A Embaixada da Itália hospedará grandes convidados para apresentar as excelências dos produtos e da cozinha tradicional italiana entre 18 e 24 de novembro.
A Semana da Cozinha Italiana no Mundo chega à sua quarta edição, com o objetivo de promover a nível internacional as tradições culinárias e enogastronômicas como sinais distintivos da identidade e da cultura italiana. Nesse ano, a iniciativa acontecerá entre os dias 18 e 24 de novembro, com temáticas dedicadas à qualidade, sustentabilidade, cultura, educação, identidade e território. O Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional (MAECI), junto a toda sua rede diplomática ao redor do mundo, promoverá ao longo da semana em questão mais de 1000 atividades, organizadas por quase 300 sedes diplomático-consulares.
Em Brasília, estão programadas quatro iniciativas abertas ao público. No dia 18 de novembro, a Embaixada italiana organizará um evento de leitura de trechos extraídos do livro “Hostaria Cinema – gli italiani a tavola nei film: cinquanta anni di ricette, aneddoti, storie” de Giancarlo Rolandi.
Colinas de prosecco di Conegliano e Valdobbiadene, Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco
No dia 19 de novembro, data que marcará a abertura oficial da Semana em Brasília, teremos uma palestra ministrada pelo sommelier oficial da importadora Del Maipo, Sr. Eugenio Cue, sobre as origens, a produção e a recente inclusão das colinas produtoras de prosecco di Conegliano e Valdobbiadene como Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco. O prosecco é o vinho italiano mais consumido no mundo.
No terceiro dia, 20 de novembro, teremos uma demonstração da produção de mozzarella e burrata fresca pelo cheesemaker Pietro Spina e pelo chef Giorgio Ridolfi em colaboração com a Empresa Mozzarellart. No quarto dia, 21 de novembro, teremos uma aula prática ministrada pelo renomado chef pizzaiolo Mario Tacconi de como preparar uma tradicional massa de pizza italiana em casa, o tempo de descanso, a abertura da massa e os temperos e ingredientes que podem ser utilizados.
A formação também é um eixo fundamental da quarta edição da Semana da Cozinha Italiana no Mundo. Graças a uma parceria entre o curso de gastronomia do SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e a ALMA (Scuola Internazionale di Cucina Italiana), na semana dos dias 25 a 29 de novembro, essa última ministrará aos alunos do SENAC de Brasília uma masterclass que terá como assunto a confeitaria italiana. Além disso, na sexta-feira anterior, dia 22 de novembro, o chef Mario Tacconi realizará um curso, também junto aos alunos de gastronomia do SENAC.
Edição: Sueli Maestri