leite

Setor vitivinícola: Governo do RS anuncia fim da substituição tributária para vinhos e espumantes

Essa era uma reivindicação antiga dos viticultores brasileiros, e tem como objetivo a descentralização do recolhimento do imposto total da cadeia produtiva de vinhos e espumantes. 

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), anunciou nesta sexta-feira (14) a eliminação da substituição tributária do setor vitivinícola. O comunicado oficial foi feito durante pronunciamento na abertura da 29ª ExpoBento e 16ª Festa Nacional do Vinho (FenaVinho), em Bento Gonçalves, na serra gaúcha.

De acordo com o governo, o estado deixará de aplicar o mecanismo nas operações internas a partir de 1º de setembro de 2019.

“A nossa Sefaz [Secretaria da Fazenda do Estado] já tem encaminhamentos junto ao Conselho para eliminação da substituição tributária do setor vitivinícola. Agora, em julho, o Confaz [Conselho Nacional de Política Fazendária] se reúne, e, a partir de setembro, a expectativa é de estar operando a pleno a eliminação da substituição tributária”, estima Leite.

Oscar Ló, presidente do IBRAVIN

Essa era uma demanda antiga dos empresários do ramo, que alegam que o recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), antes mesmo da venda ao consumidor final, acaba prejudicando o capital de giro das vinícolas e onerando a indústria nacional.

A substituição tributária é um mecanismo previsto em lei praticado por todos os estados. Significa que, em vez de recolher o valor do ICMS no ponto de venda, o tributo total já é recolhido na indústria, que passa a ser o “substituto tributário”.

“O que o setor está pedindo não é uma redução de impostos, mas sim, uma alteração na forma do cálculo”, explica o presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Oscar Ló.

Compartilhe:

Compartilhe

Comentários

Comentários

Veja Também

Quem Escreve

Sueli Maestri

Sueli Maestri

Nathália Maestri

Nathália Maestri

Categorias

Somos um Blog Associado ao Wine Media Awards e ao Enoblogs.

Veja também

Em Alta