Originariamente demarcada a 18 de Setembro de 1908, a Região dos Vinhos Verdes estende-se por todo o noroeste de Portugal, na zona tradicionalmente conhecida como Entre-Douro e Minho. Tem como limites a Norte o rio Minho, que estabelece parte da fronteira com a Espanha, a Sul o rio Douro e as serras da Freita, Arada e Montemuro, a leste as serras da Peneda, Gerês, Cabreira e Marão e a Oeste o Oceano Atlântico. Em termos de área geográfica é a maior Região Demarcada Portuguesa, e uma das maiores da Europa, somando em 2019, os 111 anos de afirmação e de crescimento de uma marca – o Vinho Verde – que chega hoje a mais de uma centena de países.
As condições naturais desta Região são as ideais para a produção de excelentes vinhos brancos, assim como espumantes e aguardentes. Os espumantes de Vinho Verde têm revelado uma qualidade surpreendente pelo frescor natural e baixo teor alcoólico, mostrando enorme potencial para produção desse tipo de vinho.
É importante ressaltar o extraordinário trabalho que os viticultores tem feito pela Região dos Vinhos Verdes ao longo de tantas décadas, tornando possível neste ano a merecida celebração de 111 anos de Demarcação da Região com uma expressão forte da Região em todo o Mundo.
Edição: Su Maestri
Fonte: vinhoverde.pt