Participaram da Vini d’Italia 16 importadoras que apresentaram 138 rótulos das principais regiões italianas
O Embaixador da Itália Antonio Bernardini e a curadora Sueli Maestri, idealizadores da feira de vinhos Vini d’Italia – Segundo Salão do Vinho italiano no Brasil, receberam convidados na última terça-feira (16/4) para mais uma edição do Salão de degustação exclusivo de vinhos italianos. Passaram pelo Vini d’Italia cerca de 380 convidados que tiveram a oportunidade de degustar 138 rótulos das principais regiões vitivinícolas da Italia. Os vinhos também estavam disponíveis para venda com preço especial. Além do fortalecimento das relações comerciais Brasil-Itália, o evento movimentou o mercado de vinhos em Brasília e cumpriu seu objetivo maior de ampliar o consumo de vinhos italianos no país.
Quem participou da Vini d’Italia?
Marcaram presença pelo segundo ano consecutivo as importadoras: Mistral, Decanter Enoteca Brasília, Temps du Vin, ItáliaMais, Del Maipo, TW Import, Porto a Porto, Dia a Dia Adega e Atacadista de Vinhos. As novidades foram: Rota do Vinho (antiga World Wine), Vinalla, Segala & Perini, Vortice Representações, trazendo vinhos inéditos no Brasil da Importatora L’aretusio, Cantu Importadora, My Winery, Bueno Wines e Importadora Barrinhas.
A gastronomia italiana também foi marcante nessa edição do Vini d’Italia. A Sweet Cake com uma ilha de pastas de grano duro (Penette e Linguine) finalizadas com molhos
italianos; O confeiteiro e padeiro Ricardo Arriel preparou pães artesanais italianos especialmente para o evento, Il Pandrino, levou o que a Italia produz de melhor em termos de embutidos e queijos; Baco Pizzaria preparou as croca
ntes e deliciosas pizzas brancas; o Valerio Centonce, chef de cozinha da Embaixada da Italia serviu sua tradicional e requisitada porchetta; Sandrini Antepastos Artesanais, com geleias e antepastos; Companhia do Azeite, apresentou uma seleção de azeites de oliva extra-virgem italianos da linha premium; Apollen, uma das maiores distribuidoras de água mineral gourmet, foi a responsável pela hidratação dos degustadores. Foram servidas 400 garrafas de água Prata, Cambuquira, dentre outras; o café oficial do evento foi o Illy Café
e acompanhou os doces da Renata Diniz Chocolatier ao final do evento.
Novidade da segunda Edição
A Vini d’Italia 2019 veio com nova formatação. A feira iniciou às 17 horas para Trade e Imprensa e contou com uma Masterclass conduzida por Domênico Picoli, diretor da Importadora ItaliaMais, de São Paulo. A Masterclass foi uma vertical dos vinhos Brunello di Montalcino Il Marroneto inédita no Brasil. Il Marroneto é um dos principais exponentes do Brunello di Montalcino, um dos poucos produtores a obter 100 pontos pelo crítico
de vinhos Robert Parker.
Economia: Mercado do Vinho
A Itália é o maior produtor de vinhos do mundo, e o terceiro país do qual o Brasil mais importa vinhos. Só em 2018, foram 13,9 milhões de litros importados, um crescimento de 4,5 milhões de litros se comparado a 2006 (Dados do Ibravin). A expansão cada vez maior da excelência vitivinícola italiana no Brasil se deve também às feiras e salões de degustações do setor que trazem diretamente para o público alvo, produtos de alta qualidade, que tornaram-se elemento-chave para a promoção e comercialização do vinho italiano no Brasil. As expectativas são de que nos próximos três anos as exportações de vinhos italianos sejam impulsionadas pelos mercados terceiros -fora da União Europeia, e que possamos citar o Brasil como um mercado em potencial para o aumento do consumo de vinhos italianos.
Solos Comunicações foi a agência oficial da Vini d’Italia.
Edição: Vinho Capital
Fotografo Oficial: Paulo Victor Lago
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