Seja por um estilo de vida mais saudável ou para manter a dieta em dia, as pizzas low carb e veganas caíram no gosto das pessoas. Com a proximidade do Dia da Pizza, comemorado em 10 de Julho, decidimos aprender e ensinar você também sobre como harmonizar essas pizzas com um bom vinho.
Para isso, fomos em busca da opinião de uma especialista no assunto, a Cibele Siqueira, Sommelière da Wine, maior clube de vinhos do mundo.
Cibele, qual o melhor vinho para acompanhar uma pizza de frango com batata doce?
R: Com esta pizza, podemos partir para uma harmonização no estilo “fit” também. Um espumante Nature que possui de 0 a 3 g/L de açúcar residual é uma ótima opção ou o Casa Perini Tradicional Nature, elaborado pelo método tradicional e que traz untuosidade e notas que irão harmonizar com a pizza. Uma outra opção seria um Rosé, como o Tenuta SantAntonio Scaia I.G.T. Veneto Rosato 2018, um vinho meio seco, mas com uma bela acidez e notas frutadas que vão combinar com o frango e com o leve dulçor da batata doce.
E com uma pizza de palmito e aspargos com massa sem glúten? O que você recomenda?
R: Essa é uma pizza leve e aromática. A massa sem glúten demora um pouco mais para assar do que as tradicionais e tem um leve dulçor no final. Uma excelente aposta é um Sauvignon Blanc ou um Chardonnay, dois vinhos brancos leves, com toques herbáceos que harmonizam muito bem. O Partridge Flying Chardonnay 2019 e o Root: 1 Reserva Sauvignon Blanc 2018 são ótimas pedidas.
Já uma pizza vegana com cogumelos, combina com vinho?
R: A melhor combinação, neste caso, é com vinhos que também tenham esses aromas terrosos e vegetais, como um Pinot Noir e um Carménère. Indico o Calyptra Vivendo Reserve Pinot Noir 2016. Uma ótima opção também é harmonizar essa pizza com vinhos veganos: o Pérez Cruz Limited Edition Carménère 2017, o Toro Loco D.O.P. Utiel-Requena Tinto Superior 2018, elaborado pela Tempranillo, e o Bobal são muito versáteis.
A pizza de brócolis é uma das mais pedidas em muitas pizzarias pelo que nos falaram. Qual vinho cairia bem com ela?
R: Pizzas e massas com vegetais leves e frescos harmonizam com vinhos do mesmo corpo, ou seja, um Pinot Grigio ou Pinot Gris seriam apostas certeiras nessa combinação. A indicação é o Canepa Novíssimo Pinot Grigio 2019 ou o Ernst Loosen Pfalz Pinot Gris 2018. Ambos com aromas cítricos, corpo leve e excelente acidez para harmonizar com todos os elementos dessa pizza.
As pizzas doces não poderiam ficar de fora. Como estamos falando de opções low carb, vamos manter a mesma linha na sobremesa. Qual a sua recomendação para uma pizza de banana com canela?
R: Para essa pizza doce, o legal é harmonizar com um belo Espumante Moscatel, como o Batasiolo Moscato, que possui açúcar residual para combinar e boa acidez para limpar o paladar.
Edição: Su Maestri