4º Prêmio Brinda Brasil do Espumante Brasileiro tem espumante de R$ 30,00 com a melhor avaliação
Garibaldi Vero Brut Rosé, produzido na cidade de Garibaldi, na Serra Gaúcha, obtém 505 pontos do Júri Técnico. A Vinícola de mesmo nome se consagra como a maior vencedora da premiação com dez medalhas
A Vinícola e Cooperativa Garibaldi, da cidade de mesmo nome, na Serra Gaúcha, foi mais uma vez a maior vencedora do Prêmio Brinda Brasil do Espumante Brasileiro, o único no país que escolhe os melhores rótulos do evento com dois júris, um formado por profissionais e outro por apreciadores e jornalistas especializados. Ao todo, a Garibaldi conquistou dez medalhas nas duas seleções, entre Ouro, Prata e Bronze.
A avaliação contou com a participação de dez das 24 vinícolas participantes do evento, que este ano chega à sua nona edição. Foram inscritos 29 rótulos nas categorias, Nature, Brut Branco Tradicional, Brut Rosé Tradicional, Brut Branco Charmat, Brut Rosé Charmat, Demi-Séc e Moscatel. O júri foi presidido pelo sommelier Tiago Pereira, do restaurante Trattoria da Rosário e eleito por duas vezes o “melhor sommelier de Brasília”.
Para alcançar um nível nacional na seleção dos melhores rótulos, Tiago convidou os sommeliers Joaldo Lima e Leonildo Santana, da Rede Dom Francisco, considerada a de melhor carta de vinhos do Distrito Federal e entre as melhores do Brasil, além do professor de enologia Sérgio Pires, também diretor da ABS-Brasília e a blogueira Etiene Gomes, especialista em vinhos da Califórnia pela San Francisco Wine School, autora do Blog do Vinho e de livro e vídeo práticos sobre vinhos e espumantes.
No Júri Enófilo, estiveram o jornalista Rogério Lisboa, colunista de gastronomia da Rádio Band News FM Brasília, a colunista e jurada de vinhos Sueli Maestri, editora do portal Vinho Capital e Curadora da Vini d’Italia – Salão do Vinho Italiano no Brasil, a executiva Ana Paula Ernesto, CEO do B Hotel Brasília e o economista especializado em TI, Sérgio Albuquerque, que comanda um tour anual de bicicleta por vinícolas europeias.
Na avaliação dos jurados, os espumantes brasileiros estão evoluindo a cada ano. Chamou atenção, também, segundo os jurados, a extraordinária performance dos espumantes de entrada das vinícolas, com ótimo custo-benefício. “Conseguimos um resultado muito bom para o produto brasileiro que já é bastante procurado na casa”, observou o presidente do Júri, Tiago Pereira, que recebeu os jurados na Trattoria da Rosário, em Brasília, para a avaliação.
Para o jornalista e sommelier Rodrigo Leitão, idealizador e um dos organizadores do Brinda Brasil, criador do Prêmio, cada vez mais se constata a excelência do espumante brasileiro. “Costumo dizer que temos um produto ótimo, barato e com nível para disputar e superar produções estrangeiras na faixa de dez dólares”, sentencia ele.
“Surpreendente a amostragem desta seleção”, afirmou Sérgio Albuquerque. “O Brinda Brasil serve para isso, para revelar o espumante brasileiro ao grande público e uma premiação deste porte só confirma a nossa aposta”, afirmou a colunista e sommelier Emília Carvalho, organizadora do evento.
Confira o resultado!
JURI ENÓFILO
CATEGORIA NATURE
- CASA VALDUGA SURLIE – OURO
- ZANELLA NATURE – PRATA
- BATALHA NATURE – BRONZE
BRUT BRANCO TRADICIONAL
- SALTON EVIDENCE – OURO
- ZANELLA SURRENDER – PRATA
- 130 CASA VALDUGA – BRONZE
BRUT ROSÉ TRADICIONAL
- VILA DE VINHAS BRUT ROSÉ TRADICIONAL – OURO
- 130 CASA VALDUGA ROSÉ – PRATA
BRUT BRANCO CHARMAT
- DOMENICO SALTON PROSECCO – OURO
- FACES LÍDIO CARRARO – PRATA
- ALMADÉN BRUT – BRONZE
BRUT ROSÉ CHARMAT
- SALTON BRUT ROSÉ – OURO
- GARIBALDI BRUT NOIR – PRATA
- GARIBALDI VERO BRUT ROSÉ – BRONZE
DEMI-SÉC
- GARIBALDI VERO ROSÉ DEMI-SÉC – OURO
- GARIBALDI VERO DEMI-SÉC – PRATA
- SALTON DEMI-SÉC – BRONZE
MOSCATEL
- CASA VALDUGA MOSCATEL – OURO
- SALTON MOSCATEL – PRATA
- FACES MOSCATEL LÍDIO CARRARO – BRONZE
JURI TÉCNICO
NATURE
- CASA VALDUGA SURLIE – OURO
- BATALHA NATURE – PRATA
- ZANELLA NATURE – BRONZE
BRUT BRANCO TRADICIONAL
- 130 CASA VALDUGA – OURO
- 130 CASA VALDUGA CHARDONNAY – PRATA
- ZANELLA SURRENDER – BRONZE
BRUT ROSÉ TRADICIONAL
- 130 CASA VALDUGA ROSÉ – OURO
- VILA DE VINHAS BRUT ROSÉ TRADICIONAL – PRATA
BRUT BRANCO CHARMAT
- DÁDIVAS LÍDIO CARRARO – OURO
- GARIBALDI VERO BRUT – PRATA
- FACES LÍDIO CARRARO – BRONZE
BRUT ROSÉ CHARMAT
- GARIBALDI VERO BRUT ROSÉ – OURO
- QUINTA DON BONIFÁCIO BRUT ROSÉ – PRATA
- GARIBALDI BRUT NOIR – BRONZE
DEMI-SÉC
- GARIBALDI VERO DEMI-SÉC – OURO
- SALTON DEMI-SÉC – PRATA
- GARIBALDI VERO ROSÉ DEMI-SÉC – BRONZE
MOSCATEL
- SALTON MOSCATEL – OURO
- CASA VALDUGA MOSCATEL – PRATA
- FACES MOSCATEL LÍDIO CARRARO – BRONZE
Edição: Su Maestri