O Good/Goût de France edição 2019 comemora os 5 anos de realização do jantar mundial em homenagem à gastronomia francesa nos cinco continentes.
Para festejar a ocasião, o Embaixador da França, Michel Miraillet, abriu as portas da residencia oficial, para receber o renomado chef e apresentador Olivier Anquier, que veio a Brasília para o lançamento do evento gastronômico. Um dos mais celebres chefs franco-brasileiros do país, assinou com exclusividade uma sobremesa especial, para convidados e a imprensa, que compareceram no último dia 27, ao lançamento do Good/Goût de France, em Brasília.
Desde a primeira edição, em 2015, milhares de pessoas puderam sentir o “gosto da França”, nos menus especialmente preparados por chefs e restaurantes, em todo mundo, em um jantar “à francesa” em quatro atos (entrada, prato principal, queijo, sobremesa), tudo acompanhado de vinhos e champanhes franceses.
Gastronomia e Desenvolvimento Sustentável
O “Good/Goût de France” 2019 contará com a participação de 5 mil participantes, sendo 47 no Brasil e, somente em Brasília, 25. A forte adesão dos participantes locais é reflexo da afirmação da capital federal como uma referência da gastronomia nacional. Os chefes e restaurantes novatos e os parceiros de longa data servirão aos brasilienses menus irados nos dois temas desta edição: desenvolvimento sustentável e a Provence. Região francesa produtora de azeites e de uma enorme variedade de ervas aromáticas, ela é também conhecida como a Cuisine du Soleil (cozinha do sol), pois se baseia nos produtos típicos da estação. Uma culinária colorida, repleta de sabores, cores e texturas!
A França está na vanguarda da mobilização mundial pelo meio ambiente. Desta forma, o “Goût de/Good France” apoia a Fundação “No More Plastic”, engajada com a proteção dos oceanos e a redução dos materiais plásticos. Foi proposto que 5% dos lucros das refeições do “Goût de/Good France” sejam revertidos à fundação. O “Goût de/Good France” é a demonstração de uma culinária ancorada em seu tempo que leva em conta a necessidade do momento: o respeito ao planeta e o comer bem. Todos poderão descobrir uma gastronomia festiva, que valoriza não somente os artesãos e os produtos locais, mas também uma culinária responsável, preocupada com a preservação do meio ambiente.
Os cozinheiros, franceses e brasileiros, poderão adaptar seus pratos a seus próprios mercados e produtos locais para que cada menu seja a prova do comer bem e de forma consciente. Classificada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, em 2010, por estar diretamente ligada a uma prática social destinada a celebrar os momentos mais importantes da vida dos indivíduos e dos grupos, a gastronomia francesa tornou-se um dos pilares da atratividade turística do país, participando ativamente de sua influência cultural.
Organizado pelo Ministério francês da Europa e dos Assuntos Exteriores e pelo chef internacional Alain Ducasse, o “Goût de France” foi inspirado na iniciativa de Auguste Escoffier, que, em 1912, lançou os “Jantares de Epicuro”, evento durante o qual um mesmo menu era servido no mesmo dia, em diversos países e para um grande número de pessoas
Edição: Sueli Maestri
Imagens: Divulgação – Internet