96512696_895522247538915_8472664693280866304_n

Premiada: a inigualável Trattoria da Rosario celebra sucesso e tradição em Brasília

O Restaurante Italiano mais premiado de Brasília

A Trattoria da Rosário, endereço certo para os que buscam o melhor da gastronomia italiana em Brasília, é comandada pelo Chef napolitano Rosário Tessier, que de perto administra uma das melhores cozinhas da capital. A casa é intimista e elegante, com três ambientes, sendo dois salões internos e a varanda. A decoração tem toques clássicos, conferindo um ar mais formal ao restaurante. O moderno fica por conta das vidraças, garantindo a luz natural ao interior.

O serviço é sofisticado. Os garçons são prestativos e sabem informar todos os itens do cardápio e as harmonizações perfeitas. A gentileza é um dos diferenciais da casa. Outro destaque é a presença do chef Rosario Tessier nos salões, checando pessoalmente a satisfação dos frequentadores. A gastronomia  é a grande estrela: clássica e bem elaborada, com um menu impecável com  pratos, claro,  napolitanos. No entanto, o chef passeia por várias regiões da Itália, com pratos de frutos do mar, caças e massas que contemplam o menu.

01332540_0b3a2e1i8b
16a315fc2406af5e86fb5bbe63c6a168abb65834

Adega da Rosário

Além da excelente gastronomia, a Trattoria da Rosário possui duas  adegas climatizadas com seleções espetaculares de vinhos escolhidos pessoalmente por Tessier. Seus rótulos passam pelo velho e novo mundo, prestigiando o vinho nacional, com variadas opções de produtores. Para os clientes mais exigentes há opções de vinhos emblemáticos, como o espanhol da região de Ribera Del Duero, Vega Sicilia, de diversas safras; o Brunello di Montalccino, de André Constanti; o toscano Sassoaloro de Biondi Santi; ou até mesmo o Sassicaia, de Tenuta San Guido.

Su Maestri  na sofisticada adega da Trattoria da Rosário.

Uma história de comprometimento sucesso

Em uma tarde, o Rosário Tessier me recebeu para um almoço sem hora para terminar, com uma típica pasta italiana e uma bela taça de vinho, ouvi um pouco de sua história de vida e da gastronomia, que nesse caso, se fundem, pois desde pequeno teve suas referencias culinárias na família de origem humilde com 14 irmãos.

Inaugurada em 2003, a Trattoria da Rosário é a realização do sonho desse napolitano que, em 1993,  escolheu Brasília para fixar residência e transformar o seu restaurante em um dos mais renomados e frequentado por personalidades influentes da política e da alta sociedade de Brasília. Quem vê a casa hoje, com reservas esgotadas quase diariamente não imagina o inicio de grandes dificuldades e trabalho árduo do chef Rosário.

Desde criança já trabalhava duro vendendo queijos e leite produzidos pela família, “ a vida sempre foi muito difícil, e todos tínhamos que trabalhar desde criança” ressalta com toda a simplicidade e orgulhoso de suas origens. A maior influência gastronômica veio do pai, que gostava de cozinhar nos finais de semana os  frutos do mar frescos,  base da gastronomia mediterrânea, e que hoje é o carro-chefe de seu restaurante.

10155070_285525321605562_264656960_n

O começo:

Em 1978 o jovem Tessier saiu de Nápoles para se dedicar a gastronomia, tendo passado por diversos restaurantes da Itália e de outros países da Europa, antes de desembarcar no Brasil. Trabalhou em Rimini, Ilha de Elba, Toscana, Régio Calábria, Pescara, Modena, Bologna e Veneza. Foi convidado para trabalhar em Espanha, Suíça, Portugal e Inglaterra.

No Brasil, comandou a cozinha do renomado restaurante do Hotel Sheraton no Rio de Janeiro, e, em 1993, desembarcou em Brasília com status de grande chef atuando nos restaurantes mais sofisticados da capital federal, como Gaf, Partenopea, Bocca della Veritá, I Maestri e Trastevere. Trabalhando arduamente, nunca perdeu a oportunidade de adquirir conhecimentos e acumular experiências, que hoje lhe conferem o título de um dos mais reconhecidos chef’s do segmento no Brasil.

O sonho de ter seu próprio restaurante se realizou em 21 de abril de 2003, quando abriu as portas da Trattoria da Rosário, que logo se tornou um conceito de excelência em gastronomia italiana, e hoje acumula títulos dos mais importantes veículos sendo vencedor de todos os prêmios de melhor italiano da VEJA BRASÍLIA “Comer & Beber” desde sua abertura, há onze anos, além dos títulos pelo Guia Quatro Rodas de Melhor Restaurante Italiano nos anos de 2012 e 2014 e da Revista Gula.

O sucesso do seu restaurante está ligado intrinsecamente à qualidade dos produtos e matéria prima que utiliza na elaboração dos pratos, garante Tessier, que supervisiona de perto todos os produtos, que na sua maioria são importados especialmente para seu restaurante. Porém, ressalta o Chef, “o atendimento é primordial para que o clientes se sintam em casa”. Se orgulha de ter clientes que se tornaram grandes amigos.“Aqui, quero que meu cliente seja tratado com todo a atenção é cortesia e que se sinta em casa”, diz Rosário.

1622811_281700508654710_1292807042_nO chef em atuação no que melhor sabe fazer, encantar o paladar!

Cardápio bem elaborado 

Receber bem o cliente é prioridade da casa e isso o chef Tessier faz muito bem. Como aperitivo o restaurante oferece uma seleção de pães, queijos e pastas. A  Insalata Mare Nostro  de folhas mistas com camarões, lulas e polvo é um sucesso! Os amantes de carpaccio, podem escolher  o tradicional com lâminas de alcachofra e Grana Padano, ou com rúcula e cogumelos.

A maior dúvida entre os comensais com o cardápio em mãos é o que escolher como prato principal diante de tantas opções. Se optar por carne, tem a bisteca de cordeiro com creme de hortelã, servida com risoto de funghi fresco e lascas de Grana Padano, a Bistecchina d´Agnelo. Caso prefiram massa, a Trattoria serve o Gnocchi Mediterrâneo com bacalhau, manjericão, tomatinho cereja, azeitonas e alcaparras, além do papardelle com alcachofra fresca, gorgonzola e presunto de Parma. Outra boa opção é o Gamberi Imperiali (camarões ao molho de pimenta verde e ervas à provençal com risoto de polvo).

Para coroar o paladar, a finalização com as mais diversas sobremesas italianas: o tiramissú, a panna cotta com calda de ameixa e o semifreddo de chocolate branco e baunilha com calda de cereja, laranja e cassis, entre outras.

Após um tour pelo melhor da gastronomia italiana, indico para finalizar a refeição o cafezinho com o clássico licor  limoncello, que nos remete aos prazeres sensitivos da Itália.

Conversar com Rosário Tessier foi um privilégio e aprendizado, pois, descobrimos que por trás de um homem de gestos simples encontra-se um apreciador de grandes vinhos, charutos, musicas clássica e filosofia.

Paleta de cordeiro ao molho de vinho servido com polenta branca, crocante de presunto de parma, cogumelos frescos, regado ao azeite trufado
Paleta de cordeiro ao molho de vinho servido com polenta branca, crocante de presunto de parma, cogumelos frescos, regado ao azeite trufado
Nhoque com ragu de cordeiro
                                                                         Nhoque com ragu de cordeiro

 

TRATTORIA DA ROSÁRIO

SHIS QI 17, bloco H, Loja 215 – Fashion Park, Lago Sul – Brasília / DF
(61) 3248-1672
Cartões: visa, mastercard, american express, dinners
Estacionamento: gratuito, com manobrista
Horário: Terça a sexta, 12h às 15h e 19h à 0h; sábado, 12h às 16h e 19h à 0h; domingo, 12h às 17h.
Lugares: 170
Possue: Ar condicionado e Acesso para deficiente

Aceita reservas
www.trattoriadarosario.com.br

 

Texto: Su Maestri

Compartilhe:

Compartilhe

Comentários

Comentários

Veja Também

Quem Escreve

Sueli Maestri

Sueli Maestri

Nathália Maestri

Nathália Maestri

Categorias

Somos um Blog Associado ao Wine Media Awards e ao Enoblogs.

Veja também

Em Alta