A editora do portal Vinho Capital, Su Maestri, teve a oportunidade de bater um super papo com Lara Magalhães Torres, a mulher que comanda a Wine Consulting
Proprietária da marca Wine Consulting, ela é uma mulher empreendedora que mostra como a criatividade, visão e determinação são a chave para construir negócios inovadores no competitivo mercado do vinho.
Esse universo, outrora masculino, segue sendo invadido – no bom sentido – por mulheres que vêm ganhando espaço e mostrando com muita competência que, além de apreciarem a bebida, também fazem do hobby um negócio inovador, mesmo em tempos de crise. Esse é ocaso de Lara, que desde jovem já mostrava grande talento para os negócios. Na cidade de Patos de Minas, onde nasceu, trabalhou com a família e herdou do pai comerciante, o tino e as boas habilidades na área comercial.
Já em Brasília, cursou Comunicação Institucional e Relações Públicas, fez MBA em Marketing e sua atuação na área acadêmica rendeu-lhe um convite para trabalhar no departamento de Marketing do IESB. Atuou também por oito anos na coordenação de eventos da Secretaria de Relações Institucionais na área política, mas, optou por abandonar tudo e se aprofundar no encantador universo do vinho, acompanhando o marido, empresário do setor, em eventos e feiras internacionais do setor. Sempre vislumbrando oportunidades, aproveitava as viagens de negócios para se aprimorar fazendo cursos na Espanha, EUA e França.
Uma história de amor pelo vinho
Casada com o empresário Cyro Torres Júnior, diretor da Importadora Del Maipo, Lara, incentivada pelo marido, apaixonou-se por vinhos – e do hobby, resolveu empreender. Daí nasceu a Wine Consulting, empresa especializada em consultoria e organização de eventos enogastronômicos voltados exclusivamente para mulheres. Na ocasião, a empresária vislumbrou um nicho de mercado pouco explorado em Brasília, porém, com grande potencial de crescimento. Percebeu a grande demanda, e começou a montar grupos e confrarias femininas para degustações e cursos sobre a bebida, que rapidamente ganharam adeptas ávidas por conhecimento dentro de um ambiente que favorece um estilo muito particular de curtir o momento, apreciar e sentir o vinho. E nesse contexto do universo feminino intrínseco ao do vinho , resolvemos conhecer um pouco mais sobre o pensamento e os projetos de Lara Torres. Confira a entrevista:
Vinho Capital: Nos conte como foi concebido o projeto Wine Consulting
Lara Torres: O projeto Wine Consulting nasceu no início de 2019 com o principal objetivo de levar mais conhecimento para as mulheres sobre o mundo do vinho. Fui observando em jantares e encontros o quanto elas tinham o interesse em aprender mais sobre o assunto, mas percebia que muitas se intimidavam diante dos homens por acharem que não tinham tanto conhecimento. Isso me motivou a criar algo voltado somente para elas.
VC : Como é realizada a consultoria com seus clientes?
Trabalho exclusivamente com rótulos da importadora Del Maipo, então primeiramente eu apresento para minhas clientes o nosso catálogo de vinhos e vou auxiliando de acordo com suas preferências ( países, castas, características … ). Se por acaso for uma cliente que não tenha ainda seus gostos definidos, eu opto por vinhos menos complexos, mais simples e fáceis de beber. Proponho as harmonizações de acordo com os pratos que escolhidos para um almoço ou jantar, auxílio sobre a temperatura de serviço, método de armazenamento , taça ideal e tudo que eles necessitarem.
CV: Qual é a dinâmica dos workshops e eventos enogastronômicos que você organiza?
LT: Atualmente tenho 3 projetos que envolvem o vinho: O Curso de vinhos para as mulheres que é realizado em conjunto com empresária Patrícia Vaz da QUADRA Concept Store, onde acontecem as aulas em 3 níveis: Básico, Intermediário e Avançado, o curso é todo harmonizado com empratados elaborados pela Chef Patrícia Leal e é ministrado pelo sommelier Sérgio Pires da ABS. A cada aula eu apresento 5 rótulos para as alunas, falamos sobre as vinícolas, os enólogos e método de elaboração desses vinhos. Coordeno a aula do princípio até o final. As confrarias que também acontecem na QUADRA, já foram desenvolvidas com o objetivo das alunas dos cursos de vinhos, evoluírem nos sentidos da visão, olfato e paladar. Já nesse projeto eu sou a Chanceler, coordeno toda a degustação que acontece às cegas com fichas técnicas e exploro ao máximo os sentidos das meninas. As confrarias também são harmonizadas com empratados elaborados pela chef Ana Rosa. Por último o Workshop de Enogastronomia surgiu com o intuito de levar para a mesa uma experiência de harmonização perfeita e completa. Um projeto da Wine Consulting e da Chef Patrícia Leal, que ensina as alunas receitas de 5 pratos da alta gastronomia e a cada prato finalizado é levado para a mesa e é devidamente harmonizado com rótulos escolhidos por mim. Na mesa, abordo um pouco sobre cada rótulo e o porque ele harmoniza com aquele prato. Nesse projeto temos vários parceiros envolvidos: Mesa posta, decoração, música, doces e todas as alunas recebem uma apostila com todas as receitas, além de um grupo no whatsapp onde tiramos qualquer dúvida sobre a execução dos pratos.
VC: Como é a experiência de ter uma parceria comercial com o marido?
LT: Me sinto muito honrada com essa parceria, a Del Maipo é uma importadora de grande referência no país. Tudo o que sei sobre esse apaixonante mundo do vinho aprendi com meu marido, foram anos acompanhando-o em feiras pelo mundo, fazendo cursos, participando de reuniões de negociações e degustações, conhecendo vinícolas e seus terroirs, métodos de produção de vinhos e enólogos. Aprendo com ele todos os dias em todos os aspectos. Somos muito parceiros e ele está presente me apoiando, integralmente!
VC: Nesse momento de pandemia, o mercado e-commerce e delivery de vinho ficaram mais dinâmicos e o aumento no consumo ficou substancial. Como a Wine Consulting vê esse movimento?
LT: O que tenho percebido nesse momento em que estamos vivendo, é que além do aumento considerável do consumo de vinho, as pessoas ficaram mais interessadas em saber de fato sobre o que estão bebendo. Tenho recebido diversas perguntas de clientes e amigos querendo saber sobre o enólogo de determinado vinho, a região, método de elaboração, o quanto é indicado que bebam diariamente, quais são os nutrientes que contém no vinho e por aí vai… Recebi também alguns relatos de pessoas que sempre tiveram interesse em saber mais sobre sobre o assunto, mas não tinham tempo e outros que se permitiram conhecer o vinho nesse momento de pandemia e acabaram se tornando apreciadores da bebida.
VC: Na crise gerada pela pandemia da covid-19, o vinho virou destaque no mundo como um dos produtos mais comprados pelas plataformas de marketplace. Como foi o crescimento específico da Wine Consulting, diante desse inovador movimento?
LT: Nossas vendas cresceram consideravelmente nesse momento, a Wine Consulting antes da pandemia era voltada, para cursos, confrarias e workshops mas a consultoria e delivery do vinho já acontecia. Nesse momento, tivemos a oportunidade de focarmos na venda do vinho de fato, e de criar outros projetos ligados ao consumo do vinho. Para oferecer uma experiência completa às nossas clientes, estamos oferecemos também um box de vinhos com a linha premium de embutidos da marca espanhola Haciendas, a cesta de café da manhã com vinhos, a tábua de frios com vinhos, e o COMBO do vinho disponível todas as sextas – feiras, onde a Wine Consulting e a Chef Patrícia Leal entregam na casa do cliente pratos harmonizados com vinhos e espumantes. Damos a opção para o nosso cliente ter a oportunidade de vivenciar diversos tipos de experiência enogastronômica dentro da sua casa.
VC: Você considera um desafio para o empresário de vinhos conciliar qualidade e bons preços com a alta do dólar?
LT: Estamos vivendo um momento econômico onde se deve ter muita cautela nas tratativas com as vinícolas. Apesar da alta do euro e do dólar, a importadora Del Maipo até o momento está conseguindo manter os preços mas não se sabe até quando, enquanto eles não alterarem os preços, a Wine Consulting não alterará também.
VC: Qual a sua sugestão para as mulheres que desejam iniciar no mundo do vinho em tempos de pandemia?
LT: Sempre digo para as iniciantes que o vinho é um caminho sem volta, uma vez que você se permite apreciar a bebida e a conhecer um pouco da história que existe por trás dela, você com certeza se tornará um eterno amante. Para se beber um bom vinho não necessariamente tem que se pagar caro por ele, existem milhares de rótulos bem elaborados a um excelente custo/benefício. Aconselho as iniciantes nesse fantástico universo a começarem por vinhos mais simples, com menos elementos, que possuam fermentação em tanque de inox e não contém barrica, vinhos jovens e aos poucos irem evoluindo. Mas o aspecto mais importante para a escolha de um vinho na minha opinião sempre será o que se encaixará perfeitamente com o paladar da pessoa. Aquele vinho que vai te trazer emoção e aconchego no nariz e na boca e isso só tem um jeito de descobrir, degustando.
Edição: Su Maestri