Novos tempos, novas possibilidades de encontros com amigos. Sim, isso já é possível e com toda a segurança. Com o distanciamento social provocado pela pandemia, as pessoas ficaram cada vez mais ligadas nas formas alternativas de entretenimento e acesso ao conhecimento. Focados nesta nova realidade, muitas importadoras, vinícolas e empresas de vários segmentos do universo do vinho vêm promovendo diversas lives para falar sobre o mercado de vinhos, produtos, dicas de harmonização e o mais importante: aproximar pessoas que possuem o gosto pela bebida de baco.
Na última quarta-feira (22/7), o casal Lara e Cyro Torres, promoverem uma exclusiva degustação virtual de rótulos dos dois mais emblemáticos e icônicos terroir franceses: Bordeaux e Borgonha, especialmente para jornalista de vinhos e influencers. Para juntar essa turma, a curadora da degustação Lara Torres , utilizou o aplicativo Zoom Cloud Meetings
Conceito: o mundo dos vinhos para elas
Lara, empresária e empreendedora nata é proprietária da Wine Consulting, uma empresa de consultoria em vinhos que atua para atender prioritariamente o público feminino, com orientações na compra de vinhos de acordo com o perfil e necessidade de cada cliente. Além disso, a empresa também promove cursos e workshops levando mais conhecimentos sobre o universo do vinho para as mulheres. Os cursos vão do introdutório ao avançado. A Wine Consulting também organiza em espaços, próprio e de parceiros, confrarias com projetos enogastronômicos para esse segmento.
Cyro Torres, diretor da Del Maipo, uma empresa com DNA candango, que está entre as 10 maiores importadoras do país, é o principal parceiro da Wine Consulting.
Degustação online: Uma viagem aos terroirs de Bordeaux e Borgonha
A degustação virtual contou com a presença de dez jornalistas especialistas em vinhos e gastronomia e influencers da cidade, para um debate sobre os vinhos de Bordeaux e Borgonha. Quem comandou a parte técnica da degustação virtual foi Cyro Torres e a curadoria e consultoria de Lara Torres, que enviou para seus convidados um press–kit contendo dois vinhos (rótulos de Bordeaux e Borgonha), águas premium e duas deliciosas criações da personal chef Patrícia Leal que preparou uma salada de arroz negro com lascas de gardhus mohua, cogumelos paris e tomatinhos sweet salteados, finalizada com amêndoas laminadas e uma Bruscheta de patê de fígado de pato com peras carameladas e saladinha de baby rúcula.
Vinhos Degustados: os icônicos terroirs de Bordeaux e Borgonha
1º vinho – Coteaux Bourguinons Rouge Goichot Frères, 2016
Elaborado na Borgonha, foi produzido em uma Denominação de Origem relativamente nova na França, a Coteaux Bourguignons, criada em 2011. Esse vinho é um corte de Pinot Noir com outra uva tinta da Borgonha, e que é a estrela dessa Denominação, a Gamay, que ao lado da Pinot ganha muita elegância. Estrutura e acidez na medida que gerou um vinho equilibrado e bem sedutor.
Sobre o Produtor: A Goichot Frères é uma vinícola familiar fundada em 1947, perto de Meursault, que está em franca expansão. Em 2000 deu um grande passo construindo novas instalações perto de Beaune. Investimento em alta tecnologia permitiu à empresa otimizar as condições de trabalho e se tornar completamente independente para as operações de engarrafamento e rotulagem.
A família Goichot também possui vinhedos em Les Dressolles, branco da Borgonha, produzido com uvas de Meursault, e o Chateau de la Guiche de Montagny, na Côte Chalonnaise.
2º vinho – Tinto Ronan By Clinet Bordeaux AOC 2014
Ronan by Clinet, de Merlot 100%, produzido pelo célebre Grand Cru Château Clinet, é um Bordeaux que exprime perfeitamente o terroir da margem Direita de Bordeaux, provenientes das vinhas de Saint-Émilion, Côtes de Castillon e Côtes de Bourg.
Vinho com deliciosa suculência e bastante sedoso, aromas deliciosos de frutas silvestres e um acabamento impecável. O vinho ainda jovem, 2014, tem um toque de tanino bem marcante, porém, eu o coloquei em um decanter por cerca de uma hora antes da degustação e o vinho evoluiu super bem.
Encontramos aromas de cedro, chocolate, especiarias secas, fruta madura. Sabor instigante, com taninos jovens que pedem mais 5-7 anos de adega, mas que está pronto para ser degustado agora.
Sobre o produtor: Desde 2009 o Ronan by Clinet foi elaborado dentro do Château Clinet, no Pomerol, até a safra 2014, esta que degustamos foi a última. A partir de então todos os vinhos estão sendo produzidos na moderna e charmosa vinícola do Ronan by Clinet. A equipe é a mesma, as barricas as mesmas, mas em sede própria. “Feito inteiramente de Merlot, o 2014 Ronan by Clinet é realmente muito elegante, da mesma equipe de vinificação que produz o célebre grand vin de Château Clinet, uma das melhores propriedades de Pomerol, e tem um preço muito acessível, coisa rara nos vinhos da margem direita.
Wine Flex: Cursos de vinhos em plataforma digital
Durante a degustação, Lara Torres comunicou uma ótima notícia. Um novo projeto está sendo desenvolvido em parceria com Juliana Remigio proprietária da i10 Comunicação. Trata-se da Wine Flex que tem como premissa levar cursos de vinhos online para todas as capitais do país onde os alunos receberão um e-book digital e o box com vinhos que serão degustados ao longo do curso, diretamente em sua casa. A Wine Flex fechou parceria com o ifood e Lara nos informou que, posteriormente será lançado um Clube de Vinhos para que os alunos possam adquirir e garantir preços diferenciados na compra dos vinhos.
Os vinhos da Wine Consulting são todos do portfólio da Del Maipo. Pedidos podem ser realizados pelo telefone (61) 99935-8166 sem taxa de entrega. Confira os rótulos no www.wineconsulting.com.br.
Edição: Su Maestri