Executivos da Wine.com.br e Evino.com.br, que representam 95% do segmento, debateram sobre como as plataformas online podem impulsionar o mercado nacional, que só fica atrás apenas da China e do Reino Unido.
O Brasil é o terceiro maior mercado de compra de vinho pelos canais online, com quase um terço das garrafas comercializadas via web, ficando atrás apenas da China e do Reino Unido. Além da facilidade de receber os rótulos em casa, os dados da empresa especializada em marketing de vinho Wine Inteligence apontam que os fatores preço e variedade estão atraindo cada vez os consumidores para esta plataforma. Outros motivos que explicam a posição brasileira no ranking são os altos custos logísticos e tributários que envolvem a comercialização do produto pelos canais tradicionais, a entrada de novos consumidores no mundo do vinho e a falta de informações sobre os produtos e a atuação de importantes players no país.
Atenta a este crescimento, a 2ª Wine South America, principal feira profissional de vinhos da América Latina, que aconteceu na última semana, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, conseguiu reunir os dois maiores e-comerce de vinhos do Brasil, a Wine.com.br e a Evino.com.br, na mesa redonda “Desafios, oportunidades e crescimento de mercado“, com as participações de Rogério Salume (Founder & Chairman da Wine.com.br) e Ari Gorenstein (CEO da Evino.com.br). O importante painel sobre e-commerce teve a mediação de Diego Bertolini, gerente de Promoção dos projetos Vinhos do Brasil e Wines of Brasil.
Durante os três dias de feira, os mais de 6,6 mil visitantes, entre varejistas, atacadistas, importadores, distribuidores, enófilos e demais profissionais do setor vitivinícola tiveram a oportunidade de conhecer 300 marcas expositoras e participar também de degustações, masterclasses e conferências.
Importância do e-commerce no mercado brasileiro
– Existem mais de 8 milhões de consumidores de vinho online no Brasil, dos quais 1,7 milhão faz compras regulares pela Internet. As vendas online cresceram 40% no último levantamento da empresa de marketing Wine Intelligence.
– O perfil do comprador online é jovem, com maior disposição a provar novidades, renda elevada e consome vinhos mais regularmente em comparação com demais públicos mais regularmente do que o público médio.
– As fontes de informação mais utilizadas pelo consumidor online são aplicativos de vinho, sites de e-commerce e de produtores de vinho.
Edição: Su Maestri
FOTOS:
Crédito: Augusto Tomasi