Assim como algumas clássicas e deliciosas criações gastronômicas, o sushi foi inventado praticamente por acaso. Havia um problema que precisava ser resolvido: a conservação dos peixes. E no sudeste asiático, uma forma bem eficaz de mantê-los adequados ao consumo: a cabeça e as vísceras do animal eram retiradas; os filés do peixe cru, salgados e acondicionados em um barril de madeira com camadas de arroz cozido entre eles.
Com a fermentação natural do arroz, ocorria a liberação de ácido láctico, o que azedava o peixe e garantia sua conservação. O longo processo de armazenamento (de 1 a 3 anos), porém, tornava o arroz impróprio para consumo e somente o peixe era aproveitado. Com a introdução dessa técnica no Japão, no século VII, ela foi sofrendo alterações, reduzindo o tempo de fermentação do arroz até chegar ao sushi que conhecemos hoje: essa combinação de peixe e arroz, com temperos característicos e o que mais a imaginação permitir.
Embora muito diferente da culinária ocidental, ele chegou por aqui no século XX. Hoje esse símbolo da cozinha japonesa caiu no gosto dos brasileiros, sempre com alguns acréscimos e misturas bem peculiares das duas cozinhas. Da mesma forma, ocorre em outros países. Não por acaso, o mundo resolveu comemorar com a Terra do Sol Nascente o dia dessa iguaria, em 1° de novembro.
E o restaurante Mayuu Sushi, que estampa o nome dessa delícia em sua marca, não poderia ficar de fora dos festejos. Neste fim de semana, em comemoração ao Dia Internacional do Sushi, o rodízio na casa está com desconto. De hoje (1°/11) a domingo (3/11), as rodadas saem de R$ 82,90 por R$ 78 por pessoa, no almoço e jantar.
Em suas modernas seleções, a casa une o tradicional da cozinha japonesa a elaborações contemporâneas. A rodada conta com entradas quentes e frias, joys, maçaricados, sobremesas, além de pratos tradicionais.
Dia Internacional do Sushi
A criação da data, em 1º de novembro, é atribuída a um editor do blog SushiDay.com, que a celebrou pela primeira vez em 2009. E como o sushi é, realmente, um preparo muito especial, há ainda uma outra data para comemorar sua existência: 18 de junho, também Dia Nacional da Imigração Japonesa. Pelo o que se sabe, quem a inventou foi Chris DeMay, administrador de uma página do Facebook chamada “Sushi”.
Na primeira celebração, a fanpage contou com a participação de cerca de 1,3 milhão de fãs, que movimentaram muito a página nesse dia, postando milhares de comentários sobre a comemoração do novo feriado. O evento criou o slogan: “Cada dia deve ser Dia do Sushi, mas como tudo que é incrível, o dia merece uma data exclusiva”.
MaYuu Sushi
Avenida das Castanheiras, 1060, Edifício Vila Mall, Águas Claras;
(61) 3382-0927;
De segunda a quinta, das 18h à 0h. De sexta a domingo, das 12h às 15h30 e das 18h à 0h.