CSA - Divulgação (1)

Agricultura familiar: Quitutices vai sediar um dos pontos da CSA Raio de Sol

No sábado, dia 09 de novembro, a Quitutices (315 Sul) – confeitaria inclusiva sem glúten e sem leite animal, comandada pela chef Inaiá Sant’Ana – receberá a 1a Roda de Conversa promovida pela Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA), às 10h. Durante o bate-papo, os representantes da Rede CSA Brasília vão explicar sobre a proposta de formação da comunidade com interessados em se tornarem coagrigultores na região, adquirindo produtos orgânicos de uma das famílias de agricultores cadastradas no projeto. O evento é aberto ao público.

O momento será conduzido por Renata Navega e Maurício Bichara, articuladores da Rede CSA Brasília. Também estarão presentes os agricultores Maria Madalena e seu marido Ronaldo da Silva, da CSA Raio de Sol, que será responsável pelos produtos entregues na Quitutices, o mais novo ponto de convivência do projeto.

“A proposta é que a comunidade passe a investir diretamente na produção de um agricultor familiar em vez de comprar em supermercados ou em feiras. Para isso, o agricultor apresenta todas as informações sobre os seus custos e meios de plantio, e a comunidade assume o compromisso de financiamento, pagando antecipadamente pelos alimentos que serão fornecidos”, explica Maurício.

Cada cliente (coagricultor) contribui com uma cota mensal de R$ 300 para uma cesta com 7 a 10 itens, e combina um dia da semana e horário para retirada dos produtos orgânicos. O período mínimo de compromisso é 6 meses. O processo respeita a sazonalidade da produção, sendo assim, distribui o que tem em abundância.Após esse primeiro encontro, quem se interessar em se tornar coagricultor poderá tirar dúvidas e combinar a melhor forma de colaborar. A Quitutices também passará a integrar o projeto como ponto de convivência, ou seja, local de entrega dos alimentos orgânicos produzidos por uma CSA. No caso, a CSA Raio de Sol, do casal de agricultores Maria Madalena e Ronaldo da Silva. O ato promove a união das famílias envolvidas na comunidade além de oferecer a praticidade de ser localizado próximo a elas.

Maurício conta que conheceu a chef Inaiá Sant’Ana por meio da Associação Celíacos de Brasília e lhe fez a proposta. “É importante que os pontos de convivência tenham valores semelhantes aos nossos. A Quitutices acredita em nossa causa, então propusemos a parceria”, afirma o agricultor.

Sobre CSA

CSA significa Comunidade que Sustenta a Agricultura e é uma tecnologia social que promove a criação de vínculos entre as pessoas no campo e na cidade. Para se tornar parte de uma CSA, os consumidores são convidados a se transformarem em coagricultores, passando a conhecer todo o processo de produção orgânica e agroecológica dos alimentos desde o seu plantio até a colheita.

A ação mobiliza atores para nutrir o território do Distrito Federal com comunidades que sustentam a agricultura capazes de gerar apoio mútuo entre si e implementar as práticas sustentáveis. Assim, o agricultor deixa de vender seus produtos por meio de intermediários e conta com a participação das pessoas para a organização e financiamento de sua produção.

Bate-papo sobre CSA na Quitutices
Sábado (09/11), às 10h;
Endereço: CLS 315, Bloco A, Loja 33, Asa Sul – Brasília/DF;
Telefones: (61) 3543-5057 / (61) 98303-5396 (WhatsApp).
Vídeo no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=-bqJdwV4TH4

Compartilhe:

Compartilhe

Comentários

Comentários

Veja Também

Quem Escreve

Sueli Maestri

Sueli Maestri

Nathália Maestri

Nathália Maestri

Categorias

Somos um Blog Associado ao Wine Media Awards e ao Enoblogs.

Veja também

Em Alta