miolo-legendarios-696x504

Vinho brasileiro: Safra 2018 foi inspiração para os Sete Lendários da Miolo

Colecionáveis, seleção de vinhos nobres ícones está no mercado. Excelência da Safra 2020 já confirma segunda edição da série

De fevereiro a junho, a Miolo lançou uma série se rótulos para ficar na história da vitivinicultura brasileira. The 2018´s Seven Legendaries of Miolo – os Sete Lendários da Miolo estão no mercado, mostrando que o Brasil pode elaborar grandes vinhos em diferentes regiões. Miolo Merlot Terroir, Testardi Syrah, Quinta do Seival Cabernet Sauvignon, Miolo Lote 43, Quinta do Seival Castas Portuguesas, Sesmarias e Vinhas Velhas Tannat, formam o que podemos chamar de enoteca particular exclusiva da Safra 2018.

Com produção limitada, os sete tintos nobres com graduação alcoólica entre 14% e 16% têm potencial de guarda de mais de 10 anos. Com a série completa, os Sete Lendários formam uma seleção de vinhos colecionáveis, que ajudam a construir a história do vinho brasileiro. Lançar uma série histórica como essa somente foi possível graças ao desempenho da Safra 2018, que reuniu condições de solo e clima perfeitas para junto com o homem e a tecnologia resultar em vinhos superiores. Os rótulos estão à venda nas lojas da vinícola (virtual e física) e no varejo especializado em todo país. Para marcar este momento histórico, está disponível nos mesmos canais, o kit dos Lendários, formado pelos sete ícones, em uma caixa de madeira personalizada.

A coleção retrata muito bem a diversidade de terroirs, reunindo vinhos elaborados com uvas cultivadas em vinhedos próprios do Vale dos Vinhedos, da Campanha Meridional, da Campanha Central e do Vale do São Francisco. Uma excelente oportunidade para degustar o que o Brasil, muito mais que um país, um continente de solos e climas, pode oferecer.

São quatro varietais que ressaltam a expressão das variedades Merlot, Syrah, Cabernet Sauvignon e Tannat. Os outros três rótulos são cortes que exaltam a força da natureza, o valor do tempo e o saber do homem. O Lote 43, por exemplo, com Denominação de Origem Vale dos Vinhedos, é um assemblage clássico entre Merlot, a uva emblemática do Vale, e Cabernet Sauvignon.

Enólogo Adriano Miolo

Já o Quinta do Seival Castas Portuguesas é um bi-varietal das lusitanas Touriga Nacional e Tinta Roriz. E para completar, o conceitual Sesmarias, uma obra prima com doses de seis variedades: Cabernet Sauvignon, Merlot, Petit Verdot, Tannat, Tempranillo e Touriga Nacional.

Mas o lançamento dos Sete Lendários Safra 2018 não foi o único grande acontecimento de 2020 para a Miolo, que registrou mais uma safra histórica, anunciando a segunda série dos Lendários para 2022. “Com a qualidade das safras que estamos tendo, o consumidor pode ter certeza que durante cinco anos poderá degustar vinhos nobres de altíssimo nível”, garante o diretor superintendente da Miolo, enólogo Adriano Miolo.

Os Sete Lendários

A Miolo compartilha a Safra 2018 com o lançamento dos ‘Sete Lendários’ – The 2018´s Seven Legendaries of Miolo. São rótulos ícones das quatro regiões onde a marca está presente com vinhedos e unidades de produção: Miolo – Vale dos Vinhedos (RS), Terranova – Vale do São Francisco (BA), Fortaleza do Seival / Candiota – Campanha Meridional (RS) e Almadén / Santana do Livramento, Campanha Central (RS).

“Nos 30 anos da Miolo, podemos dizer que tivemos duas grandes safras, a de 2005 e a de 2018. Ambas foram semelhantes climatologicamente, porém muito diferentes do ponto de vista tecnológico. 2018 é, com certeza, a melhor safra da nossa história. Por isso, nós a chamamos de Lendária”, comemora o enólogo. Ele explica, ainda, que a Safra 2018 ficará na história da Miolo, pois a vinícola produzirá todos os seus grandes vinhos elaborados, exclusivamente, em safras excepcionais. “Uma safra de qualidade como esta vem para coroar todo o trabalho de dedicação e inovação que foi realizado ao longo dos anos em prol da melhoria da qualidade”, afirma Adriano Miolo.

The 2018´s Seven Legendaries of Miolo surgem justamente para mostrar ao Brasil e ao mundo o potencial do vinho tinto brasileiro. Afinal, são sete vinhos tintos nobres, onde a Miolo é especialista, colocando o Brasil no mapa dos grandes rótulos mundiais.

Lançamentos Safra 2018

  1. Miolo Merlot Terroir – Miolo / Vale dos Vinhedos – 26.230 garrafas
  2. Testardi Syrah – Terranova / Vale do São Francisco – 15.000 garrafas
  3. Quinta do Seival Cabernet Sauvignon – Seival / Campanha Meridional – 15.000 garrafas
  4. Miolo Lote 43 – Miolo / Vale dos Vinhedos – 84 mil garrafas
  5. Quinta do Seival Castas Portuguesas – Seival / Campanha Meridional – 18.000 garrafas
  6. Sesmarias – Miolo / Campanha Meridional – 6.930 garrafas
  7. Vinhas Velhas Tannat – Almadén / Campanha Central – 6.300 garrafas

Edição: Su Maestri

Foto: Divulgação Miolo

Compartilhe:

Compartilhe

Comentários

Comentários

Veja Também

Quem Escreve

Sueli Maestri

Sueli Maestri

Nathália Maestri

Nathália Maestri

Categorias

Somos um Blog Associado ao Wine Media Awards e ao Enoblogs.

Veja também

Em Alta