bg_3bb

A vindima está chegando: Conheça 3 vinícolas para visitar no período mais aromático da produção de vinhos

O consumo de vinho sempre nos remete ao friozinho do inverno. Mas se você quer saber como aquele líquido maravilhoso chega até sua taça, visitar as vinícolas que o produzem é a melhor maneira.

Nas 4 estações do ano você pode acompanhar as diferentes fases da criação dos vinhos, mas no verão, certamente vai viver uma experiência mais imersiva e sensorial. É essa a época da vindima, a colheita das uvas, e diversas regiões produtoras realizam festas, enquanto nas vinícolas, é possível participar da colheita, entrar no vinhedo e se inebriar com o aroma das uvas, emoldurado pelas paisagens banhadas pelo sol e céu azul. Por isso, selecionamos 3 vinícolas espetaculares e seus programas para visitar nesta época do ano.

 

Don Melchor Experience – Santiago, Chile.

Em 2017, para comemorar a 30ª safra de Don Melchor, vinho que leva o nome do fundador da Vinícola Concha Y Toro, a marca criou a Collector’s Experience. A visita de duas horas contempla um tour pelo parque de 22 hectares da residência de verão – hoje sede da empresa – de Don Melchor. Uma passagem pela adega de guarda, onde o vinho é envelhecido, precede a entrada no Casarão de Pirque, hoje batizado de Casarão Don Mechor, onde o anfitrião Enrique Tirado, o enólogo da marca desde 1997, compartilha a história de cada um de seus salões. A visita se encerra na “Sala Coleção”, que recebe a alcunha justamente por ser a pousada de todas as safras do vinho desde a primeira, de 1989.

 

Viña Eden – Uruguai

Na cidade de Pueblo Eden, considerada a Toscana do Uruguai por suas belas paisagens de vales e montanhas, a apenas 30 minutos do hotel Enjoy Punta del Este, está a Viña Eden. Única vinícola do Uruguai em uma montanha, cujo clima e vinhos se assemelham a Médoc / Bordeaux e seus solos a Hermitege / Rhone Nord. Sua cave é encrustada em uma rocha, e sua produção em pequena escala, dispondo da mais moderna tecnologia para seus 4 vinhos: Tannat Reserva, Chardonnay, Espumante e um Gran Reserva. É possível realizar visitas guiadas pela vinícola e vinhedos (em veículos elétricos e segways), e realizar eventos privados em toda a área social e nas salas reservadas, além de se hospedar em lindas casas de campo ao redor. Além disso, o restaurante Viña Edén prioriza ingredientes locais em sua carta, oferecendo produtos orgânicos de sua horta e de pequenos agricultores da região.

 

Guaspari – Brasil

Na fronteira com Minas Gerais, na cidade paulista de Espírito Santo do Pinhal, está a Vinícola Guaspari, cuja vocação para o enoturismo já é conhecida. Em grupos de no máximo 22 pessoas, é possível fazer um passeio de aproximadamente 2 horas. No início do trajeto, feito de caminhão, são apresentados os vinhedos da Vista da Vinícola, que proporciona uma visão geral dos terroirs e onde estão plantadas as uvas da variedade Sauvignon Blanc, Chardonnay e Syrah.  Ao final, uma degustação de 4 vinhos, sendo 2 da linha Vale da Pedra e 2 da linha Guaspari, acompanhada de pães e queijo artesanal.

 

Sobre Don Melchor

O vinhedo Don Melchor tem desempenhado importante papel na história moderna do vinho chileno. Localizado na Cordilheira dos Andes, margem norte do Rio Maipo, no Vale do Maipo, a 650 metros acima do nível do mar, o vinhedo remonta a meados do século XIX, quando as primeiras variedades francesas pré-filoxera foram importadas da França. Atualmente é formado por 127 hectares, divididos em sete lotes, dos quais 90% correspondem à Cabernet Sauvignon, 7,1% à Cabernet Franc, 1,9% à Merlot, e 1% à Petit Verdot.

Edição: Su Maestri

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe:

Compartilhe

Comentários

Comentários

Veja Também

Quem Escreve

Sueli Maestri

Sueli Maestri

Nathália Maestri

Nathália Maestri

Categorias

Somos um Blog Associado ao Wine Media Awards e ao Enoblogs.

Veja também

Em Alta