A premiada Trattoria da Rosário (QI 17 Lago Sul), do chef napoletano Rosário Tessier, referência de cozinha italiana na capital, acaba de receber diretamente de Alba, na região de Piemonte, Itália, o tartufo bianco (ou trufa branca), com seu aroma único e cobiçado em todo o mundo, chega para ser o destaque do menu elaborado pelo chef. a partir de hoje (03/12).
Para os amantes da iguaria que apreciam simplicidade e requinte, podem optar pelo ovo frito com gema mole e lâminas de trufas, ou linguine ao burro (manteiga clarificada), sálvia e trufas, impecavelmente executados. Mas, se o comensal desejar escolher um prato especial com a iguaria, o chef prontamente atenderá ao pedido.
A temporada do Festival das Trufas é curtíssima, por se tratar de um produto bastante perecível e que pode perder seus aromas e peso com o tempo.
Temporada de tartufo no Piemonte
Um dos eventos mais importantes de tartufo na Itália é a Fiera internazionale del Tartufo bianco d’Alba – origem das trufas que serão servidas na Trattoria da Rosário -, acontece no mês de Outubro e parte do mês de Novembro, e movimenta a economia local com milhares de turistas e chefs de cozinha de diversas nacionalidades que estão sempre em busca das melhores e mais aromáticas trufas.
Estamos falando dessa preciosa iguaria, mas, é interessante explicar que a trufa em português, ou “tartufo” em italiano, são os nomes vulgarmente dados aos corpos frutíferos subterrâneos das espécies de Tuber, um gênero de fungos da família Tuberacea, cujo nome científico é Tuber magnatun picco, e crescem nas raízes de árvores como o carvalho, a castanheira, pinheiro mediterrâneo, salgueiro, álamo e tílias. Essas espécies têm sabor e aroma agradáveis, sendo consumidas pelo homem cerca de três mil anos.
As trufas possuem variados tamanhos e formatos, podendo ser pequenas, grandes, circulares e com bastante irregularidades. Importantes fatores climáticos como temperatura, umidade, chuvas em excesso, além da composição do terreno são fundamentais para o desenvolvimento do fungo, e cada variedade necessita de clima específico.
Para saber como foi a produção das trufas no Piemonte este ano, conversei com Roberto Bianco, que mora em Monferrato, e é responsável pelo trabalho de divulgação dos produtos de alto padrão do Piemonte como: Barolo e Tartufo, dentre outros. Me disse que este, foi um ano especialmente difícil para as trufas no Piemonte, pois as condições climáticas foram decisivas para uma colheita limitadíssima, com precipitação de chuvas bem acima da média sazonal. “Em um mês, aqui no Piemonte, tivemos período muito chuvoso e apenas 3 dias ensolarados, e isso também impediu as experiências de Caça às Trufas por turistas” afirma Roberto Bianco.
Serviço:
Festival de Trufas da Trattoria da Rosário
Data: A partir de 03/12/2019 até finalizar o estoque
Endereço: Edifício Fashion Park Bl. H, s/n, SHIS QI 17
Telefone para reservas: (61) 3248-1672
Edição: Su Maestri