O QMF é feito do blend de duas uvas tintas da região de Bairrada, em Portugal: Baga e Touriga Nacional. A escolha das castas influencia tanto no sabor suave e fresco, quanto no corpo da bebida, além da coloração. “Os espumantes costumam ser bem equilibrados e leves, mas por ser tinto, esse é um pouco mais encorpado, mas sem pesar no paladar. Uma das diferenças mais marcantes entre ele e os tradicionais brancos e rosés”, explica João Henrique, consultor em vinhos da Vinalla.
O QMF é feito pelo método tradicional de fermentação, conhecido como Champenoise. Nesse processo, a bebida passa por duas fermentações. Na primeira ela fica em um tanque de inox por sete dias, o que deixa o vinho base aromático e com taninos mais macios. A segunda fermentação é feita direto na garrafa para que o líquido adquira gás carbônico e faça a “tomada de espuma”. Antes da comercialização, o espumante descansa por oito meses para evoluir em termos de sabor.
Dica de harmonização
Na hora de abrir o espumante, acompanhamentos sempre caem bem. Pelo sabor equilibrado, a bebida costuma harmonizar bem com grande parte dos pratos, de frios a pizzas. A versão tinta, por sua vez, é um bom contraponto para entradas e pratos mais leves. Entre as tantas regras de harmonização, a melhor delas é combinar com aquilo que você mais gostar.
Serviço
Vinalla Vinhos
Endereço: Setor Comercial Norte, Quadra 2, Bloco D, Loja 312 Shopping Liberty Mall – 1º piso
Horário de funcionamento da loja: de segunda-feira à sábado, das 9h às 21h
Informações e reservas: (61) 3328-8837
@vinallavinhos
Edição: Su Maestri