Em plena época de pandemia da covid-19, o Mercado Malunga segue firme em seu propósito de levar alimentos orgânicos a todas as pessoas. Prova disso é que a empresa abre nesta semana a sua sexta unidade no Distrito Federal. Desde ontem, dia 1, os moradores do Lago Sul podem desfrutar de uma grande variedade de produtos, desde hortaliças, legumes e frutas até cereais, ovos, laticínios e outros itens mais elaborados.
Os mais de mil produtos foram distribuídos nos 70 m² de área da nova loja. “Estamos trabalhando para ter 100% de alimentos orgânicos e naturais em nossas gôndolas. As hortaliças e parte dos laticínios são produzidos em nossa fazenda, seguindo todas as orientações previstas na legislação. Também temos como prioridade fomentar a economia local, dando preferência a fornecedores do Distrito Federal e entorno, especialmente, aos pequenos produtores. Quando percebemos que nosso cliente deseja um item que não tem em Brasília, trazemos de fora”, afirma Joe Valle, fundador da marca.
Ele destaca que costuma visitar todas as empresas para ter certeza de que suas práticas estão de acordo com os princípios do grupo Malunga. “Também enviamos amostras periodicamente para a análise de resíduos a fim de garantir a segurança de nossos consumidores”, revela.
A inauguração da nova loja vai gerar seis novos postos de trabalho, que se juntarão aos mais de 250 já existentes. “Somente na fazenda, temos 180 colaboradores. Os outros estão nas unidades do Mercado Malunga já em operação na Asa Sul, Asa Norte, Águas Claras e Sudoeste”, conta.
Desde o início da pandemia do coronavírus, todos os colaboradores estão seguindo rigorosamente todas as orientações dos órgãos de saúde e essas ações são reforçadas diariamente. “Nossas lojas também estão equipadas com álcool em gel e estamos atentos para limitar o número de clientes com o objetivo de evitar aglomerações”, destaca o empresário.
O mercado de orgânicos
O consumo de alimentos orgânicos vem crescendo no Brasil a cada ano, especialmente pela percepção do consumidor em relação ao valor agregado e à sua busca por mais saúde. De acordo com a última pesquisa realizada pela Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis), de 2017 a 2019 houve um crescimento de 4% em relação aos entrevistados que se dizem consumidores desse tipo de produto. E 84% deles afirmaram que passaram a consumi-los por serem mais saudáveis. Já a preocupação com o meio ambiente aparece em 9% das respostas.
A região sul lidera o ranking de consumo de orgânicos: 48% da população disse ter comprado algum produto nos 180 dias que antecederam a pesquisa. O Centro-Oeste apresentou 42% neste mesmo quesito, ficando em segundo lugar no país. Os produtos mais comprados são frutas (25%), verduras (24%) e alface (21%).
Mercado Malunga
Lago Sul
Centro Comercial Gilberto Salomão, Área Externa, bloco F, loja 6
Telefone: (61) 3772-1611
Funciona de segunda a sábado, das 8h às 21h
Asa Sul
CLS 105, bloco D, loja 35 – Brasília
Telefone: (61) 3772-1615
Funciona de segunda a sábado, das 8h às 21h
Asa Norte
CLN 315, bloco E, loja
Telefone: (61) 3772-1610
Funciona de segunda a sábado, das 8h às 21h
Águas Claras – Shopping Felicittá
Avenida das Castanheiras, lote 5
Telefone: (61) 37721600
Funciona de segunda a sábado, das 8h às 21h
Águas Claras – Mirante Plaza
Avenida das Araucárias, Lote 885, Loja 13
Telefone: (61) 3772-1611
Funciona de segunda a sábado, das 8h às 21h
Sudoeste
CLSW 104, Bloco A, Loja C
Telefone: (61) 3772-1613
Funciona de segunda a sábado 8h às 21h
Edição: Jornalista Nathália M. Sales