pouca roupa rosé;;

Verão: Dicas de vinhos que combinam com a estação mais quente do ano

Brancos, rosés e espumantes são refrescantes e harmonizam com nosso clima tropical

As altas temperaturas e os dias mais quentes pedem bebidas refrescantes. Nesta época, nada melhor que um vinho ou um espumante geladinho para afastar as altas temperaturas típicas do verão. Os espumantes são super bem-vindos, assim como os brancos leves e rosés.

Vale também  um tinto leve, fácil de beber como os da uva Gamay, que produz vinhos bem aromáticos, leves e pouco alcoólicos. Além da  Barbera, a Bonarda, a Cinsault e a Grenache.  Lembrando que a uva Pinot Noir também produz vinhos elegantes e leves e pode sim, ser degustado no verão.

Aqui vai algumas dicas:

Para quem aprecia os brancos, a sugestão é o Ciao Bella da uva Pinot Grigio. Com aroma delicado, levemente floral e notas cítricas de limão, esse vinho do Veneto, tem boa acidez, é muito leve e equilibrado. Ideal como aperitivo ou mesmo acompanhando pratos de frutos do mar.

Outro branco que agrada diferentes paladares é o Chan de Rosas, um clássico espanhol excelente opção para degustar sem acompanhamento, mas também com frutos do mar. Elaborado com a Albariño, na região da Galícia, tem como destaque as notas frutadas e florais.

Divertidos, provocadores e sugestivos, os vinhos da linha Pouca Roupa, elaborados no Alentejo, em Portugal, acabam de chegar ao Brasil. As versões branco e rosé são a cara da estação e foram pensadas para o público jovem, desde o estilo do vinho até o rótulo da garrafa. Os exemplares levam a assinatura do prestigiado enólogo João Portugal Ramos, referência mundial e um dos principais representantes da geração de enólogos contemporâneos.

O Pouca Roupa Branco é um blend das uvas Verdelho, Sauvignon Blanc e Viosinho e é excelente para acompanhar peixes, mariscos e carnes brancas. Já o vinho Pouca Roupa Rosé é elaborado com as uvas Aragonez, Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon. É excelente como aperitivo, e também para acompanhar saladas mediterrâneas e pratos orientais.

Para quem prefere os espumantes, dá só uma olhada nessas duas sugestões com bons preços e fáceis de encontrar. Seja em lojas especializadas, mercados ou nos principais restaurantes da cidade.

A primeira delas é um Cava espanhol, o Ramiro II Brut Rosé. De cor rosa vivo, com bolhas finas, ele é persistente e elegante e vai bem com saladas, peixes ou mesmo sozinho, só para degustar com os amigos.  A segunda dica é o Sol fa Soul Brut, um espumante argentino produzido pelo badalado Marcelo Pelleriti. Com aroma de frutas vermelhas e tropicais, é uma bebida vibrante, jovem e muito agradável. Ideal para beber em qualquer situação ou acompanhado de peixes, frutos do mar e sobremesas.

Todas essas sugestões são facilmente encontradas em adegas, mercados, empórios e restaurantes e são trazidas para o Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Del Maipo.

 

Edição: Sueli Maestri

Imagens: Divulgação

Compartilhe:

Compartilhe

Comentários

Comentários

Veja Também

Quem Escreve

Sueli Maestri

Sueli Maestri

Nathália Maestri

Nathália Maestri

Categorias

Somos um Blog Associado ao Wine Media Awards e ao Enoblogs.

Veja também

Em Alta