Colecionáveis, seleção de vinhos nobres ícones está no mercado. Excelência da Safra 2020 já confirma segunda edição da série
De fevereiro a junho, a Miolo lançou uma série se rótulos para ficar na história da vitivinicultura brasileira. The 2018´s Seven Legendaries of Miolo – os Sete Lendários da Miolo estão no mercado, mostrando que o Brasil pode elaborar grandes vinhos em diferentes regiões. Miolo Merlot Terroir, Testardi Syrah, Quinta do Seival Cabernet Sauvignon, Miolo Lote 43, Quinta do Seival Castas Portuguesas, Sesmarias e Vinhas Velhas Tannat, formam o que podemos chamar de enoteca particular exclusiva da Safra 2018.
Com produção limitada, os sete tintos nobres com graduação alcoólica entre 14% e 16% têm potencial de guarda de mais de 10 anos. Com a série completa, os Sete Lendários formam uma seleção de vinhos colecionáveis, que ajudam a construir a história do vinho brasileiro. Lançar uma série histórica como essa somente foi possível graças ao desempenho da Safra 2018, que reuniu condições de solo e clima perfeitas para junto com o homem e a tecnologia resultar em vinhos superiores. Os rótulos estão à venda nas lojas da vinícola (virtual e física) e no varejo especializado em todo país. Para marcar este momento histórico, está disponível nos mesmos canais, o kit dos Lendários, formado pelos sete ícones, em uma caixa de madeira personalizada.
A coleção retrata muito bem a diversidade de terroirs, reunindo vinhos elaborados com uvas cultivadas em vinhedos próprios do Vale dos Vinhedos, da Campanha Meridional, da Campanha Central e do Vale do São Francisco. Uma excelente oportunidade para degustar o que o Brasil, muito mais que um país, um continente de solos e climas, pode oferecer.
São quatro varietais que ressaltam a expressão das variedades Merlot, Syrah, Cabernet Sauvignon e Tannat. Os outros três rótulos são cortes que exaltam a força da natureza, o valor do tempo e o saber do homem. O Lote 43, por exemplo, com Denominação de Origem Vale dos Vinhedos, é um assemblage clássico entre Merlot, a uva emblemática do Vale, e Cabernet Sauvignon.
Já o Quinta do Seival Castas Portuguesas é um bi-varietal das lusitanas Touriga Nacional e Tinta Roriz. E para completar, o conceitual Sesmarias, uma obra prima com doses de seis variedades: Cabernet Sauvignon, Merlot, Petit Verdot, Tannat, Tempranillo e Touriga Nacional.
Mas o lançamento dos Sete Lendários Safra 2018 não foi o único grande acontecimento de 2020 para a Miolo, que registrou mais uma safra histórica, anunciando a segunda série dos Lendários para 2022. “Com a qualidade das safras que estamos tendo, o consumidor pode ter certeza que durante cinco anos poderá degustar vinhos nobres de altíssimo nível”, garante o diretor superintendente da Miolo, enólogo Adriano Miolo.
Os Sete Lendários
A Miolo compartilha a Safra 2018 com o lançamento dos ‘Sete Lendários’ – The 2018´s Seven Legendaries of Miolo. São rótulos ícones das quatro regiões onde a marca está presente com vinhedos e unidades de produção: Miolo – Vale dos Vinhedos (RS), Terranova – Vale do São Francisco (BA), Fortaleza do Seival / Candiota – Campanha Meridional (RS) e Almadén / Santana do Livramento, Campanha Central (RS).
“Nos 30 anos da Miolo, podemos dizer que tivemos duas grandes safras, a de 2005 e a de 2018. Ambas foram semelhantes climatologicamente, porém muito diferentes do ponto de vista tecnológico. 2018 é, com certeza, a melhor safra da nossa história. Por isso, nós a chamamos de Lendária”, comemora o enólogo. Ele explica, ainda, que a Safra 2018 ficará na história da Miolo, pois a vinícola produzirá todos os seus grandes vinhos elaborados, exclusivamente, em safras excepcionais. “Uma safra de qualidade como esta vem para coroar todo o trabalho de dedicação e inovação que foi realizado ao longo dos anos em prol da melhoria da qualidade”, afirma Adriano Miolo.
The 2018´s Seven Legendaries of Miolo surgem justamente para mostrar ao Brasil e ao mundo o potencial do vinho tinto brasileiro. Afinal, são sete vinhos tintos nobres, onde a Miolo é especialista, colocando o Brasil no mapa dos grandes rótulos mundiais.
Lançamentos Safra 2018
- Miolo Merlot Terroir – Miolo / Vale dos Vinhedos – 26.230 garrafas
- Testardi Syrah – Terranova / Vale do São Francisco – 15.000 garrafas
- Quinta do Seival Cabernet Sauvignon – Seival / Campanha Meridional – 15.000 garrafas
- Miolo Lote 43 – Miolo / Vale dos Vinhedos – 84 mil garrafas
- Quinta do Seival Castas Portuguesas – Seival / Campanha Meridional – 18.000 garrafas
- Sesmarias – Miolo / Campanha Meridional – 6.930 garrafas
- Vinhas Velhas Tannat – Almadén / Campanha Central – 6.300 garrafas
Edição: Su Maestri
Foto: Divulgação Miolo