O Brasil dobrou a presença no Guia 5StarWines – The Book 2021. De duas amostras no ano passado saltou para quatro este ano com rótulos que pontuara 90 e 91 pontos, mostrando a qualidade e diversidade brasileira de vinhos e espumantes. Realizado de 10 a 13 de junho em Verona, na Itália, o guia tem publicação anual e é organizado pela Vinitaly, maior feira de vinhos italianos do mundo.
O guia é uma importante ferramenta para a promoção e comercialização dos produtos. Sua distribuição é realizada entre compradores internacionais e amantes do vinho de todo o mundo. Em razão da pandemia global, o evento foi redesenhado para cumprir as normas de saúde e segurança no enfrentamento a Covid-19. As amostras de vinhos foram enviadas aos jurados que realizaram as provas às cegas através de videoconferência, constituindo-se num evento digital.
Vinhos Premiados
Zanotto Sauvignon Blanc – Vinícola Campestre (91 pontos)
Garibaldi Espumante Moscatel – Cooperativa Vinícola Garibaldi (91 pontos)
Garibaldi Espumante Prosecco Brut Rosé (90 pontos)
Aurora Reserva Chardonnay 2018 – Vinícola Aurora (90 pontos)
Já em um dos eventos mais antigos de competição internacional de vinhos, o Brasil se destacou mais uma vez. Na 44ª edição do Concurso Challenge Du Vin, realizado na França, 15 rótulos brasileiros foram premiados sendo oito Medalhas de Ouro, seis de Prata e uma de Bronze.
O concurso reuniu 3.538 amostras de 33 países, que foram avaliadas em duas etapas devido a pandemia, evitando, assim, aglomeração. A degustação dos vinhos brancos, rosés e espumantes ocorreu nos dias 20 e 21 de junho na cidade de Bourg, e a avaliação dos vinhos tintos no dia 18 de julho na cidade de Bordeaux.
Com essa nova divisão, foi possível garantir a segurança de todas as pessoas presentes, respeitando os critérios de distanciamento, com uso de máscara obrigatório para qualquer visita, assim como protocolos especiais durante as sessões de degustações.
Medalha de Ouro
Aurora Pequenas Partilhas Cabernet Franc 2017 – Cooperativa Vinícola Aurora
Casa Valduga Gran Leopoldina Chardonnay 2018- Casa Valduga Vinhos Finos
Casa Valduga Gran Villa Lobos Cabernet Sauvignon 2015 – Casa Valduga Vinhos Finos
Garibaldi Espumante VG Extra Brut – Cooperativa Vinícola Garibaldi
Miolo Reserva Tempranillo 2018 – Miolo Wine Group
Panizzon Moscato Giallo 2017 – Sociedade de Bebidas Panizzon
Zanotto Chardonnay 2019 – Vinícola Campestre
Zanotto Sauvignon Blanc 2019 – Vinícola Campestre
Medalha de Prata
Aurora Espumante Brut – Cooperativa Vinícola Aurora
Aurora Reserva Chardonnay 2019 – Cooperativa Vinícola Aurora
Garibaldi Espumante Pinot Noir – Cooperativa Vinícola Garibaldi
Garibaldi Espumante Prosecco Rosé – Cooperativa Vinícola Garibaldi
Ponto Nero Espumante Cult Brut – Domno do Brasil
Zanotto Gewurztraminer 2019 – Vinícola Campestre
Medalha de Bronze
Gazzaro Espumante Moscatel – Vinícola Gazzaro
Os espumantes brasileiros também seguem arrematando prêmios internacionais. Desta vez, foi no 20° Muscats du Monde, realizado nos dias 22 a 23 de julho em Frontignan-la-Peyrade, na região de Languedoc Roussillon, na França. O concurso avalia somente espumantes moscatéis. Em razão da pandemia global, o evento teve uma leve redução no número de amostras e países, o que não impediu sua realização. As 158 amostras de 16 países foram degustadas por um júri internacional de 55 especialistas. Depois de dois dias de degustações, foram concedidas 52 medalhas, ou seja, 33% dos vinhos inscritos.
Medalha de Prata
Aurora Espumante Moscatel Rosé – Cooperativa Vinícola Aurora
Amaze Muscats Sparkling Wine – Cooperativa Vinícola Garibaldi