Família Davo, do interior de São Paulo, aposta no processo e já apresenta ao mercado linha de espumantes e vinhos
Um estudo desenvolvido através da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), pelo pesquisador Murillo de Albuquerque Regina, tem chamado à atenção no Sudeste do País. A técnica da dupla poda que possibilita a inversão no ciclo da planta que ao invés de podar em agosto e colher em janeiro, faz o inverso, efetua o processo em janeiro com a colheita em julho e agosto, teve como destaque a adaptação da variedade Syrah, ainda no começo dos anos 2000.
Depois de dois anos de estudo no sul mineiro, ganhou força e uma das vinícolas que segue esta linha é a Família Davo, de Ribeirão Branco-SP. A inversão do ciclo da videira através da técnica da dupla poda permite com que todo o período de maturação e colheita ocorra sob condições climáticas ideais para obtenção de vinhos de excelente qualidade, comentou Murillo.
A Família Davo apresentou recentemente ao participar da Wine South America, Feira Internacional de Vinhos realizada em Bento Gonçalves-RS, seu portfólio elaborado em meio ao terroir do interior paulista, e obteve grande aceitação do publico da feira.
A enóloga Isabel Peregrino, da Epamig, comenta que é trata-se de um projeto desafiador, mas com grande potencial naquela região. “Os produtos nacionais tem excelente qualidade e merecem ter devida atenção. Nós queremos mostrar este potencial e reforçar que o Brasil tem muito a oferecer no campo enológico” ressalta a enóloga.
A vinícola Família Davo cultiva as castas francesas Chardonnay e Pinot Noir para vinhos tranquilos e espumantes, apostando ainda em cortes de linhas Nature, Extra Brut e Brut, bem como os sucos com as uvas Isabel e Bordô. Somente nos espumantes, carro chefe neste primeiro momento, são 5 mil garrafas ano. Em breve uma nova linha de vinhos tintos e de colheita de inverno no Sul de Minas, em outra propriedade da Família, entrará em produção.
Complexo Enoturístico Família Davo
O empresário José Afonso Davo está à frente deste projeto, que teve início ainda com plantação de oliveiras, até acreditar em sua paixão, a vitivinicultura. Alinhada a proposta, um Hotel para apreciadores da natureza, com 19 habitações de aconchego em meio a uma área de 50 hectares, está por ser inaugurado ainda neste ano.
O empreendimento integra um complexo que conta ainda com o Cozinha Regional, um Restaurante com ingredientes regionais e experiências marcantes. Tudo isso, ligado ao bom vinho elaborado pela Família. O projeto está situado na Estrada Municipal de Ribeirão Branco, Taquarimirim, Ribeirão Branco-SP.
Conheça mais sobre o Complexo, que entrou em funcionamento no começo deste 2019.
Acesse o vídeo https://www.youtube.com/watch?
Saiba mais no site: http://www.hotelevinicoladavo.
Edição: Su Maestri