20726457

Brasília recebe o premiado enólogo Enrique Tirado para lançamento das safras 2015 e 2016 do icônico Don Melchor

Enrique Tirado, famoso enólogo de Don Melchor comanda degustações das safras 2015 e 2016 do icônico rótulo da Concha Y Toro, no Restaurante Lago em Brasília. 

Enólogo Enrique Tirado

Brasília recebeu nesta quinta-feira (14) no Restaurante Lago (Lago Sul)  do chef Marcelo Petrarca, o grande enólogo Enrique Tirado, responsável pelas marcas Super Premium e ultra Premium, incluindo Don Melchor, da poderosa vinícola chilena Concha Y Toro. Tirado está à frente desse icônico vinho que possui 9 safras no hall dos 100 melhores vinhos do mundo, e eu registrei esse importante lançamento.

A Tirado,  também é  creditado o feito de colocar Don Melchor como o primeiro super vinho chileno mais aclamado e premiado ajudando a posicionar os rótulos chilenos no cenário global. O fato é acentuado pela revista britânica Decanter, ao destacar a decisão da vinícola Concha Y Toro em apostar na elaboração de um vinho de alta gama, quando o Chile ainda não contava com nenhum vinho desta categoria.  Esta semana, as mais recentes criações de Enrique Tirado – as safras 2015 e 2016 de Don Melchor – estão sendo degustadas no Rio e aqui na Capital Federal, com a presença do ilustre enólogo.

As “coleções” 2015 e 2016

No  mercado de vinhos de alto padrão, enólogos comemoram o sucesso de suas premiadas safras. Caso da Safra 2015 de Don Melchor, que segundo Enrique Tirado é uma de suas melhores colheitas até então,  e expressa o que há de mais genuíno de Puente Alto – seu terroir. Precipitações mais baixas e pouca umidade no solo deram luz a um ciclo virtuoso de brotação. Segundo Tirado, mudanças de temperatura e alterações climáticas – elementos importantes para a qualidade da uva – contribuiram para uniformidade dos frutos, concentração de taninos, sabores e aromas. Com grande potencial de guarda e apesar de jovem, Don Melchor 2015 alcançou ao mesmo tempo complexidade, elegância, delicadeza e equilíbrio. Uma obra de arte.

Não fez por menos a safra 2016. Ela celebra trinta safras e mantém a tradição de Don Melchor entre os mais consagrados Cabernet Sauvignon do mundo. Ao longo destas três décadas o espírito permanente por trás de Don Melchor tem sido buscar a expressão de um Cabernet Sauvignon proveniente de um terroir excepcional como é o vinhedo de Puente Alto, no vale do Alto Maipo.  Desde seu princípio, Don Melchor procurou concorrer com os melhores vinhos do mundo, mostrando o grande potencial do Chile como produtor de vinhos de alta gama e chegando a se transformar em uma verdadeira referência da cepa em nível global.

Características técnicas das safras  :

Don Melchor 2015 –  92% Cabernet Sauvignon, 7% Cabernet Franc, 1% Petit Verdot

 

O vinho  descansou 15 meses em barris de carvalho francês (69% novos e 31% de segundo uso). A safra caracterizou-se por maior precipitação do que de costume, concentrada principalmente no inverno. O tempo seco e quente de novembro permitiu floração e vingamento adequados. O processo de amadurecimento foi parelho, resultando em uma safra com ótimos sabores e aromas. De coloração cereja e vermelho profundo, o vinho traz notas de frutas vermelhas mescladas delicadamente com notas minerais, sugerindo cinzas frias e grafite. Em boca, revela textura fina e delicada, e mostra-se amplo e profundo, com um ataque suave e sutil, seguido de uma evolução intensa. Seu teor alcoólico alcança 14,3%.

Don Melchor 201693% Cabernet Sauvignon, 3% Cabernet Franc, 3% Petit Verdot, 1% Merlot:

Foram 14 meses em barris de carvalho francês (55% novos e 45% de segundo uso). Temperaturas inferiores às da anterior, marcaram esta safra, também influenciada pelo fenômeno El Niño. Os solos pedregosos de Puente Alto contribuíram para a drenagem das chuvas no período de colheita, permitindo um amadurecimento equilibrado. De vermelho escuro profundo, este vinho esbanja elegância e fineza, e apresenta importante expressão aromática, na qual se destacam notas de frutas vermelhas pequenas. Em boca, um ataque suave que se perpetua com um perfeito equilíbrio de sabores e um final de boa duração, com destaque para taninos delicados e equilibrados. Teor alcoólico de 14%.

Sobre Don Melchor

O vinhedo Don Melchor tem desempenhado importante papel na história moderna do vinho chileno. Localizado na Cordilheira dos Andes, margem norte do Rio Maipo, no Vale do Maipo, a 650 metros acima do nível do mar, o vinhedo remonta a meados do século XIX, quando as primeiras variedades francesas pré-filoxera foram importadas da França. Atualmente é formado por 127 hectares, divididos em sete lotes, dos quais 90% correspondem à Cabernet Sauvignon, 7,1% à Cabernet Franc, 1,9% à Merlot, e 1% à Petit Verdot.

Conheça Enrique Tirado 

O enólogo Enrique Tirado desenvolveu uma longa e distinta trajetória na Vinícola Concha Y Toro. Ingressou em 1993 como encarregado das marcas premium da companhia, e a partir daí assumiu como enólogo gerente, a responsabilidade pelas marcas super premium e ultra Premium, incluindo Don Melchor. Foi sua extraordinária sensibilidade enológica, junto com seu incansável rigor, dedicação e estudo dos diferentes terroirs, que o permitiu ser designando em 1997 enólogo exclusivo de Don Melchor, o vinho ícone proveniente do destacado e reconhecido vinhedo de Puente Alto, localizado aos pés da Cordilheira dos Andes, na margem norte do Rio Maipo.

 

Edição: Sueli Maestri

Imagens: Divulgação

Compartilhe:

Compartilhe

Comentários

Comentários

Veja Também

Quem Escreve

Sueli Maestri

Sueli Maestri

Nathália Maestri

Nathália Maestri

Categorias

Somos um Blog Associado ao Wine Media Awards e ao Enoblogs.

Veja também

Em Alta