarte explicou ainda, que o guia trará informações sobre as vinícolas e uma ficha de cada um dos vinhos selecionados, além de selo de pontuação e menção a outras premiações dos produtos em concursos chancelados pela OIV.  A publicação será editada em linguagem simples e contemporânea, em três idiomas: inglês, espanhol e português. “Devido à parceria com o Master of Wine Alistair Cooper e às mais de duas décadas de realização, o guia chegará aos maiores mercados e também à imprensa especializada”, adiantou

Para lembrar, em setembro de 2018,  a Master of Wine Alistair Cooper  fez elogios aos vinhos e espumantes brasileiros, após conduzir palestras na primeira edição da feira Wine South America. O Master of Wine inglês destacou, especialmente, a qualidade dos espumantes. “São os melhores da América Latina e estou muito animado em poder prova-los e conhecer mais sobre eles”, disse à época.

Sobre o Wines of Brasil  

Criado em 2002, o Wines of Brasil é uma iniciativa de promoção comercial dos vinhos e espumantes brasileiros no mercado externo, desenvolvido entre o Ibravin e a Apex-Brasil. O projeto conta atualmente com a participação de 45 vinícolas e tem como mercados-alvo os Estados Unidos, Reino Unido e China. Nos últimos anos, cerca de 95% das empresas que aderiram à iniciativa conseguiram dar continuidade em suas exportações, devido ao suporte e aos programas de capacitação oferecidos e ao trabalho setorial de consolidação da imagem dos rótulos nacionais no Exterior. Mais informações podem ser obtidas nos sites www.winesofbrasil.com e www.ibravin.org.br.  

Edição: Su Maestri


Crédito: Dandy Marchetti/Ibravin
Imagem  Pablo Ugarte: Divulgação internet

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