A Más Vino apresenta os vinhos da novíssima vinícola Thera na Trattoria da Rosário
Sueli Maestri
21/03/2019
Más Vino apresenta os primeiros rótulos de vinícola Thera
Especialista em vinho há mais de 18 anos, desde que se tornou sócia das fundadoras da Vintage e tocou duas lojas (Terraço e ParkShopping), a última fechada em 2012, Silvia Rejane Soares voltou à antiga paixão e abriu há um ano outra loja, em parceria com o filho Marcos Paulo Soares, anos, e o amigo dele Alex Rodopoulos. Com a primeira letra do prenome dos três, surgiu a nova grife Más Vino, que ocupa o espaço anteriormente pertencente à Zahil, na 306 Sul.
Para comemorar o primeiro aniversário, a loja aberta em março de 2018 lança em Brasília, outra marca igualmente jovem: Vinícola Thera, de Santa Catarina, que traz pela primeira vez os seus vinhos de altitude (1260 m), da região de São Joaquim, onde as videiras passaram a conviver com araucárias .
Thera é afilhada da icônica Villa Francioni, o sonho do industrial Dilor de Freitas, que não chegou a ver engarrafado o seu primeiro vinho, mas a nova geração cumpriu a missão paterna e desenvolveu tão bem a ponto de gerar outro empreendimento. O primogênito de Dilor, João Paulo Freitas, inaugurou em novembro de 2016 a vinícola Thera (o nome homenageia a mãe Thereza), que compartilha com a Villa Francioni vinhedos de 18 anos.
A Historia da Vinícola Thera
A vinícola Thera nasceu de um projeto idealizado pelo empresário João Paulo Freitas, filho de Dilor Freitas, fundador da Villa Francioni e um dos pioneiros na produção de vinhos finos de altitude. Localizada na Serra Catarinense na Fazenda Bom Retiro, é uma das vinícolas mais novas de Santa Catarina, inaugurada em novembro de 2016. O terreno onde foram plantadas as primeiras parreiras é sem dúvida um dos mais bonitos da região. Montanhas, lagos e araucárias fazem parte do cenário.
O projeto arquitetônico da vinícola é totalmente sustentável e leva a assinatura do Studio Archea, escritório de arquitetura do italiano Marco Casamonti, responsável pelo projeto da vinícola Antinori localizada na Toscana, uma das mais visitadas do mundo .
Nos primeiros dois anos de funcionamento, a vinícola Thera já é uma das principais referências do enoturismo da Serra Catarinense. Nos fins de semana o Thera Wine Bar by Dijon, está quase sempre lotado. O chef Fernando Giusti, que é o responsável pela elaboração e execução do cardápio, optou por utilizar produtos regionais com destaque para trutas e cordeiro que harmonizam muito bem com vinhos produzidos ali.
Em julho do ano passado a Thera inaugurou um novo espaço. Um deck localizado no meio dos vinhedos, de frente para um lago com espaço para parrillas. No final de 2018, a vinícola também anunciou em “soft opening” a mais nova atividade da empresa, a Pousada Fazenda Bom Retiro. “A ideia é oferecer uma hospedagem com muito acolhimento e charme, proporcionando uma estadia tranquila e uma verdadeira imersão ao mundo do vinho, arte e natureza.” Afirma Abner Freitas da Thera.
Sobre vinhedo e vinhos
Apesar de ser um projeto recente, a Vinícola Thera vem ganhando destaque no cenário nacional e internacional. Em outubro de 2018 a Thera foi citada pelo renomado Master of Wine, Dirceu Vianna, na revista inglesa Decanter, destacando seus rótulos brancos que receberam as melhores pontuações nas categorias por ele avaliadas.
Já o Rosé da Thera já foi eleito o melhor da categoria pelo Guia Adega Brasil 2017/18, recebendo 91 pontos. O Sauvignon Blanc, na mesma avaliação, ficou com a segunda maior pontuação da categoria. Também no ano de 2018 o Chardonnay Lote I ganhou medalha de ouro no Brazil
Wine Challenge.
A Thera tem quatro rótulos disponíveis no mercado. Um Sauvignon Blanc, um Chardonnay, um Rosé, um Tinto e em abril a vinícola pretende lançar dois espumantes elaborados através do método Champagnoise. No vinhedo as variedades de uva são cultivadas pelo sistema de espaldeiras (fileiras verticais), como nas videiras dos melhores rótulos do mundo, o que permite maior captação de sol e baixa produção por parreira, visando assegurar maior qualidade ao vinho. As uvas plantadas são de Sauvignon Blanc, Chardonnay, Pinot Noir, incluindo Merlot, Carbernet Franc, Syrah, Malbec, Sangiovese e Montepulciano D’Abruzzo.
Assinados pelo enólogo Átila Zavarize e pela enóloga Flávia Cavalcanti, os vinhos tem uma identidade única.
Menu com vinhos
Os vinhos serão apresentados quinta-feira na Trattoria Da Rosario, durante jantar no qual o chef Rosario Tessier vai servir delicioso menu que começa com receitas da Costa Amalfitana e termina no Veneto. Na entrada, pargo marinado por seis horas no limão siciliano e temperado com ervas, azeite e flor de sal com torrada, acompanhado do Thera Chardonnay e salada de frutos do mar numa folha de endívia com Thera Rosé. No principal, vem ravióli recheado de queijo bel paese com um toque de salmão defumado por cima com Thera Sauvignon Blanc e, por último, filé valdostana (escalope com presunto de parma e queijo meia cura gratinado) com purê de batata e queijo grana padano por R$ 149, mais taxa de serviço.